sexta-feira, março 24, 2006

Viola cantadera

Marcelo Tupinambá (A Cena Muda, de 22/Outubro/1946)

Viola cantadera (canção sertaneja, 1917) - Da opereta sertaneja Scenas da Roça, original de Arlindo Leal e música de Marcelo Tupinambá

Disco selo: Odeon R / Título da música: Viola cantadêra / Marcello Tupynambá (Compositor) / Grupo "O Passos no Choro" (Intérprete) / Flauta, Cavaquinho e Violão (Acomp.) / Nº do Álbum: 121516 / Nº da Matriz: 145-b / Lançamento: 1919 / Gênero musical: Tanguinho / Coleção de Origem: IMS



Interpretação de Ely Camargo em 1964:

LP Canções De Minha Terra - Vol. 3 / Título da música: Viola Cantadeira / Marcelo Tupinambá (Compositor) / Ely Camargo (Intérprete) / Paulo Barreiros (Violão) (Acomp.) / Gravadora: Chantecler / Álbum: CMG 2256 / Ano: 1964 / Tracklist: A7 / Gênero musical: Canção



Temperada minha viola / Vou rasgando logo a toada... / E a minh'arma' se aconsola / Já não véve amargurada... / Minha viola é cantadera, / Vae chorando a minha dô... / E pôr ser bôa companhera / Nunca nunca me deixou / Ai!...

C'om a viola, no sertão, / Quando a noite é de luá... / Vou abrindo o coração, / Nunca deixo de cantá

Quando alembro, com sôdade, / Da muié que me enganô... / Eu renego a mocidade / Que não vorta e já passô!... / Quando eu canto, quando eu chóro, / A viola vae gemendo / E na serra adonde móro, / Minha vois se vae perdendo... / Ai!...

E sosinho, no sertão, / Quando a noite é de luá... / Vou abrindo o coração, / Aliviando o meu pená...

Quando eu canto, no terrêro, / Minha vois correndo, avôa... / Corre as matta, corre os sêrro / E bem longe ela resôa... / Quando eu canto, com tristura, / Minha viola, num gemido, / C'o meu canto se amistura. / Mais me deixa intrestecido!.. / Ai!...

C'om a viola, no sertão / Quando a noite é de luá... / Vou abrindo o coração, / Aliviando o meu pená / Aliviando o meu pená...


Fontes: Instituto Moreira Salles; Instituto Memória Musical Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário