quinta-feira, dezembro 13, 2007

Sergio Endrigo


Sergio Endrigo, cantor e compositor italiano responsável por hits de grande sucesso como Io che amo solo te, tendo sido gravado por intépretes do mundo inteiro. O músico ganhou popularidade nos anos 60 na América Latina por ter suas composições gravadas por Roberto Carlos, como Canzone per te, que venceu o Festival de San Remo, em 1968.

Endrigo nasceu no dia 15 de junho de 1933 na cidade de Pola, uma vila croata que fazia parte da Itália. Filho de um cantor de ópera de algum destaque, ele perdeu o pai muito cedo, sua mãe trabalhava numa fábrica de cadeados. Sua cidade, em 1947, passou a ser considerada território iugoslavo e Endrigo refugiou-se com a família em Brindisi. Expulso da escola por mau comportamento, tornou-se um errante: foi lanterninha de cinema, office-boy, agente do censo, mascate, carregador de malas em hotel.

Em 1954, participou de um concurso de calouros no Teatro Malibran e foi contratado como cantor lírico no Lido, em Veneza. A partir daí, consolidou seu estilo romântico. Participou do Festival de San Remo em 1966 com a canção Adesso sí e em 1967 com Dove credi di andare. Mas, somente em 1968 venceu o Festival de San Remo com Canzone per te, uma composição sua e de Sergio Bardotti que teve Roberto Carlos como intérprete.

Foi uma espécie de pioneiro ao aproximar a música italiana da brasileira. Nos anos 70, ele fez parcerias com nomes da MPB. Era verdadeiramente apaixonado pelo Rio de Janeiro onde, além de se maravilhar com as belezas naturais, conheceu a alma da cidade, tendo como companheiros Vinícius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque. O amor de Endrigo pelo Rio era tão transparente que Toquinho e Vinícius fizeram para ele o Samba pra Endrigo. Além de Roberto Carlos, Endrigo gravou com Chico Buarque A Rosa.

Na década de 70, compôs, em parceria com Vinícius de Moraes, canções para crianças, como La Casa e El Pappagallo” e em 1979, lançou um disco em português com músicas de Chico Buarque, Toquinho e Vinícius. Faleceu aos 72 anos, em 8 de setembro de 2005.

Caçulinha


Caçulinha (Rubens Antônio da Silva), multiinstrumentista e compositor, nasceu em São Paulo, em 15 de março de 1940. Filho do violeiro Mariano e sobrinho do também violeiro Caçula com quem o pai formou uma das primeiras duplas caipiras a gravar discos. Ganhou o apelido de Caçulinha como homenagem do pai ao irmão Caçula. Iniciou a carreira artística em 1948, com apenas oito anos de idade apresentando-se no programa "Clube do Papai Noel", na Rádio Tupi de São Paulo tocando, segundo suas palavras, "uma sanfoninha".

Na década de 1950 formou com o pai a dupla Mariano e Caçulinha. Como acordeonista, tocou e gravou com inúmeras duplas como Tonico e Tinoco , Pedro Bento e Zé da Estrada, e Moreno e Moreninho, entre outros. Tocou em uma série de músicas consideradas clássicas da música sertaneja.

Estreou em disco solo em 1959, pela Todamérica quando gravou ao acordeom a polca Corochere, de sua autoria e Francisco dos Santos, e a guarânia Triste juriti, de Mário Vieira e Armando Castro. No mesmo ano, gravou o choro Pelé, parceria sua com Amasílio Pasquin, e a valsa Noiva do sargento, de autor desconhecido com arranjos seus.

Em 1960, gravou pelo selo Califórnia o tango Noite cheia de estrelas, clássico de Cândido das Neves, e o fox Se um dia o mundo parasse, de Mário Albanese e Ricardo Macedo. Em 1961, pelo selo Caboclo, lançou o arrasta-pé Arrasta-pé na Tuia, de sua autoria e Lourival dos Santos, e o Chorinho do Biluca, de sua autoria.

Em 1962, gravou com seu conjunto pela Chantecler a valsa Primeiro amor, de Patápio Silva, e o choro Sabido, de Luiz Gonzaga. No ano seguinte, gravou com sua bandinha pela Sertanejo o rasqueado Sentimento paraguaio, de Santana, e o maxixe Chora negrinha, com adaptação sua.

Participou como contratado exclusivo do programa "O fino da bossa" comandado por Elis Regina e Jair Rodrigues na TV Record a partir de 1965. Ainda na década de 1960, acompanhou com seu regional as gravações de discos de inúmeros artistas, entre os quais, Ciro Monteiro, Miltinho, Dóris Monteiro, Elizeth Cardoso, Roberto Silva, e Roberto Carlos, entre outros.

Na mesma época, acompanhou Elizeth Cardoso, Caetano Veloso e Elis Regina, entre outros artistas em especiais musicais da TV Record. Ainda na televisão, atuou nos programas "Esta noite se improvisa" e "Bossaudade", da TV Record. Tocou piano e teclado em boates paulistas.

Na década de 1970, contratado pela gravadora Copacabana, lançou vários LPs, entre os quais, Caçulinha aponta o sucesso, de 1970 e Caçulinha na onda do sucesso, de 1972. Na década de 1980, passou a se apresentar esporadicamente à frente de seu regional e a fazer shows com o apresentador Fausto Silva nos quais tocava acordeom e o apresentador contava piadas. Ainda na década de 1980, atuou com Fausto Silva no programa "Perdidos na noite" apresentado na TV Bandeirantes.

Em 1989, particpou de show de Nelson Gonçalves e Raphael Rabello tocando acordeom na música Três lágrimas, de Ary Barroso. Nesse ano, passou a atuar no "Programa do Faustão", na TV Globo. Em 2002, foi lançado o disco Nelson Gonçalves e Raphael Rabello no qual teve participação especial na faixa Três lágrimas, de Ary Barroso.

Em 2004, participou ao lado de nomes como Dominguinhos, Renato Borghetti, Dino Rocha, e Toninho Ferragutti no SESC Pompéia, em São Paulo do o show de lançamento dos dois CDs do projeto "O Brasil da Sanfona", gravados ao vivo no mês de março do mesmo ano.

Em 2005, por sugestão de João Gilberto, que lhe perguntou por que não lançar um disco com músicas da bossa nova ao acordeom, gravou o CD Caçulinha na bossa nova, com produção de Ricardo Leão. O disco contou com as participações especiais de Roberto Menescal, João Donato, Rildo Hora, Paulinho Braga, Paulinho Trompete, Lula Galvão, João Lyra, Marcelo Martins, Bocato, Zé Canuto, Marcos Valle e Ricardo Leão. Desse disco fazem parte clássicos da bossa nova como O barquinho, e Garota de Ipanema, além de composições menos celebradas do universo da bossa nova.

Após a gravação desse disco, gravou um outro, em parceria com o humorista Pedro Bismarque, conhecido pelo personagem Nerso da Capitinga, dedicado ao repertório junino intitulado Caçulinha no Arraiá, no qual toca sanfona enquanto o ator Pedro Bismarque faz a narração da quadrilha.

Ao longo de sua vasta carreira já gravou um total de 31discos, sendo cerca de 25 LPs, numa trajetória única na música popular que passa do sertanejo à bossa nova.

Fontes: Caçulinha - Wikipédia; Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.