domingo, dezembro 19, 2010

César Costa Filho


César Costa Filho, compositor e cantor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 9/5/1944. Nascido no bairro de Vila Isabel, desde criança interessou-se por música popular brasileira.

Começou a compor em 1966,com Ronaldo Monteiro de Sousa, apresentando suas composições iniciais no programa A Grande Chance, da TV Tupi, do Rio de Janeiro.

Em 1968, quando fazia o curso de Letras na Faculdade Gama Filho, do Rio de Janeiro, inscreveu-se no I Festival Universitário, classificando-se em terceiro lugar com a música Meu tamborim (com Ronaldo Monteiro de Sousa) e defendida por Beth Carvalho.

No ano seguinte, concorreu com duas músicas no II Festival Universitário, ambas compostas em parceria com Aldir Blanc: Mirante, interpretada por Maria Creuza, que obteve o terceiro lugar, e De esquina em esquina, que alcançou o quinto lugar, na interpretação de Clara Nunes.

No IV FIC, da TV Globo, Rio de Janeiro, realizado em 1969, alcançou o terceiro lugar com Visão geral (com Rui Maurity e Ronaldo Monteiro de Sousa), e, em 1970, participou do V FIC, classificando Diva (com Aldir Blanc).

Em 1972 lançou pela RCA um compacto, com um samba e um baião feitos com Walter Queirós, Dose pra leão e Vermelho como um camarão. Em 1974, gravou pela mesma marca o LP E os sambas viverão, no qual se destaca Anastácio — samba-enredo para um sambista morto (com Walter Queirós).

Playlist


Obra

De esquina em esquina (c/Aldir Blanc), samba, 1969; Diva (c/Aldir Blanc), 1970; Dose pra leão (c/Walter Queirós), 1972; Meu tamborim (c/Ronaldo Monteiro de Sousa), samba, 1968; Mirante (c/Aldir Blanc), 1969; Sem compromisso (c/Ronaldo Monteiro de Sousa), samba, 1969; Visão geral (c/Rui Maurity e Ronaldo Monteiro de Sousa), 1969.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário