domingo, dezembro 19, 2010

Héctor Costita

Héctor Besignani - 1981
Héctor Costita (Héctor Besignani), instrumentista (saxofonista) e compositor, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 27/10/1934.

Iniciou estudos de música na cidade natal. Em 1954 atuou como saxofonista na orquestra de Lalo Schifrin, na capital argentina. Já no Brasil, de 1957 a 1962 tocou com a orquestra de Simonetti.

Fez sua primeira gravação em 1961, pela RGE, e no ano seguinte, pela mesma gravadora, lançou o disco O fabuloso Héctor, em que atuava como saxofonista.

Em 1962 gravou na Fermata o disco instrumental Impacto. Nesse mesmo ano, a Fermata lançou sua primeira composição, Gabriela, gravada por ele mesmo.

Durante dois anos, de 1962 a 1964, participou como saxofonista do grupo de Sérgio Mendes, o Conjunto Bossa Rio, gravando em 1964 um LP na Philips, ao lado de Sérgio Mendes (piano), Raulzinho e Edmundo Maciel (trombone), Tião Neto (contrabaixo) e Edison Machado (bateria). Ainda em 1964 estudou no Conservatório Musical de Paris, França, e depois integrou a orquestra de Carlos Piper. 

Acompanhou shows de diversos cantores, entre os quais Elis Regina, Wilson Simonal e Elizeth Cardoso. Além de em seu próprio conjunto, apresentou-se com o Zimbo Trio (flauta), com Hermeto Pascoal (flauta e sax) e com Nelson Ayres (flauta e sax). 

Também toca clarineta. Atualmente é professor de música na escola Clam, dirigida pelos elementos do Zimbo Trio. Compôs ainda Impacto e Tanganica, entre outras. Diretor de empresa de produções artísticas, continua ativo em shows diários em hotéis de São Paulo, realizando ocasionais gravações. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário