domingo, novembro 07, 2010

A louca chegou

Emilinhs Borba
A louca chegou (batucada, 1953) - Henrique de Almeida, Adoniran Barbosa e Rômulo Paes

Em 1953, Ruy Rey gravou com sua orquestra a marcha A lua se escondeu, de Alcebíades Nogueira e Norival Reis e também no mesmo ano, gravou com Emilinha Borba a batucada A louca chegou, de Rômulo Paes, Henrique de Almeida e Adoniran Barbosa.

Título da música: A louca chegou / Gênero musical: Batucada / Intérpretes: Emilinha Borba -  Ruy Rey / Compositores: Barbosa, Adoniran - Almeida, Henrique de - Paes, Romulo / Acompanhamento: Orquestra / Gravadora: Continental / Número do Álbum: 16992 / Data de Gravação: 1952-1953 / Data de Lançamento: 01/1953 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:


A louca chegou o ô, a louca chegou
Desesperada, procurando seu amor
A louca chegou o ô, a louca chegou
Desesperada, procurando seu amor

Deus me livre eu quero paz
Vou tratar de dar no pé (na Glória)
Não aturo ela mais
Quem conhece essa mulher
É que sabe o que ela é

Maestro, atenda o pedido

Maestro, atenda o pedido (samba, 1945) - Rômulo Paes e Valdomiro Lobo

Título da música:  Maestro, atenda o pedido  /  Gênero musical:  Samba / Intérprete: Roberto, Wilson / Compositores:  Paes, Romulo - Lobo, Valdomiro  /  Acompanhamento:  Orquestra  /  Peruzzi  / Gravadora Continental  / Número do Álbum:  15562  /  Data de Gravação:  09/11/1945  / Data de Lançamento: 12/1945  /  Lado:  lado B  /  Rotações:  Disco 78 rpm:


Maestro, você sabe muito tango
Tocando valsa lenta pra dançar
Aquela dama chegou
Pediu um tango, você tocou
Eu pedi um samba
Você me negou...

Maestro, atenda o pedido agora
Toca um samba, senão eu vou me embora
Maestro, atenda o pedido agora
Toca um samba, senão eu vou me embora

Ao som da valsa lenta
Minha vovó dançou
Mas na hora do tango
O salão esvaziou...

Maestro
Presta agora atenção
Veja como está
Animado o salão...

Rômulo Paes

Rômulo Paes - 1953
Rômulo Paes (Rômulo Coimbra Tavares Paes), compositor e cantor, nasceu na cidade de Paraguaçu, MG, em 27/7/1918. Filho de Waldemar Tavares, professor de Filosofia da Música no Conservatório Mineiro de Música, e primo de Ary Barroso. Casou-se e teve dois filhos. Foi, também, jornalista e vereador em Belo Horizonte.

Em 1935, iniciou carreira de cantor de rádio acompanhando-se ao chapéu de palha, mas não chegou a gravar discos. Mais tarde, foi diretor artístico da Rádio Guarani e comandou a Rádio Mineira.

Nos 20 anos que trabalhou em radiofonia lançou nomes, entre eles, Dalva de Oliveira. Sua primeira composição foi gravada pelos Anjos do Inferno. Em 1945, compôs com Valdomiro Lobo o samba Maestro, atenda o pedido gravado por Wilson Roberto na Continental. Em 1949, teve a toada Triste adeus gravada por Valdomiro Lobo na Star.

Em 1952, fez com Carvalhinho e Bentinho a música Com esse calor e com Bentinho a moda Meu batizado gravadas pela dupla Xerém e Bentinho, com Felisberto Martins, fez a toada Chiquinho e Antônia, registrada pela dupla Caxangá e Sanica, todas na Odeon, com Henrique de Almeida, fez o Baião de Diamantina, gravado por Stellinha Egg na RCA Victor e, com Haroldo Lobo, o baião Canção as noivas, levado ao disco por Marlene na Continental. 

No ano seguinte, Violeta Cavalcanti gravou o baião Minha morena, parceria com Henrique de Almeida e Braga Filho e a dupla Neide e Nanci regravou o Baião de Diamantina. Nesse ano, Stelinha Egg gravou o baião Benzinho dos outros, com Henrique de Almeida e Emilinha Borba e Ruy Rey lançaram a batucada A louca chegou, com Henrique de Almeida e Adoniran Barbosa.

Em 1954, três de suas composições foram gravadas por Zaíra Rodrigues, os baiões Compadre José e Baião do Bombardino, com Jair Silva e o samba Madalena, com Pedro Silva. Um ano depois, a dupla Neide e Naci gravou o fox Minha furraca, com José Guimarães, Zaíra Rodrigues, o baião Um matuto em Santa Rosa, com Vicente Lima e Joel de Almeida a marcha Camisolão, parceria dos dois. 

Em 1956, teve a toada Açucena cheirosa, com Celso Garcia gravada por Luiz Gonzaga, o fox Flor do céu, com Henrique de Almeida, registrada por Carlos Galhardo e o recortado Sabiá conquistadô, com Curió e Jadir Ambrósio gravado pela dupla Curió e Canarinho, as três na RCA Victor. Ainda nesse ano, Dircinha Batista gravou as marchas Galinha carijó, com Ivo Jorge e Minha Belo Horizonte, com Eli Murilo.

Em 1957, Linda Batista gravou na RCA Victor o samba Até que enfim e Blecaute na Copacabana a marcha Lavadeira, com Henrique de Almeida e o próprio Blecaute. Também nesse ano, Gilberto Alves gravou a marcha Já comi, já bebi, com Mirabeau e Sebastião Gomes. No ano seguinte, o samba Mulata imperial foi gravado por Gilberto Santana.

Obra

A batatinha (c/ Gentil de Castro), A louca chegou (c/ Henrique de Almeida e Adoniran Barbosa), A menina e a rosa, A Minissaia (c/ J. Pio e W. Alves), A mulher danada (c/ Romeu Gentil e Paquito), A rua da Bahia (c/ Orlando Sales),  A vida é esta,A volta do careca, Açucena cheirosa (c/ Celso Garcia), Ai Mariazinha, Aí, tá certo (c/ Aníbal Fernandes e Henrique), Ai... Pingo d'água (c/ Antônio Lopes), Ai... Tô Tinindo (c/ Moreira da Silva), Aquele adeus (c/ Roberto de Andrade), Aquele beijo (c/ J. Pio), Aquele tipo (c/ R. Andrade e J. Garcia), As gabis (c/ T. Neto e Jackson Campos), Asilada, Até que em fim, Baião de Bombardino (c/ Jair Silva), Baião de Diamantina (c/ Henrique de Almeida), Barquinho (c/ A. Tibúrcio), Bate, bate (c/ José Guimarães), Bebo sem parar (c/ Roy e Nelson Timbao), Belo Horizonte, Benzinho dos outros, Boa noite, amor,  Bom, bom é mulher (c/ Aníbal Fernandes), Borogodó (c/ M. P. dos Santos), Botei a boca no mundo (c/ José Guimarães e Jackson Campos), Brigitte Bardot (c/ Osmar Zan e E. ), Cabeça de bagre (c/ Aníbal Fernandes e O. L. ), Camisolão (c/ J. Sandoval e A. Barbosa), Canção da mocidade (c/ G. Batista), Canção das noivas (c/ Haroldo Lobo), Cangerê Capital das alterosas, Cara-de-pau (c/ Henrique Roy), Carnaval de antigamente (c/ Henrique de Almeida e Haroldo Lobo), Casco verde, casco escuro (c/ Henrique de Almeida), Chiquinho e Antônia (c/ Felisberto Martins),  Chorar, pra quê? (c/ Aníbal Fernandes e P. Sarm), Cinco Salomão (c/ Celso Garcia), Com esse calor (c/ Carvalhinho e Bentinho), Compadre José (c/ Jair Silva), Coração não tem cor (c/ Aníbal Fernandes), Cravo e canela (c/ Henrique de Almeida e Nelson Figueiredo), Curral del Rey (Menina-moça), Dá o fora Madalena (c/ J. Honorato), Desponta o sol (c/ José Guimarães), Deu zebra no Mineirão (c/ José Guimarães),  Deusa do amor (c/ G. Horta), Dissimuladamente, É fogo na pitanga (c/ Waldemar Salomão), É para prestar atenção,  Ei, João (c/ José Roy), Elvira, Estou pegando fogo (c/ G. Batista), Eu era pobre (c/ Jadir Ambrósio), Eu me lembro de você, Eu quero ganhar dinheiro, Exaltação a JK, Flor da noite (c/ Armando Cavalcante), Flor do céu, Flor zinda, Galinha carijó (c/ Ivo Jorge), Galôôô (c/ Jackson Campos), Gatinha angorá (c/ Vera Marlene), História de beijo, História de tico-tico,  Homem que é homem não chora (c/ Gentil de Castro), Inheco-inheco, Já comi, já bebi (c/ Mirabeau e Sebastião Gomes), Lavadeira, Limoeiro do sereno, Madalena (c/ Pedro Silva), Maestro atenda o pedido (c/ Valdomiro Lobo), Maestro Fon Fon (c/ Waldir Santos), Marcha das flores (c/ Henrique de Almeida e Haroldo Lobo), Marcha do carcará (c/ Roberto de Andrade), Marcha do telefone (c/ Raguinho e Gilberto José), Margarida é uma grande mulher, Maria do Céu (c/ Henrique de Almeida), Maria e José, Maria Teresa (c/ Moreira da Silva), Maria Walesca, Matriz e filial (c/ Aníbal Fernandes), Mentiu (c/ Gentil de Castro e Alfredo Godinho), Mestre Júlia, Meu batizado (c/ Bentinho), Meu coelhinho (c/ Osmar Zan e Rubi), Meu consolo (c/ Henrique de Almeida e J. H. ), Meu martírio (c/ Henrique de Almeida e Nilo Silva), Mineiro bom, Minha Belo Horizonte (c/ Ely Murilo), Minha furreca, Minha morena (c/ Henrique de Almeida e Braga Filho), Minha zabelê, Monumento, Mulata imperial, My friend (c/ Moreira da Silva), Na casa de Lau, Não falem dos cabeludos (Tonhão), Não some não (c/ José Guimarães), Não vou dormir (c/ Jackson Campos), Neste Natal, O coriango, O dedo do gigante, O destino do boi, O gato da vizinha (c/ Henrique de Almeida), O sacador (c/ Roberto Andrade e Afonso Lima), O tempo dirá, Pampulha, Papagaio louro (c/ Wilson Roberto), Pé de lírio, Peixe vivo (c/ Henrique de Almeida), Pelo amor de Deus (c/ Henrique de Almeida e Manezinho Araújo), Pingo d'água rolou, Por onde Deus passa (c/ Rubens Silva), Por onde Deus passou, Pra que beber, Quem amanheceu cantando, Resignado, Rio frio, Rio quente, Roça grande (c/ Henrique de Almeida), Romaria a Santo Antônio (c/ Henrique de Almeida), Rosário de glória, Sabiá conquistado, Sabiá engaiolado (c/ Gervásio Horta), Saci-pererê (c/ G. Horta),
Sacrilégio de amor, Saia e blusa (c/ Aníbal Fernandes), Sebastiana da Silva (c/ Léo Vilar), Serei só tua, Tá bom, tá? (c/ Haroldo Lobo e Milton de Oliveira), Tá moiado (c/ A. Barbosa e Delé), Tancredo chegou, Tim-tim, Oxalá (c/ Henrique de Almeida), Tô com o diabo no corpo (c/ W. Martins), Triste só, Tutu à mineira (c/ Léo Vilar), Um homem apaixonado, Um matuto em Santaresa, Umas e outras (c/ Roberto Andrade), Zé Fumaça.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira; Bibliografia Crítica: AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982; CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965; MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999; SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999; VASCONCELLO, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira - volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Ladeira do amor

Trio Nagô
Ladeira do amor (corrido, 1954) - Amado Régis e Graça Batista  

O conjunto vocal e instrumental Trio Nagô foi formado em Fortaleza CE em 1950 por Evaldo Gouveia, Mário Alves (Fortaleza 1914—), e Epaminondas de Sousa (Fortaleza 1928—). Com repertório folclórico e temas nordestinos, cantavam na Rádio Clube do Ceará, fazendo programas também em rádios de Natal RN, Crato CE, Campina Grande PB e Recife PE. R

eceberam convite para participar dos festejos de aniversário da TV Tupi, de São Paulo SP, representando o Ceará. De volta ao Ceará, o trio passou pelo Rio de Janeiro, onde cantou no programa de César de Alencar, com grande êxito, onde se estabeleceram, sendo contratados pela Rádio Jornal do Brasil e pela gravadora Sinter.

Título da música: Ladeira do amor / Gênero musical: Corrido / Intérprete: Trio Nagô / Compositores: Regis, Amado - Batista, Graça / Gravadora Sinter / Número do Álbum: 276 / Data de Gravação: 1953-1954 / Data de Lançamento: 00/1954 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:


Ai, ai, ai / Meu colinho corredô
Não há bicho que me pegue / Na ladeira do amor...

Na ladeira do amor / E bom a gente assubí
Já ontem eu vim de lá / Hoje ainda quero ir...

Já vô, meu bem, já vô / Pois a sodade me apegô
Prepare o anulá / Que o seu amor já vai chegá

Cantora de samba

Linda Rodrigues
Cantora de samba (samba, 1945) - Amado Régis

Linda Rodrigues (Sofia Gervazone), compositora e intérprete, nasceu provavelmente no estado do Rio de Janeiro em 11 de agosto de 1919, e faleceu em novembro de 1997. Foi uma das cantoras que mais celebraram a dor-de-cotovelo.

Título da música: Cantora de samba / Gênero musical: Samba / Intérprete: Rodrigues, Linda / Compositor: Regis, Amado / Gravadora Continental / Número do Álbum: 15423 / Data de Gravação: 00/1945 / Data de Lançamento :00/1945 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:


Não posso acreditar que a já muamba (*)
Que passa quando eu abandono o samba
Se entre ele e o amor para viver
Eu tivesse que escolher
Ao samba daria meu voto com todo prazer! (bis)

Quando eu era pequenina
Meu brinquedo era um pandeiro
Cantar samba estava escrito
E a minha sina teve rota
E um coração bem batuqueiro

Com essa vontade forte
Fui crescendo, fui crescendo
Hoje creio ser feliz
Com minha sorte eu canto sambas
Tenho um amor e vou vivendo...

Remexe, remexe

Heleninha Costa
Remexe, remexe (samba, 1945) - Amado Régis e J. B. de Carvalho

Heleninha Costa (Helena Costa) nascida no Rio de Janeiro/RJ em 18/1/1924, transferiu-se, ainda menina, com a família para Santos/SP, iniciando carreira na Rádio Clube local em 1938. Depois, foi para São Paulo SP, atuando nas rádios São Paulo, Record e Bandeirantes. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, em 1943, passou a cantar na Rádio Clube do Brasil, hoje Mundial. Foi crooner e bailarina do Cassino da Urca quando, por volta de 1943, gravou na Columbia Exaltação à Bahia (Chianca de Garcia e Vicente Paiva) que a lançou como cantora de sucesso.

Título da música: Remexe remexe / Gênero musical:  Samba   /  Intérprete:  Heleninha Costa / Compositores: Regis, Amado  -  Carvalho, J. B. de  /  Gravadora Continental  /  Número do Álbum:  15409  /  Data de Gravação:  00/1945  /  Data de Lançamento:  00/1945  /  Lado:  lado A /  Rotações: Disco 78 rpm:


Remexe, remexe, remexe / As cadeiras, ôba!
As cadeiras, ôba! / baiana!
Remexe, remexe, remexe / As cadeiras, ôba!
As cadeiras, ôba! / baiana!

A baianinha de fé, ôba, ôba
Tem a cadência no pé, ôba, ôba
A baianinha de São Salvador
Só requebra pra Ioiô, ôba!

Remexe, remexe, remexe / As cadeiras, ôba!
As cadeiras, ôba! / baiana!
Remexe, remexe, remexe / As cadeiras, ôba!
As cadeiras, ôba! / baiana!

A baianinha de fé, ôba, ôba
Tem a cadência no pé, ôba, ôba
A baianinha de São Salvador
Só requebra pra Ioiô, ôba!

Falta de respeito

A atriz e cantora Marion
Falta de respeito (1945 ) - Rodrigues Torres e Amado Régis

A atriz e cantora Marion (Penha Marion Pereira) nasceu em São Paulo, SP no dia 8 de setembro de 1924. Aos oito anos participou do programa infantil da cantora Sônia Carvalho, na Rádio Educadora Paulista, e três anos depois cantou pela primeira vez em um auditório, atuando e cantando, mais tarde, em diversos filmes. Em 1945 gravou, com os Milionários do Ritmo, o samba "Falta da Respeito" de autoria de Amado Régis e Rodrigues Torres.

Título da música: Falta de respeito / Gênero musical: Samba / Intérpretes: Marion e os Milionários do Ritmo / Compositores: Regis, Amado - Torres, Rodrigues / Gravadora Continental / Número do Álbum: 15402 / Data de Gravação: 00/1945 / Data de Lançamento: 00/1945 / Lado: lado A / Rotações: Disco 78 rpm:


É a segunda vez que eu te pego
Em conversas amorosas
Com a empregada no jardim
Veja, quanta falta de respeito
Eu sou a dona da casa
Isso tem que ter um fim...

Há tempos que eu bem desconfiava
Que a nossa cozinheira
Já fazia muita cera
Mas, agora eu sei
Qual é a razão
Excesso de confiança
Que lhe dá o seu patrão...

Era só que faltava
Pra aumentar o meu azar
Toda empregada que arranjo
Queres logo conquistar...

Não quero mais empregadas
Eu prefiro trabalhar
Mas, as panelas e os pratos
Depois do jantar,
Tu tens que lavar....

A minha vida

Araci de Almeida
A minha vida (samba, 1945) - Amado Régis

Título da música: A minha vida / Gênero musical: Samba / Intérprete: Araci de Almeida / Compositor: Regis, Amado / Gravadora Odeon / Número do Álbum: 12633 / Data de Gravação: 00/1945 / Data de Lançamento: 00/1945 / Lado: lado A / Rotações: Disco 78 rpm:


A minha vida tem se transformado tanto
Depois que me acostumei a viver sozinha
Cheguei a conclusão de que foi inútil o meu pranto
Ele pode viver muito bem sem meu carinho

Ele não sente saudade
Sei perfeitamente bem
Procurar por ele não vou
Porque já não me comvém

Trocou a minha amizade
Pelo amor de outra mulher
Não posso querer bem
A quem não me quer...

São Jorge Guerreiro

São Jorge Guerreiro (samba / macumba,  1942) - J. B. de Carvalho e Amado Régis

Título da música: São Jorge guerreiro / Gênero musical: Samba / Intérprete:  J. B. de Carvalho / Compositores: Regis, Amado - Carvalho, J. B. de / Gravadora: Odeon / Número do Álbum: 12291 / Data de Gravação: 00/1942 / Data de Lançamento: 00/1943 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:

Micróbio do samba

Odete Amaral
Micróbio do samba (samba, 1944 ) - Amado Régis

Título da música: Micróbio do samba / Gênero musical: Samba / Intérprete: Odete Amaral / Compositor: Regis, Amado / Gravadora Odeon / Número do Álbum: 12168 / Data de Gravação: 00/1942 / Data de Lançamento: 00/1942 / Lado: lado B / Rotações: Disco 78 rpm:



"Sou carioca
De corpo e de alma no samba
Vivo o maxixe na ponta do pé...
"

Provérbio

Odete Amaral
Provérbio (samba, 1942) - Amado Régis e Célio Ferreira

Título da música: Provérbio / Gênero musical: Samba / Intérprete: Odete Amaral / Compositor(es) Regis, Amado - Ferreira, Célio / Gravadora Odeon / Número do Álbum: 12198 / Data de Gravação: 00/1942 / Data de Lançamento: 00/1942 / Lado: lado A / Rotações: Disco 78 rpm:




Sou eu
Que não tenho
O direito de ter alegria...

Sou eu
Que nasci pra viver
Sempre, sempre tristonha...

Quem me vê cantando
Pensa que eu sou feliz

Quem canta seus males espanta
Que assim vou seguindo
O que o provérbio diz...

Cheguei... vi... gostei

Odete Amaral
Cheguei... vi... gostei (samba, 1940) - Amado Régis e Marcílio Vieira

Título da música: Cheguei... vi... gostei / Gênero musical: Samba / Intérprete: Odete Amaral / Compositores: Regis, Amado - Vieira, Marcílio / Gravadora Victor / Número do Álbum: 34324 / Data de Gravação: 00/1938 / Data de Lançamento: 00/1938 / Lado: lado A / Rotações: Disco 78 rpm:



Cheguei... vi... gostei!
Por isso pra roda do samba
Eu entrei!
E o compromisso assumi
De ir ao estrangeiro
Provar o valor
Do samba brasileiro (bis)

Quem ouve de perto
Uma roda de samba
Se convence
Que não pode resistir
O remédio que tem
É entrar e sambar até cansar
Porém, perdendo a vontade se sair...