quinta-feira, novembro 18, 2010

Stella Maris

A jovem cantora, batizada como Adelaide Tostes, adotou Stella Maris como nome artístico. Ela e Dorival Caymmi se casaram em 1940. Depois da união, a intérprete mineira afastou-se dos palcos e estúdios para dedicar-se aos três filhos, que também seguiram carreira musical: Nana nasceu em 1941; Dori, em 1943; e Danilo, em 1948. O casal, que vivia em Copacabana, na Zona Sul do Rio, passou anos em um apartamento no segundo andar de um prédio na rua Souza Lima, porque Stella não tinha coragem de entrar em elevadores. Em dezembro do ano passado, o baiano convenceu a esposa a se mudar para o sexto andar de um edifício no Lido, no mesmo bairro, porque queria ficar perto do mar.

Djalma

Djalma (Djalma Fernandes da Silveira), compositor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28/04/1931. Nascido no bairro do Salgueiro, participava da extinta escola de samba Depois Eu Digo, da qual seu pai, o China (Antônio Fernandes de Oliveira), foi um dos fundadores.

Em 1946 transferiu-se com a família para Vila Isabel, onde seu pai fundou o G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel, na qual ingressou como integrante da bateria. Em 1950 conheceu Birica (Severo Gomes de Aquino), com quem fez sua primeira música, o samba Arvoredo silenciado. Continuou a compor com outros parceiros, entre os quais Ormindo e seu irmão Jarbas (Jarbas Fernandes da Silveira).

Em 1956 seu samba-enredo Obras da natureza (com Birica) foi o vencedor do concurso na escola. Em 1957 passou para o G.R.E.S. Unidos da Tijuca e em 1959 voltou para a Unidos de Vila Isabel, sendo eleito presidente da sua ala dos compositores. Fora de escolas de samba, atuou também em vários festivais. Além de percussionista, é pintor.

Obra

Epopéia do Teatro Municipal (c/ Paulo Brasão e Rodolfo de Sousa), samba, 1965; Lua (c/Jonas), samba, s.d.; Não adianta mais (c/Arroz), samba, s.d.; Obras da natureza (c/Birica), samba-enredo, 1956; Ouro mascavo (c/Jonas e Arroz), samba, 1971.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFOLHA.