quarta-feira, dezembro 08, 2010

Lô Borges


Lô Borges (Salomão Borges Filho), compositor e cantor, nasceu em Belo Horizonte, MG, em 10/01/1952. Aos 19 anos, estreou como compositor e cantor, ao lado de Milton Nascimento, na canção e no álbum duplo Clube da Esquina.

Em 1973 lançou seu primeiro LP individual, pela Odeon. Na década de 1970, gravou ainda A Via Láctea (1978, Odeon) e Os Borges (1979, Odeon). Nos anos de 1980, gravou os discos Nuvem cigana (1982, Odeon), Sonho real (1984, Ariola) e Solo (1988, SBK Songa), além de participar de discos de Toninho Horta e Flávio Venturini

Tem canções gravadas por Milton Nascimento (Para Lennon e McCartney, entre outras), Simone (Tudo que você podia ser), Nana Caymmi (Clube da Esquina 1 e 2, Nuvem cigana), Gal Costa (Sonho real), Elis Regina (Trem azul). 

Sua composição Equatorial foi incluída no disco Brazil Classics 1 — Beleza Tropical, coletânea de música brasileira elaborada por David Byrne. 

Na década de 1990, continuou se apresentando em shows pelo Brasil, e, em 1996, lançou o CD Meu filme, em que inaugurou parceria com Caetano Veloso, na música Sem não.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Avarese

Avarese (Abimael Nascimento Álvares), compositor e cantor, nasceu no Recife, PE, em 08/11/1917. Mudando-se com a família para o Rio de Janeiro, ainda menino começou a compor, influenciado pelos sambistas e partideiros do subúrbio de Madureira, onde morava.

No início da década de 1930, em Viçosa-MG, aprendeu clarineta, integrando a banda local. De volta ao Rio, participou de serestas como clarinetista. Em 1934 entrou para a Marinha. Em serviço no Rio Grande do Norte, organizou com os marinheiros uma bateria que fez sucesso no Carnaval.

Novamente no Rio de Janeiro, participou de vários blocos carnavalescos em Madureira, freqüentando também a escola de samba Prazer da Serrinha.

Em 1947, quando um grupo dessa escola saiu para fundar o G.R.E.S. Império Serrano, tornou-se um de seus primeiros sócios, vindo mais tarde a integrar a ala dos compositores.

No início da década de 1950, atuando na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, foi apelidado de Avarese pelo locutor Paulo Roberto. Por essa época suas músicas começaram a ser gravadas, passando o sambista a atuar também em shows.

Em 1975 foi o autor do samba-enredo Záquia Jorge, vedete do subúrbio, estrela de Madureira, apresentado pelo Império Serrano no desfile carnavalesco do mesmo ano.

Obra


Para matar saudade, samba, 1957; Vai-da-valsa (c/Haroldo Barbosa), bolero, 1960; Záquia Jorge, vedete do subúrbio, estrela de Madureira, samba-enredo, 1974.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Januário da Silva Arvelos

Lundu (ilustr. de Rugendas)
Januário da Silva Arvelos (Rio de Janeiro RJ c. 1790—id. c. 1844), arranjador, regente e compositor.

Em 1819, já conhecido nos meios musicais do Rio de Janeiro como professor e compositor, assinou, juntamente com outros músicos, uma petição a João VI, solicitando a extensão dos mesmos privilégios da Irmandade de Santa Cecília, de Lisboa, Portugal, à sua congênere brasileira.

Mais tarde foi professor de D. Pedro de Alcântara. Em 1839, foi o primeiro diretor da escola vocal e instrumental, fundada pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias, no Corpo Municipal de Permanentes, do qual era comandante.

Em 1836, Francisco Mota executou em público suas Variações, para corne-inglês. Por ocasião do aniversário de Maria II, rainha de Portugal, em 1838, transcreveu para grande orquestra, em forma de abertura, uma peça escrita para piano por Francisco de Paula Santiago, intitulada A Batalha da ilha Terceira

No mesmo ano foi nomeado para a cadeira de música do Imperial Colégio Pedro II. Um de seus dois filhos, com nome idêntico ao seu, tornou-se músico. 

Obra

Conselheiro das damas, modinha, s.d.; Dizem que sou borboleta, lundu, s.d.; Os fandangos das baianas, modinha, s.d.; Lundu para a noitada Santa Ana, lundu, s.d.; O verdadeiro lundu, s.d. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora - PubliFolha.

Januário da Silva Arvelos Filho

 Modinha - séc. XIX
Januário da Silva Arvelos Filho (Rio de Janeiro RJ 1836—id. c.1890-1895), professor, instrumentista e compositor. Filho do arranjador, regente e compositor Januário da Silva Arvelos, desenvolveu igualmente várias atividades musicais.

Ingressou no Conservatório de Música, logo após sua fundação, onde estudou piano e, mais tarde, foi professor.

Em janeiro de 1858 anunciava no Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, um curso noturno de piano e canto para empregados no comércio, baseado num novo método prático “adotado em Paris”. Em 1859 publicou Novo método repentino dos primeiros elementos musicais. Em princípios da década de 1860 dedicou-se também ao comércio e impressão de partituras, constituindo uma firma editora que funcionou até 1869. 

Até 1889 teve seu nome incluído no Almanaque Laemmert como professor de piano. Foi compositor de músicas de salão, principalmente modinhas e lundus. 

Obra

Aceita, ó Lucinha, modinha, s.d.; Ai, meu bem, se te não amo, modinha, s.d.; Cale-se, não diga nada, modinha, s.d.; Cascata de cravos, polca, s.d.; Caso de amor tão fingido, modinha, s.d.; Corcunda não perfila, polca, s.d.; Deixei cabanas, modinha, s.d.; De joelhos (c/Casimiro da Silva), recitativo, s.d.; Dentuça não fecha a boca, polca, s.d.; Donzela, por piedade, modinha, s.d.; Espadelada, modinha, s.d.; Eu amo Elmira, modinha, s.d.; Eu gosto da cor morena, lundu, s.d.; Os femeários (c/A. Batista Tomás de Aquino), recitativo, s.d.; Flor dos moços bonitos, polca, s.d.; Fogo de amor, polca, s.d.; Fuga do Russinho, recitativo, s.d.; Grato mistério, modinha, s.d.; O homem menino, lundu, s.d.; Jovem morena (c/Getúlio de Mendonça), recitativo, s.d.; Lágrimas do voluntário, modinha, s.d.; Lavadeira, lundu, s.d.; O namorado da época, recitativo, s.d.; Nhonhô Fazenda, polca, s.d.; Perfumes e amor (c/Casimiro de Abreu), recitativo, s.d.; Pescador que viveis no rochedo, modinha, s.d.; As priminhas da Marocas, polca, s.d.; Quero existir só por ti, modinha, s.d.; Se és anjo no gesto e beleza, modinha, s.d.; Se eu fora poeta, modinha, s.d.; Se eu pedir, você me dá?, polca, s.d.; Sonhos fagueiros, modinha, s.d. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.