terça-feira, janeiro 18, 2011

Henrique Luís Levy

A Casa Levy em 1973
Henrique Luís Levy, instrumentista e comerciante, nasceu em Dehlingen, França, em 10/12/1829, e faleceu na cidade de São Paulo, SP, em 14/8/1896. Veio para o Brasil em 1848 e foi vendedor ambulante nas vilas e fazendas do interior.

Em 1856 conheceu em Campinas, SP, a família do maestro Manuel José Gomes e tornou-se grande amigo de seu filho Antônio Carlos Gomes, de quem acompanhou os primeiros êxitos, chegando a participar com ele de um concerto em abril de 1859 como clarinetista. 

No ano seguinte, fixou-se em São Paulo, abrindo uma loja de jóias, Ao Bouquet de Brilhantes, que logo se transformou na Casa Levy, famoso estabelecimento musical que existe até hoje. Casou-se com a suíça Laurette Chassot, de quem teve quatro filhos, os pianistas e compositores Luís e Alexandre, a pianista Paulina e o bacharel em direito Maurício. 

Durante anos, a Casa Levy foi o centro musical de São Paulo. Em contato permanente com as capitais européias e as casas editoras do Rio de Janeiro, o estabelecimento oferecia aos fregueses as últimas novidades em matéria de instrumentos e partituras, métodos para ensino, livros e publicações de arte. Num canto da loja, o Café da Europa reunia os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, amigos e admiradores de Luís e Alexandre, os dois artistas da casa. 

Publicou o primeiro anúncio de músicas de Carlos Gomes no Correio Paulistano de 27 de março de 1860; nove anos mais tarde, anunciou também pela primeira vez uma composição para piano do estudante de direito Brasílio ltiberê da Cunha, A sertaneja, um dos marcos da orientação nacionalista na música brasileira.

Tocando clarineta e saxofone, participou de numerosos concertos. Em sua casa, artistas e figuras da sociedade paulistana se reuniram para fundar o Clube Haydn, associação de concertos da qual foi sócio fundador e que teve entre seus diretores os filhos Luís e Alexandre. 

Em agosto de 1891 transferiu para seus herdeiros os interesses da firma, cuja razão social se tornou Levy Filhos e logo a seguir L. Levy & Irmão.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998.
Foto: Extraída do site: Museu do Piano / Casa Levy de Pianos.

Um comentário:

  1. Olá amigo(s), belo trabalho, pode(m) usar nossas fotos e conteúdos á vontades porem coloque(m) ao menos um link ou uma citação.

    Att
    Claudio

    ResponderExcluir