domingo, março 20, 2011

Kiko Zambianchi

Kiko Zambianchi
Kiko Zambianchi (Francisco José Zambianchi), cantor, compositor e instrumentista, nasceu em Ribeirão Preto SP, em 14/10/1960. Em 1978 e 1979, já se apresentava em clubes de sua cidade, além de participar de festivais promovidos pelo Colégio Objetivo, em São Paulo SP.

Mudou-se para São Paulo em 1983 e conheceu a cantora Marina, que em 1985 gravou sua composição Eu te amo você, dando grande impulso à sua carreira. Ainda em 1985 foi contratado pela EMI e gravou seu primeiro disco, Choque, cuja faixa Primeiros erros fez grande sucesso. 

Teve êxito também com Alguém (1986, tema da novela Roda de fogo, da TV Globo), Rolam as pedras (1987) e a regravação da versão de Rossini Pinto para Hey Jude (Beatles), lançada originalmente pelos Golden Boys, em 1969.

Em 1995, a cantora Simony regravou Primeiros erros, com êxito, e a gravadora EMI lançou uma coletânea de gravações suas em CD, Meus momentos.

Sem gravar desde 1991, em conseqüência de desavenças com diretores das gravadoras, voltou aos estúdios em 1997, lançando pela Warner/Continental o disco KZ, que inclui, além de novas gravações de seus sucessos, as músicas Jóia (Caetano Veloso) e Palco (Gilberto Gil). Uma curiosidade é que o título deste álbum seria Pop, mas Kiko teve que mudar pois seria o mesmo nome do disco do U2, lançado alguns meses antes. Este disco chegou a ter turnê de lançamento nacional, com Kiko tocando em várias cidades do país, fazendo show solo acompanhado de um computador, com as bases e batidas das músicas já gravadas. Apenas o remix de Primeiros Erros teve execução em rádio, saindo em versão Cd single para divulgação.

Em 1998 Kiko assina com a gravadora virtual BMGV, e tem uma música no site da gravadora para venda digital, uma das pioneiras do país nesse formato. Mas a promessa de um novo disco acaba não se concretizando. Ainda em 1998 fez a trilha da peça Da Boca pra Fora de Marcelo Rubens Paiva, e também fez algumas trilhas para televisão.

Em 2000, foi presença marcante no sucesso do disco Acústico MTV da banda Capital Inicial. Nesse trabalho Kiko cantou, arranjou e emprestou o seu maior hit para se tornar o maior hit do disco. Foi a maior vendagem conseguida pela banda em toda a sua carreira e Zambianchi fez mais de 250 shows com a banda por todo o país inclusive o auge do sucesso, o Rock in Rio. Com o sucesso, Kiko foi novamente convidado para trabalhar no disco seguinte do Capital, Rosas e Vinho Tinto. O Capital gravou Mais e Como devia estar ambas compostas por Alvin, Dinho e Zambianchi. O Ira! grava Logo de cara música composta por Zambianchi e Marcelo Rubens Paiva no disco Ao vivo MTV.

Em 2002 é contratado pela gravadora Abril Music e lançou Disco Novo, seu sexto CD solo. O single Norte e Sul é escolhido pela gravadora para lançar o trabalho. A música Tudo é possível de sua autoria e que já havia sido sucesso na interpretação da banda O Surto, entra como parte da trilha do seriado Malhação da Rede Globo. No mesmo ano grava o Luau MTV, com destaque para as canções Ando jururu de Rita Lee e Feira moderna de Beto Guedes. Outra música de trabalho deste CD foi A nossa música, bem executada em rádios e com direito a videoclipe na MTV. Mas depois disso a Abril Music fecha as portas devido a problemas financeiros.

Em 2003 Erasmo Carlos volta a gravar outra música do compositor intitulada O Impossível. Kiko também participou de um show de Erasmo Carlos que deu origem ao CD e DVD ao vivo do cantor onde a mesma música foi novamente regravada desta vez pelos dois juntos em São Paulo.

Em 2004 Kiko Zambianchi começa a trabalhar com o produtor americano Disco D e fazem juntos o tema de abertura festa de premiação Hip Hop Honors da VH1 que até 2006 permanecia a mesma. Ajuda o produtor a se instalar no Brasil para a criação do selo "BRAZA" enquanto trabalham juntos. Em 2006 a música Deu na loka de Kiko, antes gravada por Patrícia Coelho é transformada em versão em inglês recebendo o nome de Right Away e gravada pelo rapper americano Lil Scrappy, produzido por 50 Cent. A música foi incluída em mais dois discos em 2007 após o falecimento do seu amigo Disco D.

Atualmente Kiko se prepara para gravar CD e DVD acústico ao vivo, com os maiores sucessos da carreira, e a gravação ocorrerá em Ribeirão Preto, sua terra natal, em outubro de 2010, para lançamento em 2011.

Fontes: Wikipedia; Enciclopédia da Música Brasileira.