segunda-feira, dezembro 19, 2011

José Augusto


José Augusto (José Augusto Cougil), cantor e compositor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 16 de Agosto de 1953. Filho único de Sofhia Cimillo Cougil e Augusto Cougil Novoa, aos 8 anos começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro. Logo depois ganha um piano de presente do pai para praticar em casa. Com 12 anos ganhou o primeiro violão, e aprende a tocar o básico.

Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival. Dos 14 aos 17, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance com o produtor Renato Correia, integrante do grupo Golden Boys tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do maestro Gaya, sendo aprovado e pronto para gravar seu primeiro disco.

A carreira do cantor e compositor começou em 1972, quando ele levou uma fita de suas músicas na então gravadora EMI.

O produtor de discos Renato Correia, logo percebeu o talento de José Augusto, e imediatamente recomendou sua contratação. Em 1972 teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano gravou um compacto simples como teste.

Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial onde fez sucesso com as músicas De que vale ter tudo na vida e Eu quero apenas carinho que permanecem até hoje na memória dos seus fãs. Logo em seguida ele lançou a sua carreira internacional com a música Luzes da Ribalta (Candilejas), onde se consagrou com prêmios e sucessos alcançando a marca de cinco milhões de produtos vendidos, no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte latina dos Estados Unidos.

Mesmo se dedicado ao mercado latino, Augusto continuou lançando discos no Brasil e compondo para vários artistas; Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E assim, em 1985 surgiu mais um hit, a música Fantasias, que rompeu o bloqueio das rádios Fm no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares. Augusto ainda fechou a década com uma série de sucessos Sábado, De igual pra igual, Chuvas de verão, Eu e você, Fui eu, Só você, Amantes entre outras.

Consagrado no mercado latino e no cenário nacional, José Augusto abre a década com mais um hit, a música Agüenta coração (Tema da novela Barriga de aluguel da Rede Globo). Devido ao sucesso da trama também no exterior, o cantor grava a canção em espanhol e em italiano. O artista permanece durante meses na parada latina americana da revista Billboard e recebe pela primeira vez o Prêmio "Aplauso" na categoria de melhor cantor latino.

Depois de um ano e meio no primeiro lugar nas rádios do Brasil, ele volta a emplacar mais um sucesso do mesmo disco, a música Sonho por sonho.

A década é marcada por vários sucessos e convidados. Xuxa participou do tema de abertura da novela Sonho meu da Rede Globo, autoria de José Augusto & Carlos Colla. Com a diva da música americana Dionne Warwick, José Augusto cantou Quase um sonho. Outras canções que marcaram a década foram; A noite mais linda (Tema da novela O mapa da mina), Bate coração (Tema da novela De corpo & Alma), Te amo (Tema da novela Torre de Babel), Por eu ter me machucado (Tema da novela A indomada), A minha história também gravada em espanhol e executada até hoje no Brasil e nos países Latinos.Em 2001, a música A minha história ganhou uma regravação na voz dos irmãos catarinenses Marlon & Maicon. Já em 2006, Aguenta coração foi regravada pela dupla Hugo & Tiago,que havia saído do reality show Fama dois anos antes.

Paralelamente a agenda de shows no Brasil, José Augusto segue fazendo shows em Portugal, Porto Rico e Angola.

Em 2001, José Augusto lança um projeto especial pela Abril Music De Volta Para o Interior. O projeto relembra grandes sucessos da música regional; Beijinho doce, Menino da porteira, Vida de viajante além da música Indiferença regravada por ele.

De 2002 a 2005, afastado do cenário musical, resolve se dedicar as composições até que em 2006 com a Música Cuba ele retorna com a sua turnê pelo exterior e decide morar em Miami até o final de 2007 quando retornou ao Brasil para gravar o CD-DVD Agüenta coração Ao vivo.

Discografia no Brasil

José Augusto - (1972) A Ventania
José Augusto - (1973) De Que Vale Ter Tudo Na Vida
José Augusto - (1974) Palavras, Palavras
José Augusto - (1976) Não Tem Problema
José Augusto - (1977) Meu Primeiro Amor
José Augusto - (1978) Doce Engano
José Augusto - (1979) Me Esqueci de Viver
José Augusto - (1980) Hey
José Augusto - (1981) Querer e Perder
José Augusto - (1982) Santa Teresa
José Augusto - (1983) Vivências
José Augusto - (1984) Sem Preconceito
José Augusto - (1985) Amantes
José Augusto - (1986) Fantasia
José Augusto - (1987) Sábado
José Augusto - (1988) Fui eu
José Augusto - (1990) Agüenta Coração
José Augusto - (1992) Querer é Poder
José Augusto - (1994) Longe de Tudo
José Augusto - (1995) Corpo e Coração
José Augusto - (1996) Nosso Amor é Assim
José Augusto - (1997) Por Eu Ter Me Machucado
José Augusto - (1999) Minha Vida (Acústico)
José Augusto - (1999) José Augusto Ao Vivo
José Augusto - (2000) Prisioneiro
José Augusto - (2001) De Volta Pro Interior
José Augusto - (2008) Agüenta Coração Ao Vivo (CD e DVD)

Fonte: Wikipédia.