sábado, abril 07, 2012

Carlos Rennó

Carlos Rennó, compositor, jornalista e escritor, nasceu em São José dos Campos, SP, em 29/1/1956. Em 1982, participou do festival MPB Shell (Rede Globo) com a composição Outros sons (com Arrigo Barnabé), interpretada por Eliete Negreiros.

Em 1985, venceu o Festival dos Festivais (Rede Globo) com a música Escrito nas estrelas (com Arnaldo Black), defendida por Tetê Espíndola .

Como jornalista, trabalhou, ainda nos anos 1980, como editor de música e discos da publicação Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Mais tarde atuou como colaborador de outros jornais, como o Jornal da Tarde, e escreveu matérias sobre música para a Folha de S. Paulo.

Participou de diversos debates, palestras, conferências e cursos sobre canção popular em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa e Campo Grande.

Em 1991, publicou pela Editora Paulicéia o livro Cole Porter: canções, versões, contendo versões de letras do compositor norte-americano, com participação de Augusto de Campos e Caetano Veloso.

De 1993 a 1995, coordenou o setor de música do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, idealizando e realizando duas programações: Sempre novas, com a releitura de clássicos da MPB na interpretação de artistas contemporâneos, e Encontros com o século 20, com obras eruditas.

Em 1996 lançou, pela Companhia das Letras, Gilberto Gil: todas as letras. O livro trouxe comentários do compositor baiano sobre oitenta canções, além da participação de Arnaldo Antunes e José Miguel Wisnik. Em 1998, concebeu e produziu um CD que saiu encartado em A canção do divino mestre, livro publicado pela Companhia das Letras. Também nesse ano, atuou como crítico e repórter de música da revista Época.

Em 2000, trabalhou na produção de textos de vinte sites sobre nomes da música brasileira do passado, para o UOL. Ainda nesse ano, concebeu e assinou a direção artística do CD Cole Porter, George Gershwin: canções e versões, lançado pela Geléia Geral. O disco reuniu suas versões para canções dos dois compositores norte-americanos, interpretadas por Caetano Veloso, Gil, Chico Buarque, Elza Soares, Rita Lee, Tom Zé, Cássia Eller, Zélia Duncan, Ed Motta e Sandra de Sá, entre outros.

Entre seus parceiros, estão Arrigo Barnabé, Chico César, Gilberto Gil, Lenine, Peninha, Rita Lee, Skowa, Tetê Espíndola e Tom Zé, entre outros.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Gal Costa, Gil, Lenine, Ney Mato Grosso, Rita Lee, Tetê Espíndola, Tom Zé e Vânia Bastos, entre outros.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.