sexta-feira, junho 07, 2013

Britinho

Leal Brito - 1962
Britinho (João Adelino Leal Brito). pianista, regente e compositor, nasceu em Pelotas, RS, em 05/05/1917. Aos dez anos de idade estudou violino e com 18 começou a aprender piano.

Em 1939 se mudou para São Paulo, iniciando a carreira e atuando na boate Tabu. Em 1942, transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de atuar na orquestra de Fon-Fon. Em 1944, formou seu próprio conjunto.

Em 1951, gravou na Todamérica ao piano os choros Foi sem querer e Machucadinho de sua autoria.

Em 1953, compôs com Mesquita o baião Pitu e o choro Estela, gravadas por Mesquita e seu Conjunto. No mesmo ano gravou ao piano com Fat's Elpídio o choro Sururu na Lapa, parceria dos dois.

Em 1952, teve gravado o baião Rosinha, parceria com Fat's Elpídio, por Mesquita e Seu Conjunto. No ano seguinte, Gentil Guedes e Sua Orquestra gravou seu choro Vê se te agrada, na Sinter.

Em 1956, gravou com seu Conjunto pela Continental os sambas Nem eu e Vatapá, ambos de Dorival Caymmi. No mesmo ano, gravou ao piano pela Sinter os sambas Feitio de oração de Noel Rosa e Vadico, Jura de Sinhô, e Implorar de Kid Pepe e Germano Augusto.

Em 1957, gravou ao piano pela Sinter, o fox-trote No tempo da jazz-band e, com seu Conjunto, o bolero Dolores de H. Giraud e R. Bravard. No mesmo ano, participou do LP Tarde dançante nº 2 lançado pela Sinter e que contou ainda com as participações de Pedroca, José Menezes, Irany Pinto, Walter Gonçalves, Silva Leite, Luperce Miranda, Juca do Acordeom e Eduardo Patané. Nesse disco, interpretou ao piano o fox Moritat, de Kur Weill e Bertolt Brecht.

Com seu conjunto, sua orquestra e coro acompanhou diversas gravações na Sinter, entre as quais, as de Neusa Maria, Carlos Augusto, Marilena Cairo, Trigêmeos Vocalistas, Vanja Orico e Gilda Valença. Nesse período gravou com seu conjunto pela Continental o LP Sucessos de Dorival Caymmi.

Em 1959, teve o Choro na gafieira gravado pelo Conjunto Samba Blue. Em 1960, gravou na Columbia com seus Ases do Ritmo as rumbas Mustafá de domínio público, e arranjos de sua autoria e Adão e Eva de Paul Anka. No mesmo ano, teve sua parceria com Fernando César, o bolero Desencontro, gravado por Antenor Correia na Odeon.

Em 1961, Jorge Goulart gravou Tu vais passar, tango, Pery Ribeiro o bolero Noite chuvosa e Wilson Simonal, Biquini de borboletas, parcerias com Fernando César. Em 1962, a Banda do Corpo de Bombeiros gravou de sua parceria com Fernando César, a música Terezinha de Jesus e Dalva de Andrade gravou Não me esqueça, da mesma parceria.

Em 1963, Helena de Lima gravou, de sua parceria com Fernando César, Nunca te direi e Longe de mim

Em 1964, a mesma Helena de Lima gravou Ponto e chuva, no ano seguinte, Ser saudade, em 1966, Nossa favela e Ainda bem e, em 1975, Quem viu gostar assim, todas parcerias com Fernando César.

Entre os LPs que gravou estão Convite ao samba e Dançando com Britinho, pela Sinter, Dançando em HI-FI, pela Columbia e Músicas de filmes de todo o mundo, pela Odeon. Utilizou os pseudônimos de Pierre Kolman e Franca Vila.

Obra

Ainda bem (c/ Fernando César), Biquinis de borboletas (c/ Fernando César), Choro na gafieira, Desencontro (c/ Fernando César), Estela (c/ Mesquita), Foi sem querer, Longe de mim (c/ Fernando César), Luz que não se apaga (c/ Fernando César), Machucadinho, Não me esqueça (c/ Fernando César), Noite chuvosa (c/ Fernando César), Nossa favela (c/ Fernando César), Nunca te direi (c/ Fernando César), Pitu (c/ Mesquita), Ponto e chuva (c/ Fernando César), Quem viu gostar (c/ Fernando César), Rosinha (c/ Fat's Elpídio), Ser saudade (c/ Fernando César), Sururu na Lapa (c/ Fat's Elpídio), Terezinha de Jesus (c/ Fernando César), Três dias sem te ver (c/ Fernando César), Tu vais passar (c/ Fernando César), Vê se te agrada.

Discografia

Foi sem querer/Machucadinho (1951) Todamérica 78
Nem eu/Vatapá (1956) Continental 78
Moritat/Feitio de oração (1956) Sinter 78
Jura/Implorar (1956) Sinter 78
Canadian sunset/Dolores (1957) Sinter 78
Refrain/No tempo do jazz-band (1957) Sinter 78
Mustafá/Adão e Eva (1960) Colúmbia 78
Sucessos de Dorival Caymmi [S/D] Continental LP
Convite ao samba [S/D] Sinter LP
Dançando com Britinho [S/D] Sinter LP
Os dez maiores sambas [S/D] Sinter LP
Rio, zona sul [S/D] Sinter LP
Pensando em ti [S/D] Sinter LP
Dançando em HI-FI [S/D] Columbia LP
Músicas de filmes de todo o mundo [S/D] Odeon LP

_________________________________________________________________
Fontes: http://www.musicapopular.org/britinho/; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário