quinta-feira, julho 04, 2013

Eduardo Patané

Eduardo Patané - 1939
Eduardo Patané (Eduardo Carmelo Patané), maestro, compositor e violonista, nasceu em São Paulo, SP, em 01/04/1906, e faleceu na mesma cidade em 15/03/1969. Com doze anos de idade ocupou o lugar de primeiro violino do cinema Íris, em São Paulo, tocando mais tarde, em outros cinemas nas salas de espera. Em 1935 formou um conjunto dançante,  e no ano seguinte, uma orquestra de tangos. Em 1939, recebeu convite de Celso Guimarães e se transferiu para o Rio de Janeiro indo trabalhar na Rádio Nacional.

Em 1949, acompanhou na Odeon as gravações do samba Velhas cartas de amor, de Klécius Caldas e Francisco Alves, e da valsa-canção A noite triste em que você não vem, de Gabriel Migliori e Dino Castelo, pelo cantor Francisco Alves. No mesmo ano, acompanhou o mesmo cantor na gravação dos sambas Palavras amigas, de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, e Quando te encontrei, de Newton Teixeira.

Em 1955, Ivete Siqueira gravou na RCA Victor seu bolero-mambo Finalmente e o tango Aventura. Ainda, nesse ano, criou uma segunda orquestra típica de tangos com a qual gravou pela Sinter os tangos Churrasca, de Lomuto, e Adios, querida, de sua autoria. No mesmo ano, a cantora Ângela Maria fez sucesso com o tango Adeus querido, parceria com Lourival Faissal.

Em 1956, gravou os tangos Mentindo, de sua autoria e Lourival Faissal, que foi outro grande sucesso e Acorrentado, de Luiz de França e Alcebíades Nogueira. No mesmo ano, acompanhou com sua orquestra típica a gravação do tango Desespero, de sua autoria e Lourival Faissal, pelo cantor Carlos Augusto.

Em 1957, Emilinha Borba gravou pela Continental o tango Desengano, parceria com Lourival Faissal. No mesmo ano, Ivete Garcia gravou na Todamérica o foxtrote Recomece, parceria com Bruno Marnet. Também nesse ano, participou do LP Tarde dançante nº 2 lançado pela Sinter e que contou ainda com as participações de Pedroca, José Menezes, Irany Pinto, Walter Gonçalves, Silva Leite, Britinho, Juca do Acordeom e Luperce Miranda. Nesse disco, interpretou ao piano o tango Mentindo, de sua autoria e Lourival Faissal, e a polca Maracujá, de sua autoria.

Em 1960, Ivete Siqueira gravou o beguine Miniatura, parceria com Almeida Rego. No mesmo ano, lançou pela RCA Victor o LP Um violino na berlinda - Eduardo Patané e seu conjunto no qual interpretou músicas como Pucha Capachildo, Maracujá, Corricando e Paganini em Copacabana, todas de sua autoria, além de Magia, de Lyrio Panicalli e Raimundo Lopes, e Bésame mucho, de Consuelo Velazquez, entre outras.

Obra


Adiós, querida, Aventura, Corricando, Desengano (c/ Lourival Faissal), Desespero (c/ Lourival Faissal), Finalmente, Incerteza (c/ Di Veras), Maracujá, Mentindo (c/ Lourival Faissal), Miniatura (c/ Almeida Rego), Paganini em Copacabana, Pucha Capachildo, Recomece (c/ Bruno Marnet), Sempre você (c/ Almeida Rego).




Discografia


1955 Churrasca/Adiós querida • Sinter • 78
1956 Canaro/Silêncio • Sinter • 78
1956 Mentindo/Acorrentado • Sinter • 78
1960 Um violino na berlinda - Eduardo Patané e seu conjunto - RCA Victor - LP
Sem data Recuerdos • RCA Victor • LP
Sem data Turbilhão de tangos • Odeon • LP

_____________________________________________________
Fontes: Revita do Rádio (1956); Dicionário Cravo Albin da MPB.