quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Lulu Santos

Lulu Santos (Luiz Maurício Pragana dos Santos), cantor, compositor, guitarrista e produtor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 4/5/1953. Já vendeu mais de 7 milhões de discos, tem 16 singles no Brasil e 29 canções entre as 10 mais tocadas. Filho de pai militar, começou a tocar aos doze anos de idade formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com os hippies.

Aos dezenove anos, tocava no grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, Lulu e Lobão formaram a banda Vímana, da qual saiu por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Antes de virar músico trabalhou como colunista em revistas como a "Som Três" escrevendo comentários sobre os álbuns da época.

Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando Tesouros da juventude, em parceria com o jornalista Nelson Mota. Seguiram-se outras músicas de sucesso: em 1982 Tempos modernos, O ritmo do momento (1983), O último romântico (1984) - cujo arranjo musical foi fortemente influenciado por uma música de George Harrison - Greece, do álbum Gone Troppo de 1982, Tudo azul (1984), Normal (1985), Lulu (1986) e Toda forma de amor (1988).

Em 1985, Lulu participa, com êxito, do "Rock in Rio" e dois anos depois é premiado com o disco de platina. O cantor recusa o prêmio na cerimônia de entrega por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias. Entrou em um período de crise a seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos trabalhos Popsambalanço e Outras levadas, Honolulu e Mondo cane.

Mas a parceria com o DJ Memê, iniciada na sequência, alavancou novamente sua carreira com discos como Assim caminha a humanidade (1994), no qual a faixa-título se tornou tema de abertura do seriado da Globo Malhação, entre 1995 e 1999.

Com o gênero disco, trabalhou com o produtor Marcelo Mansur em "Eu e Memê, Memê e eu" (1995). Seguiram-se Anticiclone tropical (1996), Liga lá, assumindo a produção, sendo o álbum mestrado pelo tropicalista Rogério Duprat em 1997, um tempo depois veio Calendário (1999) e o Acústico MTV (2000), lançado em dois volumes.

Em 2002, Lulu grava o disco Programa e, em 2003, lança Bugalu, novamente em parceria com o Dj Memê, em 2004 é lançado o MTV ao Vivo.

No ano de 2005, como lançamento de seu disco, segue Letra e música, com a turnê Popstar.

Em 2007 Longplay, onde ficou 3 anos em turnê pelo Brasil e outros países, o show foi visto por mais de 5 milhões de pessoas, acompanhado de uma super banda e se utilizando do que há de mais moderno em tecnologia com paredes de led, iluminação e projeções feitas especialmente para o show, com clipes interativos.

No final de 2009, flerta com o samba novamente no álbum Singular recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou.

Em meados de 2010, em comemoração aos seus 30 anos de carreira solo, aos 20 anos da MTV Brasil e aos 10 anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, Lulu lança o seu Acústico MTV Vol. 2.

Foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlete Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso. Lulu não teve filhos. Em 2012, passa a ser jurado do "The Voice Brasil", junto de Claudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown.


Fontes: Centro América FM - Cuiabá MT; Wikipédia.