sábado, abril 26, 2014

Jorge Fernandes para os fãs do rádio


"Jorge Fernandes é um dos veteranos do rádio carioca. Intérprete e dos melhores das nossas músicas folclóricas, desde as canções de Hekel Tavares às de Joubert de Carvalho, desde os frevos do Norte às canções nostálgicas do Sul.

Jorge Fernandes já atuou em quase todas as nossas emissoras: Phillips, Tupy e outras. Excursionou pelos Estados, com sucesso, e teve o mesmo êxito em Buenos Aires. Outros artistas do gênero vieram e passaram. Ele, não. Porque é um artista inteligente, estuda, se aperfeiçoa e se apresenta cada vez melhor.

Jorge Fernandes atualmente aprimora sua excelente voz em estudos especiais de canto a sério, com a reputada professora Madame Roxy King Shaw. E obteve grande sucesso no recente recital dos alunos dessa ilustre professora."


Fonte: Revista semanal CARIOCA, de 9/1/1937.

Neide Martins, uma intérprete nova

Neide Martins - 2/1/1937
“Quando uma menina consegue da própria voz um motivo de diversão com o qual passa a se distrair, não precisa modificar a expressão verdadeira do olhar ou do sorriso ...

Neide Martins, por exemplo, uma garota bonita e suave de dezesseis anos, descobriu certo dia que dando uma determinada entonação à voz, tornando-a mais brejeira ou expressiva, conseguia depois calorosos aplausos.

Desde aí, Neide se tornou cantora de sambas, embora o seu olhar continuasse dezesseis anos mais infantil que ela e seu encanto. Neide Martins é, por esse motivo, uma artista verdadeiramente interessante. Surgindo na Transmissora, pela mão de Renato Murce, logo se impôs à curiosidade e admiração dos fãs.

Hoje ela já é uma estrela pequenina, radiosa promessa que surge sobre os melhores auspícios.

CARIOCA foi ouvi-la na PRE-3, estação que descobriu a nova cantora de sambas e marchas, a contratando com exclusividade.

Começou cantando fados

— Quando eu era menor — diz Neide Martins — gostava muito de cantar fados, que também era a música predileta dos meus pais. Devido a isso, e como demonstrasse grande inclinação para a arte, me estreei no "Programa Infantil" da Rádio Guanabara, com a idade de treze anos. Dei-me bem junto das outras crianças, mas não previ, no momento, o resultado da brincadeira: cresci num instante, e fui obrigada a deixar esse programa, continuando, no entanto, a cantar sempre que podia, pois já me encontrava afeiçoada ao microfone.

Depois, veio um longo período de descanso. Neide foi aos poucos aperfeiçoando a sua vozinha infantil, e numa ocasião, aparecendo num festival artístico no Teatro Recreio, conseguiu interessar vivamente Renato Murce, que imediatamente obteve permissão para contratá-la para o elenco da Rádio Transmissora.

— Mudei de gênero, quando descobri que não era inteiramente sem graça na interpretação de sambas e marchas. Hoje ainda não possuo um repertório exclusivamente meu, mas hei de fazê-lo, aos poucos.

Neide é uma artista que interessa aos compositores, uma vez que demonstrando inegável jeito para a interpretação da música popular, aprende muito depressa diversas melodias.

O estúdio é uma brincadeira

— Gosto de vir ao estúdio — diz Neide — Considero emocionante cantar ao microfone, quando ainda não se está habituada. Depois, torna-se muito simples e agradável. Eu aprecio sinceramente todos os meus colegas, sendo grata à atenção e confiança que Renato Murce demonstrou logo de início, pelas minhas aptidões artísticas.

Neide já tem recebido várias propostas de outras emissoras cariocas, porém não pretende deixar a PRE-3. Ela é uma garota alegre e simples que tem um grande amor aos seus pais e não pensa ainda em outra qualidade de afetos.

— Talvez algum dia pense em me casar, naturalmente, porém, me preocupo muito pouco com isso, atualmente.

Ela é entusiasta pela sua carreira. Gosta do cinema americano e alemão: Robert Taylor e Martha Eggerth detém sua preferência sobre artistas cinematográficos. Não aprecia teatro, nem cogita aparecer em filmes brasileiros, por enquanto.

Neide é uma suava garota para quem a vida é uma estrada lisa e reta, cheia de panoramas bonitos pelos lados. Ela não procura se interessar pelos empecilhos do caminho.

— Gosto do rádio principalmente porque nunca precisei me preocupar muito com ele.

Ela é uma artista que venceu rapidamente."


Fonte: CARIOCA, de 2 de janeiro de 1937 (foto mais texto atualizado).