segunda-feira, janeiro 20, 2014

Mário Travassos

Mário Travassos - CARIOCA Agosto/1936
Mário Travassos (Mário Travassos de Araújo), compositor, instrumentista e pianista, nasceu em Niterói, RJ, em 12/03/1910, e faleceu na mesma cidade, em 22/06/1950.  Ainda muito jovem, estreou como pianista na segunda metade da década de 1920.

Atuou em 1930 na Rádio Mayrink Veiga acompanhando ao piano, entre outros, a cantora Carmen Miranda. No mesmo ano, apresentou-se na Rádio Educadora no programa "Horas lamartinescas", comandado por Lamartine Babo, acompanhando entre outros Noel Rosa e Marília Batista. Nesse programa foi lançado o samba Sinto saudade.

Em 1931, seu samba Sinto saudade foi sucesso na gravação em dueto de Francisco Alves e Mário Reis na Odeon, e o samba Para amar e não sofrer foi lançado na Victor pelo Trio TBT. No mesmo ano, acompanhou ao piano Lamartine Babo na gravação das marchas Canção para inglês ver e Rapsódia em reus maiores, de Lamartine Babo, e Ricardino Faria nas canções cômicas As coisa tá miorando e Bulio...pagou..., de Ricardo Farias.

Em 1932, o samba Dor de malandro foi gravado por Castro Barbosa na Odeon. No mesmo ano, Helena Fernandes gravou na Columbia o samba-canção Lá na montanha, com Lamartine Babo, e a canção Vontade que volte, com Valdo Abreu.

Já muito conceituado na radiofonia e nas gravações como pianista, teve duas composições gravadas por Luís Barbosa na Victor em 1933: o samba Adeus vida de solteiro, e o samba-canção Jamais... em tua vida, gravações que acompanhou ao piano. Também em 1933, acompanhou Luís Barbosa ao piano na gravação do samba-canção Na estrada da vida, de Wilson Batista, e no samba O que eu sinto por você, de Luís Barbosa. No mesmo ano, o samba Como é linda a lua, com Murilo Caldas foi gravada por Murilo Caldas na Columbia.

Em 1934, os sambas Alô Mossoró e Cheio de saudade foram gravados em dueto, na Victor, por Sílvio Caldas e Luís Barbosa. Em 1935, Carmen Miranda gravou com sucesso na Odeon o samba Fogueira do meu coração, parceria com A. L. Pimentel.

Em 1936, fez a marcha Volta pro teu ninho antigo que foi gravada por Aurora Miranda. Teve o samba Bombardeio da cidade gravado no mesmo ano pelo grupo vocal Quatro Diabos, na Victor.

Apesar de ter morrido prematuramente em 1950, em 1957 teve o samba Pela luz divina, parceria com Ataulfo Alves gravado por Ataulfo Alves em LP Sinter. Em 1960, teve o inédito samba-canção Palavra doce gravado pelo cantor Mário Reis no LP Mário Reis canta suas criações em Hi-Fi, lançado pela Odeon.

Em 1993, seus sambas Adeus vida de solteiro e Jamais... em tua vida foram relançadas pelo selo Revivendo no CD Gosto que me enrosco que reuniu gravações de Mário Reis e Luís Barbosa. No mesmo ano, o samba Sinto saudade foi relançado no CD Duplas de bambas - Mário Reis / Castro Barbosa / Francisco Alves e Jonjoca, do selo Revivendo.

Em 1996, teve duas composições relançadas: o samba Fogueira do meu coração, com A. L. Pimentel no CD Carmen Miranda, com gravações de Carmen Miranda, e o samba Pela Luz Divina, com Ataulfo Alves, no CD A você - Ataulfo Alves - vol. 2, do selo Revivendo. Sua marcha Fogueira do meu coração, com A. L. Pimentel, tornou-se por muito tempo um clássico do repertório das festas juninas.

Foi considerado um dos principais pianistas do samba carioca nas décadas de 1930 e 1940, cuja carreira interrompeu-se precocemente aos apenas 40 anos, deixando cerca de 15 composições gravadas.

Obra

Adeus vida de solteiro, Alô "Mossoró, Bombardeio da cidade, Cheio de saudade, Como é linda a lua (c/ Murilo Caldas), Dor de malandro, Fogueira do meu coração (c/ A. L. Pimentel), Jamais...em tua vida, Lá na montanha (c/ Lamartine Babo), Palavra doce, Para amar e não sofrer, Pela luz divina (c/ Ataulfo Alves), Sinto saudade, Volta pro teu ninho antigo, Vontade que volte (c/ Valdo Abreu).


Bibliografia Crítica: AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982; VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo: Martins, 1965; Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB; CARIOCA, de 01/08/1936.

Nenhum comentário:

Postar um comentário