Sônia Carvalho - CARIOCA Setembro/1936 |
Hoje, a música tão popular adquire coloridos diversos, quando interpretados pela vitoriosa artista.
— Não é um samba de cimento armado - declarou Sônia, sorrindo. — Nasceu em São Paulo, mas possui um ritmo diferente. Eu mesma procuro retardá-lo, porque o meu samba não tem pressa, nem procura subir para o céu ... Ele está tão bem, aqui! ...
Sônia olhava a cidade do 22° andar do edifício de "A Noite". Ali, na Rádio Nacional, ela tem sido um motivo constante de admiração. Surgiu junto com todos os outros artistas. Mas a diferença é que Sônia é ela mesma ...
Brincando de ficar vitoriosa
— Um dia, eu tive um desejo ingênuo. Quis agradar aos ouvintes, gravar discos, contratar-me numa grande estação e ter a impressão de estar satisfeita. Tudo isso junto parece muita coisa, mas eu o consegui em pouco tempo. Três anos de microfone e discos. . . Agora, essa brincadeira me surpreende, porque deu certo.
Sônia não pertence a essa classe de artistas que quase morrem do coração diante de elogios. É algo displicente a esse ponto, quase tímida. Dona de uma figura graciosa, não gosta de aparecer.
— Eu poderia dizer que detesto a publicidade, mas isso, declarado assim publicamente, adquire um sentido inverso.
Sônia tem outra particularidade notável: gosta de ser sentimental e triste, ao ponto de não ligar a menor importância à alegria alheia.
— Acho que toda criatura que possui sentimento tem a obrigação de ser um pouco triste, afim de não desagradar ao coração, nem entrar em desacordo com a vida. Gosto da minha arte. Mas acho o amor infinitamente mais humano. A prova é que todos amam, mas nem todos são artistas ...
Sônia de Carvalho começou a cantar na Rádio Educadora Paulista. Veio várias vezes ao Rio, a passeio. Agora, contratada com exclusividade, ela se declara perfeitamente satisfeita, mas observa:
— O ambiente radiofônico agrada, mas não é uma finalidade. A existência feminina anda sempre às voltas com outros problemas: o matrimônio, o amor, etc. Pela minha parte, penso em me casar e ter um lar sossegado.
Ela possui atualmente um repertório musical inédito, composto de músicas de Sinval Silva, Assis Valente e outros. Compositora inspirada, Sônia de Carvalho já gravou composições suas que obtiveram êxito.
Agora irá gravar inúmeros outros sambas. E continuará cantando e vencendo, pelo menos enquanto o seu coração continuar seguindo o ritmo bonito e retardado dos seus sambas ...
Fonte: CARIOCA, de 26/9/1936 (texto atualizado).