Disco 78 rpm / Título: Pela Primeira Vez / Alencar, Cristóvão de, 1910-1983 (Compositor) / Rosa, Noel, 1910-1937 (Compositor) / Orlando Silva (Intérprete) / Regional RCA Victor (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1936 / Álbum 34061 / Lado A / Gênero: Samba.
Tom: G
G C7/9 G
Pela primeira vez na vida
E7 Am D7/9
Sou obrigado a confessar que amo alguém.
Am Ebº Em
Chorei quando ela deu a despedida
A7 D7
Ela me vendo a chorar chorou também.
Am D7 G
Meu Deus, faça de mim o que quiser,
E7
Mas não me faça perder
Am D7 G
O amor desta mulher.
Am D7 G
Na estação, na hora de partir o trem,
Ebº Em
Ela me vendo a chorar chorou também.
Am D7 G
Depois fiquei olhando a janela,
E7 Am D7 G
Até sumir numa esquina o lenço dela.
Am D7 G
Se meu amor não regressar, irei também
Ebº Em
À estação na hora de partir o trem.
Am D7 G
E nunca mais assisto uma partida
E7 Am D7 G
Pra não lembrar mais daquela despedida.
Disco 78 rpm / Título da música: Obrigado Maria / Herivelto Martins (Compositor) / Mário Rossi (Compositor) / Gravadora: Copacabana / Nº Álbum: 5.302 / Ano: 1954 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
Obrigado, Maria
Pelo bem que me fizeste chegando
Obrigado, Maria
Pelo bem que me fazes partindo
Sinto-me bem porque fico cantando
Sinto-me bem porque partes sorrindo
Obrigado, Maria
É o que mais é lindo
Obrigado, Maria
Pelo mal que podias fazer
E não fizeste
Obrigado Maria
Pelas horas de amor e de prazer
Que tu me deste
Não me importa que leves contigo
Toda minha alegria
O que desejo é que sejas feliz
Obrigado, Maria!
Disco 78 rpm / Título da música: Não e Sim / Altamiro Carrilho (Compositor) / Armando Nunes (Compositor) / Orlando Silva (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Nº Álbum: 5.254-a / Ano: 1954 / Lado B / Gênero musical: Samba.
Quando alguém me pergunta
Se ainda trago você dentro do coração
Digo que não, digo que não, que não e não
Quando alguém me pergunta
Se ainda seria capaz de te dar meu perdão
Digo que não, digo que não, digo não
Mas o que ninguém sabe
É que eu gostaria que você voltasse
Tão feliz eu seria
Se esse amor recomeçasse
Se você quisesse viver
Novamente juntinho de mim
Eu diria que sim, eu diria que sim,
eu diria que sim...
Gravação original: disco 78 rpm / Título da música: De Que Vale a Vida Sem Amor / Cascata, J, 1912-1961 (Compositor) / Azevedo, Leonel (Compositor) / Sá Róris (Compositor) / Orlando Silva (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Copacabana, 1954 / Nº Álbum 5254 / Lado A / Gênero musical: Valsa.
No céu azul da minha louca fantasia Ergui castelos de ilusões e de venturas Cheios de esplendor Em ânsias transportei minh'alma Aos pés do eterno criador Pedindo em doce prece Para abençoar o meu sincero amor Sonhando assim viver Com isso longe do mundo Sem ter no coração o espinho De um pesar negro e profundo Fugindo da realidade Dessa vida cheia de amargor Eu que sempre na vida Fui um sonhador Porém, o vendaval cruel Do meu destino Em breve destruiu Meu sonho peregrino E hoje sou a imagem triste De um passado de recordação De tudo nada mais existe Só restam mágoas no meu coração Ó Deus fazei cessar o meu tormento Fazendo reviver meu sonho lindo, encantador Pois eu tenho dentro d'alma A luz do firmamento E de que vale a vida sem amor....
Disco 78 rpm / Título da música: Aquela Mascarada / Cyro Monteiro (Compositor) / Dias da Cruz (Compositor) / Gravadora: Copacabana / Nº Álbum: 5.113-a / Ano: 1953 / Lado A.
Aquela mascarada no / carnaval passado
De olhos tentadores / ternos, sonhadores
Lábios de pecado
Na sensação de um beijo / encheu-me de desejo
Mente-se de mulher / amor feito quimera
Sol de primavera e dor
Aquela mascarada / deixou-me na retira
Na sombra querida / de uma saudade imensa
E na harmonia / dessa minha canção
Deixo a mascarada / da minha ilusão
Aquela mascarada / deixou-me na retira
Na sombra querida / de uma saudade imensa
E na harmonia / dessa minha canção
Deixo a mascarada / da minha ilusão
Disco 78 rpm / Título da música: Alegria / Autoria: Assis Valente (Compositor) / Durval Maia (Compositor) / Orlando Silva (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1937 / Nº Álbum 34239 / Lado A / Gênero: Samba.
G Bm
Alegria pra cantar a batucada,
G Bm7
As morenas vão sambar,
A#dim Am7 D7
Quem samba tem alegria,
G C#dim G F7 E7
Minha gente era triste, amargurada,
A7
Inventou a batucada,
D7
Pra deixar de padecer,
G
Salve o prazer, salve o prazer.
Da tristeza não quero saber,
Bm7 Am7
A tristeza me faz padecer,
A#dim G
Vou deixar a cruel nostalgia,
E7 A7
Vou fazer batucada,
D7 G
De noite, e de dia vou cantar.
G Bm
Alegria pra cantar a batucada,
G Bm7
As morenas vão sambar,
A#dim Am7 D7
Quem samba tem alegria,
G C#dim G F7 E7
Minha gente era triste, amargurada,
A7
Inventou a batucada,
D7
Pra deixar de padecer,
G
Salve o prazer, salve o prazer.
A#dim G Bm7
Esperando a felicidade,
A#dim Am7 D7
Para ver se eu vou melhorar,
Am7 D7 G
Vou cantando, fingindo alegria,
E7 A7
Para a humanidade,
D7 G
Não me ver chorar.
LP Moreira Da Silva - A Volta Do Malandro / Título da música: Zé Carioca / Zé da Zilda (Compositor) / Zilda do Zé (Compositora) / Moreira da Silva (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: MOFB 3096 / Ano: 1959 / Lado B /Faixa 6 / Gênero musical: Samba / Samba-de-breque.
História de papagaio
Eu conheço bastante
Vou contar nesse instante uma bem interessante
Quando eu cheguei aqui
Fui tomar um café
Na Praça Tiradentes
No botequim do seu Vicente
Vi um pássaro verde
Em cima de um palanque
Que eu não conhecia
Eu perguntei a freguesia
Me disseram que era
O papagaio Zé Carioca
Professor de português
(Fala francês, italiano e até inglês, um bom freguês)
Ele ficou meu amigo,
E me levou consigo a uma gafieira
(Onde eu sambei a noite inteira)
De madrugada uma dama fuleira fez um tempo quente
E o papagaio pulou na frente
Deixa comigo que eu sou carne de pescoço
Quem mexer com meu amigo tem que mastigar um osso
Não tenha medo isso é café pequeno eu resolvo só
(Pulou pra trás e arrancou o paletó, meu Deus que nó
eu vou fugir, pra Maceió, com minha vó)*
E, mas de repente a polícia chegou e o baile acabou
E todo mundo se pirou
E o papagaio saiu debaixo da mesa todo rasgado
Completamente depenado
Os dançarinos ficaram com pena de ver seu estado
(Disseram: coitado)
Ele saiu gingando se rebolando todo cheio de visagem
É dos pelados que elas gostam mais
É dos depenados que elas gostam mais.
O ciclo mais notório de continuações na música brasileira foi o dos sambas de breque de Miguel Gustavo para Moreira da Silva, em que o cantor era apresentado inicialmente como um herói de faroeste (passando depois para agente secreto e até cangaceiro!), Kid Morengueira, em gravações que pareciam capítulos de radionovela, com atores, narrador e sonoplastia. São seis os sambas: O Rei do Gatilho (1962), O Último dos Moicanos (1963), Os Intocáveis (1968), Morengueira Contra 007 (1965), O Sequestro de Ringo (1970) e Rei do Cangaço (1973).
O Sequestro de Ringo (samba, 1970) - Miguel Gustavo - Interpretação: Moreira da Silva
LP Moreira Da Silva - Mo "Ringo" Eira / Título da música: O Sequestro de Ringo / Miguel Gustavo (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Gravadora: Continental / Nº Álbum: PPL 12466 / Ano: 1970 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Correu pela Itália o grito de guerra
O Ringo está preso, quem foi que prendeu
O Ringo famoso sofrendo torturas
Nas celas escuras, quase morreu
Mandaram uma carta pedindo resgate
Sua noiva tão linda tem que ser entregue
Exigem em troca montanhas de liras, procuram os tiras
E o filme prossegue
Ringo é aquele pão de ló
Que já esteve no Brasil
Dólar de prata que exibiu-se
Na buzina do Chacrinha
Criatura sem frescura
Meia porção de simpatia
Apaixonado pela Beth Faria.
Tá na Cecília aquela ilha
Onde a máfia predomina
Mão assassina, traição
Tem um canhão na sua boca
Comida pouca, sem bebida
A trinta dias maltratado
Pelos bandidos da Calábria
Mas não dá o recado.
Moreira da Silva embarcou pela Varig
Depois do apelo que o papa lhe fez
Prá ver se salvava o Ringo da morte
Cuidado Moreira!
Chegou tua vez.
Levou na garupa montanhas de liras
Falou com os bandidos na língua de gang
Salvou Juliano e já ia saindo
Com a cara feliz de quem está triunfante.
Mas os bandidos começaram a contar a dinheirama
E foram vendo que os pacotes estavam cheios de jornal
Foram no papo do Moreira e começou o tiroteio
Com estampido e ruído espacial
Tiro prá cá, tiro prá lá
Ringo só tinha uma bala
Mas não se cala é quando a bomba ia cruzando pelo ar
Atira certo, a bomba cai
Morremos todos na explosão
Esta é a razão porque eu não posso mais cantar.
Tá morto o Ringo
Grande herói
Com toda a Itália a soluçar.
Mas já no próximo domingo
Aguardem a volta de Ringo.
LP Moreira da Silva - O Último Dos Mohicanos / Título da música: O Último dos Moicanos / Miguel Gustavo (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: MOFB 3351 / Ano: 1963 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Tinha jurado à minha mãe por toda vida
Não me meter em mais nenhuma trapalhada
Depois daquela do bandido em que o índio me salvara
Eu decidi levar a vida sossegada
Comprei um sítio e já ia criar galinhas
Quando a notícia no jornal me encheu de ódio
Um bandoleiro aprisionara aquele índio
Que me salvara no primeiro episódio
"Cuidado Moreiraaaaaaaa"
E tal viúva do bandido que eu matara
Com quem case perante o padre no local
Roubou meu sítio e fugiu para Nevada
Apaixonada por um velho marginal
E minha noiva por quem tanto eu lutara
Estava dançando em um saloon fora da linha
Como é que pode um pistoleiro aposentado
Comprar um sítio e querer criar galinhas
"pó, pó pó pó, pó ó "
Montei de novo num cavalo mais ligeiro
Em Hollywood Harry Stone me esperava
E Moacyr chamava os extras para a cena
Enquanto a câmera já me focalizava
A luta agora era com os índios Moicanos
Que pelos canos nos empurram devagar
Me disfarcei, pintei a cara e apanhei a machadinha
E com a princesa comecei a namorar
"Índio cara-pálida chamar Morengueira"
"Morengueira que não é mané vai dar no pé"
Voltei à vila e arrasei os inimigos
Salvei o índio, minha dívida paguei
Dei uma surra na viúva e minha noiva
Naquele mesmo cabaré a desposei
E assim termina mais um filme americano
Com Hollywood já meio desminliguida
Eu vou passar para o cinema italiano
Pra descansar eu vou filmar La Dolce Vita
Não filme agora que a censura está sendo proibida
Perto de mim o Mastroianni não dá nem pra partida
Sofia Loren vem chegando mas já estou de saída
Arrivederti Roma ...
O ciclo mais notório de continuações na música brasileira foi o dos sambas de breque de Miguel Gustavo para Moreira da Silva, em que o cantor era apresentado inicialmente como um herói de faroeste (passando depois para agente secreto e até cangaceiro!), Kid Morengueira, em gravações que pareciam capítulos de radionovela, com atores, narrador e sonoplastia.
Em "Morengueira Contra 007", além de Moreira da Silva e o agente britânico, estrelam Pelé e Cláudia Cardinale. James Bond dá um flagrante em Pelé, que beijava a estrela italiana. Moreira dá um soco em Bond e livra a cara do rei. Mais tarde, ela confessa ser apaixonada pelo sambista e diz que só esteve no Brasil para sequestrar Pelé e evitar que ele jogasse contra a seleção inglesa.
Morengueira Contra 007 (samba, 1965 (sucesso em 1968) - Miguel Gustavo - Intérprete: Moreira da Silva
Primeira gravação: Compacto simples (7", vinil) Moreira Da Silva – Morengueira Contra 007 / Título da música: Morengueira Contra 007 / Miguel Gustavo (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: 7B-117 / Ano: 1965 / Lado A / Gênero musical: Samba / A gravação a seguir é de 1968.
Narrador (introdução):
"Moreira da Silva contra 007. Sexo e violência no mais espetacular filme de espionagem do famoso diretor americano Abelardo 'Chacrinha' Barbosa. Com James Bond, Cláudia Cardinale e Edson Arantes do Nascimento."
Começa o filme com o 007
Saltando em Santos com a Cláudia Cardinale
Com seu decote italiano ela é tão bela
Que ninguém vê o James Bond junto dela
Os dois se hospedam na concentração do Santos
E, entre tantos, ninguém sabe por que é
Que ela desfila de biquíni na piscina
E na maior intimidade com o Pelé
Breque:
A bonitinha não percebe a tabelinha que ele faz.
Pelé controla a Cardinale, dá-lhe um beijo e avança mais.
Gol do Brasil!
O temperamento latino é fogo!...
O James Bond nesse instante dá o flagrante
Diz que Pelé tem que pagar pelo que fez
Entram em luta corporal e o '07
Vai abater o jogador com um soco-inglês
Porém, Moreira, que assistia a toda a cena,
Entra sem pena, vai no '7 e manda o pé
Rabo-de-arraia e antes que caia dá-lhe um coco
Apara o soco e livra a cara do Pelé
Moreira leva James Bond para o DOPS
E na fofoca mais fofoca que eu já vi
Vem jornalista, embaixador inglês sem vida
E entra na fita todo o Itamaraty
Aí Moreira leva a Cláudia Cardinale
Para jogar um pif-paf em Guarujá
Vão no boliche e comem pizza lá no Braz
E cantam samba de Vinícius de Morais
Cláudia confessa o seu amor por Morengueira
Faz a besteira de dizer que o ama com fé
Só foi a Santos com o 007
Para ajudá-lo a raptar nosso Pelé.
Roubar Pelé pra não jogar contra a Inglaterra
Porque os ingleses sofrem de alucinação
E toda noite vêm um fantasma de chuteiras
Fazendo gol no gol da sua seleção
Breque:
E vem o time brasileiro se sagrando campeão
Termina o filme com Moreira dando um drible no espião
O James é derrotado e acabou sua missão.
Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - São Paulo, 1998; Dicionário Cravo Albin da MPB; A Canção no Tempo - Volume 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34; Moreira da Silva - Discografia de vinil.
Disco 78 rpm / Título: Juracy / Autoria: Almeida, Antônio (Compositor) / Souza, Ciro de (Compositor) / Vassourinha (Intérprete) / Lacerda, Benedito, 1903-1958 (Acompanhante) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Columbia, 23/06/1941 / Nº Álbum 55295 / Lado B / Lançamento: 08/1941 / Gênero: Samba choro
G D7
Desde o dia em que eu te vi Juracy
G
Nunca mais tive alegria
D7
Meu coração ficou daquele jeito
G
dando pinote dentro do meu peito
D7
Mas agora eu quero, eu quero saber
G
qual a sua opinião
D7
Pra resolver nossa situação
C D7 G
pode ser ou tá difícil coração
D7
Eu trabalhei durante um ano inteiro
G
pra conseguir juntar algum dinheiro
D7
fiz uma casa que é um amor
G
pois tem rádio, geladeira e ventilador
D7 D7
Nossa casinha lá na Marambaia
B7 Em
fica a dois passos da beira da praia
C C#7 D7
e se você achar que lhe convém
C D7 G
eu lhe garanto tudo isso e o céu também
De origem humilde, as polacas trabalhavam quase sempre no baixo meretrício - locais de prostituição frequentados por quem tinha poucos recursos. Nos cabarés e bordéis de luxo, a soberania era das francesas, que exerciam na época grande fascínio no imaginário masculino. Atentas a esse fato, algumas judias aprendiam palavras em francês para tentar melhorar de vida.
Motorista de lotação e sambista, o cantor Moreira da Silva namorou por 18 anos uma polaca: a russa Estera Gladkowicer, que chegou ao Brasil com 20 anos em 1927, foi dona de bordel no Mangue e se matou em 68, ingerindo barbitúricos.
Para ela, Moreira compôs Judia Rara: "A rosa não se compara / A essa judia rara / Criada no meu país / Rosa de amor sem espinhos / Diz que são meus seus carinhos / E eu sou um homem feliz" (Fonte: Homenagens em músicas e poemas - Aventuras na História ).
LP Moreira da Silva - Morengueira 64 / Título da música: Judia rara / Jorge Faraj (Compositor) / Moreira da Silva (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1964 / Nº Álbum: MOFB 3385 / Lado B / Faixa 9 / Gênero musical: Samba.
Tom: C
Introd.: Dm Am E7 A7 Dm Am F7 E7 Am
Bm7/5b E7 Am
A rosa não se compara
A7 Dm
A essa judia rara
E7 Am A7
Criada no meu país (virada)
Dm C
Rosa de amor sem espinhos
C7 Dm7
Diz que são meus seus carinhos
Bm7/5b E7 Am
E eu sou um homem feliz
G7 C
Nos olhos dessa judia,
F7 Am
Cheios de amor e poesia,
Dm7 Am
Dorme o mistério da noite,
E7 Am
Brilha o milagre do dia.
G7 C
A sua boca vermelha
G7 F7 Am
É uma flor singular.
Dm7 Am
E o meu desejo, uma abelha
Bm7/5b E7 Am
Ebm torno dela a bailar.
G7 C
Nos olhos dessa judia,
F7 Am
Cheios de amor e poesia,
Dm7 Am
Dorme o mistério da noite,
E7 Am
Brilha o milagre do dia.
G7 C
A sua boca vermelha
G7 F7 Am
É uma flor singular.
Dm7 Am
E o meu desejo, uma abelha
Bm7/5b E7 Am
Em torno dela a bailar
Bm7/5b E7 Am
Em torno dela a bailar
Bm7/5b E7 Am
Em torno dela a bailar.
De Wilson Batista é o samba-de-breque Esta noite eu tive um sonho, feita em parceria com Moreira da Silva. A composição, de 1941, foi lançado numa gravação antológica de Kid Morengueira, e ambienta o malandro em plena Alemanha da Segunda Guerra, entre Graaf Zeppelins e salsichas, com direito à possivelmente única citação do mundo do samba na língua de Goethe: Ich nag dich (Foto: Moreira da Silva em 1938). Esta Noite Eu Tive Um Sonho (samba, 1941) - Wilson Batista e Moreira da Silva - Interpretação: Moreira da Silva
Disco 78 rpm / Título da música: Esta Noite Eu Tive Um Sonho / Autoria: Silva, Moreira da (Compositor) / Batista, Wilson, 1913-1968 (Compositor) / Silva, Moreira da (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1941 / Nº Álbum 34754 / Lado A / Gênero musical: Samba.
Saltei em Berlim, entrei num botequim,
Pedi café, pão e manteiga pra mim,
O garçom respondeu: não pode ser não !
Fiquei furioso e fui "hablar" ao patrão,
Que me recebeu com duas pedras na mão,
E me disse quatro frases em Alemão,
Néris disso, sou doutor em samba,
Venho de outra nação !
Tive vontade de comer uns bifes,
Ich nag dich, seu Fritz,
Não se resolve assim não,
Venho do Brasil,
Trago um presente pro senhor,
Esta ganha e esta perde,
Na voltinha que eu dou,
Já tinha ganho todos os marcos para mim,
Quando ouvi o ruído de um Zeppelin,
Eu acordei, tinha caído no chão,
Salsicha à noite, não faz boa digestão.
LP Moreira Da Silva - O Jovem Moreira / Título da música: Idade Não é Documento / Aguiar, Ciro (Compositor) / Silva, Moreira da (Compositor) / Silva, Moreira da (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Polydor, 1979 / Nº Álbum: 2451 138 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
No domingo passado / eu fui tomar um banho na Barra da Tijuca / Pra esfriar a minha cuca puxei meu carango no buteco eu fiz uma rango e mandei pendurar: (-Escuta qui meu camarada eu estou escovando no burro / chamando o pavão de meu louro) Camisa listrada, piteira francesa e anel de doutor pra dar mais pinta de credor Calção rosa choque, chapéu de palinha Que retirei do penhor (estava dando uma de horror) No meio da praia fui logo cercado por lindas garotas umas gostosas outras marotas enquanto os playboys de água na boca paqueravam de lado (olhos de jacaré dopado) E eu e seu Silva num papo avançado com o seu Lapa sorrindo aquele grupo feminino convidei a primeira para dar um mergulho na água gelada (para acalmar minha vanguarda) Enquanto na praia as outras pequenas se inspiravam dizendo: -Esse Moreira é um veneno Sai todo prosa convidei a segunda e depois a terceira para entrar na brincadeira beijei todas elas peguei meu carango e sai do local (foi um tremendo carnaval) Enquanto a moçada de longe me olhava com água na boca Deixei a turma quase louca ( muitos anos de vivência corpo limpo sem varizes já enfrentei o leão da metro e com ele eu posso).
Disco 78 rpm / Título: De Qualquer Maneira / Autoria: Barroso, Ary (Compositor) / Rosa, Noel, 1910-1937 (Compositor) / Déo (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1939 / Álbum 11762 / Gênero: Samba.
Quem tudo olha… / Quase nada enxerga Quem não quebra se enverga / A favor do vento Eu não sou perfeito / Sei que tenho de pecar Mas arranjo sempre jeito / De me desculpar… Eu lá na Penha agora vou estifa¹ Mas não vou como um cacifa² Que foi lá desacatar / Mas a força falha Ele teve um triste fim / Agredido a navalha Na porta de um botequim! Pra ver a minha santa Padroeira Eu vou à Penha de qualquer maneira Pra ver a minha santa Padroeira Eu vou à Penha de qualquer maneira Faz hoje um mês que fui naquele morro E a Juju pediu socorro / Lá na ribanceira Toda machucada / Saturada de pancada Que apanhou do seu mulato / Por contar boato Meu coração bateu a toda pressa E eu fiz uma promessa / Pra mulata não morrer... Pela padroeira / Ela foi bem contemplada Levantou do chão curada / Saiu sambando fagueira! Pra ver a minha santa Padroeira Eu vou à Penha de qualquer maneira Pra ver a minha santa Padroeira Eu vou à Penha de qualquer maneira Eu vou à Penha de qualquer maneira Pois não é por brincadeira / Que se faz promessa E... o tal mulato / Para não entrar na lenha Fêz comigo um contrato / Para sumir da Penha Quem faz acordo não tem inimigo / A mulata vai comigo Carregando o violão / E com devoção junto à santa milagrosa Vai cantar meu samba prosa / Numa primeira audição.
__________________________________________________
¹ Gíria da época: alinhado; ² Gíria da época: sujeito sem sorte.
Cachorro de Madame (samba, 1961) - Moreira da Silva e Wilson Pires
LP Moreira Da Silva - Malandro Em Sinuca / Título da música: Cachorro de Madame / Moreira da Silva (Compositor) / Wilson Pires (Compositor) / Moreira da Silva (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1961 / Nº Álbum: MOFB3207 / Lado B / Faixa 04 / Gênero: Samba de breque.
Há cachorro que tem Vida melhor do que a minha Enquanto eu tomo caldo de baleia É, seu Zé, o seu menu é galinha Há cachorro que tem Para dormir no macio colchão Enquanto eu trabalho no duro, Zé pão duro E a noite vou dormir no chão Há dias eu não tenho no bolso Cinco cruzeiros pra tomar um bonde E ao passo que um cachorro tem um automóvel Para passear não sei aonde É por isso que eu quero ser cachorro Agora quero ser o meu patrão Pra quando chegar as cinco horas Eu vou lhe esperar com latido no portão Eu quero ter o meu reclame... Au, au, au Vou ser cachorro de madame... Au, au, au
Em março de 1930, um mês depois do sucesso de Na Pavuna, de Almirante e Homero Dornellas, Heitor dos Prazeres lança, sem grande sucesso, uma composição chamada Vou te abandonar. Ela é gravada por um conjunto nomeado “Grupo Prazeres” que apresenta flauta, violões, batucada, coro e solista e interpretado na época por Paulo da Portela.
Esta composição é um dos exemplos mais antigos de um procedimento que se tornou corrente nas gravações de samba, que é a “chamada” do coro pelo solista, no último verso da estrofe, para a retomada do refrão. Tal “chamada” se faz pela antecipação do primeiro verso do refrão. Assim, como o refrão deste samba começa com “Eu vivo...”, o solista, depois de terminar a estrofe, adiciona a frase: “Agora eu vivo...”, dando a deixa para a volta do coro.
Tal procedimento originou-se sem dúvida das necessidades práticas de disciplinar o canto em coro nas situações de ensaio ou desfiles dos blocos no carnaval. Mas ela se incorporou às normas do samba como uma espécie de pontuação musical, cantada e não apenas gritada, feita mesmo em gravações, situação que em princípio dispensa a prática de chamar a atenção do coro (fonte: Dois Sambas de 1930 e a Constituição do Gênero - Carlos Sandroni - cadernos do coloquio2001.p65).
Vou Te Abandonar (samba, 1930) - Heitor dos Prazeres - Interpretação: Paulo da Portela
Disco 78 rpm / Título da música: Vou Te Abandonar / Autoria: Prazeres, Heitor dos, 1898-1966 (Compositor) / Paulo Benjamin de Oliveira (Paulo da Portela) (Intérprete) / Grupo Prazeres (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Brunswick, Indefinida / Álbum número 10037 / Lançamento Março de 1930 / Lado B / Gênero musical: Samba.
Eu vivo Perdido Vou contar só a verdade, mas Odete Eu digo Eu é que vou te abandonar (x2)
Eu sinto na verdade Mas sou forçado a fazer assim Esta vida é falsidade, meu bem Ainda zombas de mim Agora eu digo:
Eu vivo Perdido Vou contar só a verdade, mas Odete Eu digo Eu é que vou te abandonar (x2)
Eu vou enganado Mas essa dor, por Deus do céu Hoje eu vivo envergonhado assim Pobre passado cruel Agora eu digo:
Eu vivo Perdido Vou contar só a verdade, mas Odete Eu digo Eu é que vou te abandonar (x2)
Disco 78 rpm / Título da música: Brigitte Bardot / Gustavo, Miguel, 1922-1972 (Compositor) / Veiga, Jorge, 1910-1979 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Copacabana, 1960 / Nº Álbum 6.198 / Lado B / Gênero musical: Marcha.
Brigitte Bardot, Bardot
Brigitte beijou, beijou
Lá dentro do cinema
Todo mundo se afobou
Brigitte Bardot, Bardot
Brigitte beijou, beijou
Lá dentro do cinema
Todo mundo se afobou
BB, BB, BB
Por que é que todo mundo
Olha tanto pra você ?
Será pelo pé ? -Não é
Será o nariz ? -Não é
Será o tornozelo ? -Não é
Será o cotovelo ? -Não é
Você que é boa e que é mulher
Me diga então porque que é....
BB, BB, BB
Por que é que todo mundo
Olha tanto pra você ?
Será pelo pé ? -Não é
Será o nariz ? -Não é
Será o tornozelo ? -Não é
Será o cotovelo ? -Não é
Você que é boa e que é mulher
Me diga então porque que é....
"Perdeu-se uma valise", de Jorge Veiga com Daniel Lustoza, conta a história de uma figura que, animado com a recompensa divulgada nos jornais, decide entregar uma bolsa que encontrou com 200 mil cruzeiros. No entanto, sua honestidade é recompensada com apenas 2 cruzeiros.
Perdeu-se Uma Valise (samba, 1958) - Daniel Lustoza e Jorge Veiga - Intérprete: Jorge Veiga
LP Jorge Veiga - Alô! Alô! Canta Jorge Veiga / Título da música: Perdeu-se Uma Valise / Jorge Veiga (Compositor) / Daniel Lustoza (Compositor) / Jorge Veiga (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Nº Álbum: CLP 11052 / Ano: 1958 / Gênero musical: Samba.
Perdeu-se uma valise
Com 200 mil cruzeiros
Quem entregar dá-se uma boa gratificação
Não é que a soma seja bondosa
Sim, porque a valise é de estimação
Li o anúncio e fui entregar
No 1028, Rua Escobar
Apareceu um cara tão mal-encarado
Que até deu-me receio de lhe confessar
Estava numa loura muito pendurado
Miséria no meu bolso era de amargar
Abriu uma carteira deu-me dois cruzeiros
Compre um metro de cordas para se enforcar
Eu perdi a minha sogra
E quem achou veio entregar
Fiquei contrariado, não quis aceitar
Porque livrei-me de uma bomba que ia estourar
(breque)
"Dinheiro achado não tem dono
Quem mandou entregar?" (fim do breque)
É que tenho o passo do rapaz pagado
Alguém me chama de pato sem poder provar
Eu peço mil desculpas
A quem tiver me ouvindo
E quem nasceu pra ser cachorro
Há de morrer latindo
"Au, au, au, au,
Passa fora cachorro!
Vai morder a perna do Paulo Gracindo."
O samba "Noiva da gafieira", interpretado por Jorge Veiga, é dono de uma abertura instrumental singela e de uma letra que refaz os passos de um cantor casanova que é autuado por um guarda indisposto. “Essa pequena que o senhor está vendo comigo, aqui sentada, é minha namorada / Fique sabendo que entre nós dois não acontece nada”. Mas, na delegacia, o comissário-de-dia o reconhece, pede um samba, e o liberta em tom disfarçadamente hostil: “Parece bobo, sô! Vá dando o pirandelo logo depressa!”.
LP Jorge Veiga - Alô! Alô! Canta Jorge Veiga / Título da música: Noiva de Gafieira / Domingos Ludovic (Compositor) / Guimarães Santos (Compositor) / Waldemar Pujol (Compositor) / Jorge Veiga (Intérprete) / Gravadora: Copacabana / Nº Álbum: CLP 11052 / Ano: 1958 / Lado B / Faixa 6 / Gênero musical: Samba.
Fui autuado como contraventor
Na lei do meu país
Porque sou muito infeliz
Eu estava sentado
Num banco alinhado
Lá na Praça da Bandeira
Venha cá cabrocha faceira
Chegou seu municipa
Lançando o cassetete
Me mandou levantar
Eu disse: Ô moço, espera lá!
Que isso não são horas
De ninguém namorar
Eu me queimei e respondi
Espera lá, seu guarda
É que o senhor está muito enganado
Não seja assim tão aprovado
Fique sabendo que eu sou moço-família
E sou rapaz direito
Nunca faltei com o respeito
Esta pequena que o senhor está vendo
Aqui comigo sentada
Pois é a minha namorada
Fique sabendo que entre nós dois
Não acontece nada
Ela é sabida, é escolada
Diz que então por isso mesmo
Disse o guarda pra mim
É que eu vou lhe autuar
Chega pra mim, vamo até lá
O comissãrio-de-dia
É que vai resolver sua situação
Seu atrevido, intrujão
Ah, pelo que vejo
Você é um vago-mestre
Que nem casa tem
Vive dormindo lá no trem
Eu sou da brincadeira
Eu vim da gafieira
Minha noiva também
Eu nunca fiz mal à ninguém
Quando eu cheguei no distrito
Muito aflito
Para me justificar
Pedi, minha gente onde falar
O comissário-de-dia já me conhecia
E era um bom homem
Já ouviu falar pelo meu nome
E disse assim pra mim:
Pois vai cantando alguma coisa
Que eu quero escutar
O seu coisinha, mete lá!
Quando larguei o velho samba
Ele ficou de pernas bambas
E disse: eu vou lhe soltar
Se espiga, vá-se embora,
Vá pro China, pra Japã..
Parece bobo, sô!
Vá dando o pirandelo logo depressa!
Vâmo!
Disco 78 rpm / Título da música: Senhor Comissário / Benedito Lacerda (Compositor) / Haroldo Lobo (Compositor) / Jorge Veiga (Intérprete) / Gravadora: Continental / Nº Álbum: 15.489-a / Ano: 1945 / Lado A / Gênero musical: Samba.
Ai, senhor comissário
Roubaram meu tamborim
Venho pedir ao senhor, seu doutor
Pra fazer qualquer coisa por mim
Ai, senhor comissário
Por isso vou lhe contar tintim por tintim
Só porque deixei a porta
Do meu barracão aberta
Fizeram uma limpeza geral
Roubaram até a baiana da Mariana
E agora sem tamborim
Vou passar mal no Carnaval
Ai, senhor comissário
Roubaram meu tamborim
Eu venho pedir ao senhor, seu doutor
Pra fazer qualquer coisa por mim
Ai, senhor comissário
Por isso vou lhe contar tintim por tintim
Só porque deixei a porta
Do meu barracão aberta
Fizeram uma limpeza geral
Roubaram até a baiana da Mariana
E agora sem tamborim
Vou passar mal no Carnaval
Ai, senhor comissário
Roubaram meu tamborim
Eu venho pedir ao senhor, seu doutor
Pra fazer qualquer coisa por mim
Ai, senhor comissário
Por isso vou lhe contar tintim por tintim
Disco 78 rpm / Título da música: Pisei Num Despacho / Autoria: Viana, Elpídio (Compositor) / Pereira, Geraldo (Compositor) / Cyro Monteiro (Intérprete) / Regional (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 17/04/1947 / Nº Álbum 800518 / Lado A / Lançamento: Junho/1947 / Gênero musical: Samba.
Desde o dia em que passei Numa esquina e pisei no despacho Entro no samba e meu corpo está duro Bem que procuro a cadência e não acho Meu samba e meu verso não fazem sucesso Há sempre um porém Vou à gafieira Fico a noite inteira E no fim não dou sorte com ninguém Mas eu vou num canto Vou num pai de santo pedir Qualquer dia Que me dê um despacho Um banho de erva e uma guia Tenho aqui um endereço Um senhor que eu conheço me deu Há três dias O mais velho é batata diz tudo na exata É uma casa em Caxias
O "Poema do Adeus" é um samba-canção clássico, verdadeira obra-prima de Luiz Antônio. Surgiu em 1960 no festival "As dez mais lindas canções de amor", promovido pela extinta TV Rio em parceria com as lojas Rei da Voz, de Abraão Medina (pai do publicitário Roberto Medina, idealizador de outro festival, o Rock in Rio), e a gravadora Copacabana, que lançou o LP com as dez finalistas.
Defendido por Miltinho, "Poema do adeus" não venceu o certame, mas tornou-se um clássico. Tanto que ele faria novo registro lançado pela RGE em março de 1961 no 78 rpm n.o 10291-A, matriz RGO-1910, e depois no compacto duplo de 45 rpm n.o EP-90076.
"Poema do adeus" também seria, mais tarde, faixa-título e de abertura do primeiro LP de Miltinho para a gravadora de José Scatena, e o cantor ainda interpretou a composição no filme "O vendedor de linguiças", produzido e estrelado por Mazzaropi. ISRC: BRSGL-6200068 (Escrito por Samuel Machado no Youtube).
Disco 78 rpm / Título da música: Poema do adeus / Luís Antônio (Compositor) / Miltinho (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1961 / Álbum: 10.291 / Lado A / Gênero musical: Samba-canção.
E então eu fiz um bem
Dos males que passei
Fiz do amor uma saudade de você
E nunca mais amei
Deixei nos olhos teus
Meu último olhar
E ao bem do amor
Eu disse adeus
Caminho o meu caminho
E nos lugares que passei
As pedras do caminho
São o pranto que chorei
Escondo em minhas mãos
Carinhos que eram teus
E guardo tua voz
No poema do adeus
Pequena Marcha Para Um Grande Amor (marcha-rancho, 1962) - Juca Chaves - Intérprete: Juca Chaves
Compacto Duplo (vinil, 7", 33 ⅓ RPM) Juca Chaves – O Sr. Juca Chaves / Título da música: Pequena Marcha Para Um Grande Amor / Juca Chaves (Compositor) / Juca Chaves (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: 7-BD-1075 / Ano: 1963 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Marcha-Rancho.
A lua vai dormir encabulada
na passarela da madrugada
meus olhos vão sonhar sob a janela
dos olhos dela, dos olhos dela.
Meu amor, de amor se esconde
se esconde aonde por teu não vê
e o teu não vê não vê porque,
meu amor não é segredo,
morre de medo do segredo que é você.
A lua vai dormir encabulada
na passarela da madrugada
meus olhos vão sonhar sob a janela
dos olhos dela, dos olhos dela.
LP As Duas Faces de Juca Chaves / Título da música: Presidente Bossa Nova / Chaves, Juca (Compositor) / Chaves, Juca (Intérprete) / Imprenta [S.l] RGE, 1960 / Álbum XRLP 5073 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Bossa nova mesmo é ser presidente
Desta terra descoberta por Cabral
Para tanto basta ser tão simplesmente
Simpático, risonho, original.
Depois desfrutar da maravilha
De ser o presidente do Brasil,
Voar da Velhacap pra Brasília,
Ver a alvorada e voar de volta ao Rio.
Voar, voar, voar, voar,
Voar, voar pra bem distante, a
Té Versalhes onde duas mineirinhas valsinhas
Dançam como debutante, interessante!
Mandar parente a jato pro dentista,
Almoçar com tenista campeão,
Também poder ser um bom artista exclusivista
Tomando com Dilermando umas aulinhas de violão.
Isto é viver como se aprova,
É ser um presidente bossa nova.
Bossa nova, muito nova,
Nova mesmo, ultra nova!
Sou Sim e Daí (canção, 1972) - Juca Chaves - Intérprete: Juca Chaves
LP Juca Chaves Ao Vivo / Título da música: Sou Sim e Daí / Juca Chaves (Compositor) / Juca Chaves (Intérprete) / Gravadora: Philips / Nº Álbum: 6349 030 / Ano: 1972 / Gênero musical: Canção / Sátira.
Eu sou baixinho, feio e narigudo
dizem que eu sirvo só pra dar recado
mas na verdade eu sirvo para tudo
até chifrudo eu sou se ser casado!
eu tenho chifre mas não tenho queixa,
se bem que a testa fique bem maior
até que é bom quando a mulher ns deixa,
a gente sempre arruma outra melhor.
Essa é a vida que eu sempre quis,
eu sou cornudo mais eu sou feliz,
essa é a vida que eu sempre quis,
eu sou cornudo mas eu sou feliz,
"Pode rir mas mulher quando quer trair trai mesmo,
vocês podem trancar ela dentro do armario
que ela te trai com o cabide!"
"Sábio ditado aquele de pernambuco que diz:
Água de morro abaixo, fogo de morro acima
e mulher quado quer dar ninguem segura!"
Mas infeliz é aquele que acredita
que nunca foi traído por mulher
seja ela, seja ela bonita,
mulher nos trai quando ela bem quiser
mas quem é macho e nunca foi enganado
não trocará de esposa ou de patroa
e com uma só terá sempre passado,
acreditando que ela ainda é boa.
Essa é a vida que eu sempre quis,
eu sou cornudo mais eu sou feliz,
essa é a vida que eu sempre quis,
eu sou cornudo mas eu sou feliz,
Infelizmente existem as amélias
que sendo sérias pela vida a fora
ficam com a gente até ficarem velhas,
quando já é tarde pra mandar-se embora
porém não tarda o dia da verdade,
que escapará de um grito em nossa boca
a frase amarga dessa realidade:
tira os teus seios do prato de sopa.
Essa é a vida que eu sempre quis,
eu sou cornudo mais eu sou feliz!
Take Me Back To Piauí (canção, sátira, 1970) - Juca Chaves - Intérprete: Juca Chaves
Compacto Simples Juca Chaves (Vinil, 7", 33 ⅓) / Título da música: Take Me Back To Piauí / Gravadora: RGE / Nº Álbum: CS-70.433 / Ano: 1970 / Lado A / Gênero musical: Canção / Sátira.
Hey hey, dee dee, take me back to Piauí,
hey hey, dee dee, take me back to Piauí
Adeus Paris tropical, adeus Brigitte Bardot
o champanhe me fez mal, caviar já me enjoou Simonal que estava certo, na razão do patropi,
eu também que sou esperto vou viver no Piauí!
hey hey, dee dee, take me back to Piauí,
hey hey, dee dee, take me back to Piauí
Na minha terra tem Chacrinha que é louco com ninguém
tem Juca, tem Teixeirinha, tem dona Hebe também
tem maçã, laranja e figo
banana quem não comeu,
manga não, manga é um perigo
quem provou quase morreu!
hey hey, dee dee, take me back to Piauí,
hey hey, dee dee, take me back to Piauí
Mudo meu ponto de vista, mudando de profissão,
pois a moda agora é artista
ser júri em televisão
tomar banho só de cuia
comer jaca todo mês,
aleluia, aleluia vou morrer na BR-3!