Mais um dos artistas cearenses que migraram para o Sul no início dos anos setenta, o cantor/compositor Ednardo (José Ednardo Soares Costa Souza) integrava a fração do grupo que se estabeleceu na rua Oscar Freire, no bairro paulistano de Pinheiros. Nesse endereço eles costumavam promover saraus musicais, o que lhes facilitava os contatos com produtores como Júlio Lerner, que os levou ao programa “Proposta”, na TV Cultura, e o radialista Walter Silva, que os encaminhou à Continental.
Nesta empresa, em 73, sob o nome de “Pessoal do Ceará”, eles fizeram um disco que apresentou Rodger Rogério, sua mulher Tetty, Ednardo e o violonista Cirino. Talvez o mais enigmático desses cearenses seria Ednardo, cujo primeiro disco solo, O romance do pavão mysteriozo, gravado em 74, incluía a composição que inspirou este extravagante título.
“Pavão Misterioso” era uma música completamente diferente de tudo o que então estava sendo tocado nas rádios. Com uma interpretação desafiadora do autor, a canção fora baseada em um dos folhetos de cordel mais vendido nas feiras nordestinas. Atribuído a João Camelo de Melo Resende e João Melquíades Ferreira, este folheto conta a história de João Evangelista e da condessa Creuza, uma reclusa, presa por seu pai na torre de um castelo grego. Cego de amor, o herói abandona a casa e a família para libertar a amada, sonhando com a possibilidade de voar num aeroplanopavão.
“Pavão misterioso / pássaro formoso / tudo é mistério nesse teu voar / ah, se eu corresse assim / tantos céus assim / muita história eu tinha pra contar”, diz a letra de Ednardo, em que o voo representa uma tentativa de transpor barreiras, como as da repressão, em plena vigência do AI 5. Não era “Pavão Misterioso” e sim “Carneiro” a música destinada a puxar a venda do disco de Ednardo. Porém, a partir de seu aproveitamento, dois anos depois do lançamento, como tema básico da telenovela surrealista “Saramandaia”, na TV Globo, a composição acabaria se tornando o primeiro e maior sucesso de Ednardo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Pavão Mysteriozo (1976) - Ednardo - Intérprete: Ednardo
LP Saramandaia - Trilha Sonora da Novela da Rede Globo / Título da música: Pavão Mysteriozo / Ednardo (Compositor) / Ednardo (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1976 / Nº Álbum: 403.6089 / Lado A / Faixa 7 / Gênero musical: Canção.
A G D Pavão mysteriozo, pássaro formoso A E Tudo é mistério nesse teu olhar A G D Ah, se eu corresse assim, tantos céus assim A E A Muita história eu tinha pra contar F#m B F#m Pavão mysteriozo nessa cauda aberta em leque Dm Am E7 Me guardar moleque de eterno brincar Am Dm Me poupa do vexame de morrer tão moço Am E A A4 A5m A Muita coisa ainda quero olhar .... F#m Am Am/G Pavão mysteriozo, meu pássaro formoso G C E No escuro dessa noite me ajuda a cantar Am Dm Am Derrama essas faíscas, despeja esse trovão E A A4 A5m A Desmancha isso tudo, que não é certo não
Obs. 1: Migraram para Sudeste, não para o Sul. São Paulo está no Sudeste. No Sul, estão o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. rsrsrs
ResponderExcluirO autor realmente utilizou o famoso cordel homônimo nessa obra, mas fez analogias a outras coisas também: vida, tempo, sonho, existência... e, acreditem, à situação política do Brasil na época. devido à força e ao misticismo da canção, tornou-se a trilha sonora da novela Saramamdaia. Da cultura popular cearense para a imortalidade do cancioneiro nacional.
No cordel, um jovem turco se apaixona por uma grega, enclausurada no alto de uma torre e guardada a sete chaves por um ciumento e possessivo pai. Para chegar até onde sua amada, ele constrói uma máquina voadora, em forma de pavão, e assim consegue chegar até seu grande amor. E muitas aventuras se passam.
Nota: O ritmo da canção é o igualmente famoso maracatu.
Parabéns pelo blog e pela proposta
William Moraes Corrêa (Grupo Foliões). São Luís do Maranhão.
Discordo de você quanto a migrar para o sul. Este pensamento seu é muito comum porém, se pensarmos que migrar para o sul pode significar simplesmente ir na direção sul e não necessariamente para a região sul.
ResponderExcluirAssim, um cearense pode ir para o sul apenas indo para a Bahia.