Codó (Clodoaldo Brito), instrumentista e compositor, nasceu em Cairu BA em 18/09/1913, e faleceu em Niterói RJ em 26/11/1984. Pescador quando criança, seu primeiro violão foi construído com tábuas de caixotes, tendo aprendido a tocar pelo método prático de Canhoto.
Em 1930 estreou como compositor com Minha primeira valsa. Trinta e três anos depois, gravou seu primeiro LP, incluindo 12 músicas suas, pela etiqueta Polydor. Lançou outros cinco LPs com solos de violão e canções, algumas vezes acompanhado por conjuntos rítmicos.
“O jovem Clodoaldo era pescador, como seu pai, no arraial do Cairu, lugar de nome lindo perto de Salvador: Cairu de salinas das Margaridas.Com tábuas de caixote construiu seu primeiro violão. E conseguiu mais dinheiro tocando para turistas do que manejando redes e remos. Largou o mar, ficou com o violão.
Parece sina: morreu como se tivesse tocando, mas para turistas, gente que ouve, da um dinheiro, esquece e vai embora para sempre. Porque nós, brasileiros, nunca aplaudimos Codó o tanto que ele merecia, com aquele seu jeito diferente e “errado” de mexer nas cordas do violão” (depoimento de Maurício Kubrusly, 1983).
Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha; Codó - Clodoaldo Brito.
Salve Codó da Bahia!
ResponderExcluirGrande Mestre do violão.
Amigo pessoal e professor de João Gilberto.
Visite o blog museu de Codó!
Clodoaldobrito.blogspot.com