terça-feira, outubro 01, 2013

Amor não é brinquedo

Amor Não É Brinquedo (samba, 1978) - Martinho da Vila e Candeia - Intérprete: Martinho da Vila

LP Tendinha / Título da música: Amor Não É Brinquedo / Candeia (Compositor) / Martinho da Vila (Compositor) / Martinho da Vila (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1978 / Nº Álbum: 110.0019 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.


Introdução: 

G  F  Em  Dm  C  G
  F  Em  G7  C  G7

A     F#7        Bm                 E7
Se quiser se distrair, ligue a televisão
             A     F#7                       BIS
Amor comigo não              
Bm         E7            A   A7    
Se estás procurando distração      
 D            E7          A       Bm
 o romance terminou mais cedo
C#m       F#°             Bm            F#7      Bm
Peço por favor pra não brincar com meu segredo
           E7              A        Bm                               BIS
Verdadeiro amor não é brinquedo
                        E7
Tens que chorar do meu choro
                                   A
Sorrir no meu riso, sonhar do meu sonho
                                       A7
Versar nos meus versos, cantar no meu coro
                                     D
Pra minha tristeza tens que ser tristonho
                  Dm     
Avise se estás brincando 
                                  C#m
  que eu vou ficar também de brincadeira 
    F#7                             Bm
Não choro teu choro, não sonho teu sonho
               E7                  A   
Não verso teus versos nem marco bobeira
       E7            A
 (Se quiser se distrair...)
                  E7                                    A
Eu te abri o meu peito e deixei penetrar na minha intimidade
                 A7                                   D
Tu conheces meu passado, a minha mentira e a minha verdade
                                              Dm           C#m
Mas se estás deixando furo e não estas se portando com dignidade
               F#7                Bm
Eu fecho essa porta e te deixo de fora
   E7              A           E7            A
Depois curto uma saudade (Se quiser se distrair...)

Romildo

Romildo (Romildo Souza Bastos), compositor e cantor, nasceu em 27/12/1941 na Ilha de Itamaracá, Recife, PE, e faleceu em 14/05/1990 no Rio de Janeiro, RJ. Integrou a Ala de Compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e a Ala dos Compositores da Portela, sendo um dos compositores preferidos da cantora Clara Nunes, que gravou seus maiores sucessos. Faleceu precocemente, vítima de um infarto.

Em 1974, Elza Soares gravou Primeiro eu (c/ Toninho Nascimento), no LP Quem é bom já nasce feito, pela gravadora Tapecar. Neste mesmo ano Clara Nunes interpretou Conto de areia (c/ Toninho Nascimento), que logo se tornou um grande sucesso em todo o país. Ainda neste ano, Elizeth Cardoso gravou AroeiraCuíca e viola, Flor misteriosa e Água de sereno, todas em parceria com Toninho Nascimento e incluídas no LP Feito em casa, lançado pela gravadora Copacabana.

No ano de 1975, Clara Nunes no disco Claridade gravou com sucesso outra parceria da dupla Romildo e Toninho, A deusa dos Orixás.

Em 1976 Elizeth Cardoso gravou de sua autoria Rio seco, parceria com Toninho Nascimento. Neste mesmo ano Clara Nunes interpretou Fuzuê, parceria com Toninho Nascimento.

No ano de 1977, Clara Nunes, incluiu no LP As forças da natureza outra composição: Senhora das Candeias (com Toninho Nascimento).

Roberto Ribeiro gravou Partilha (c/ Sérgio Fonseca), em 1979, uma das músicas mais executadas no rádio naquele ano.

Em 1981, Clara Nunes interpretou Congada (c/ Toninho Nascimento). No ano seguinte, a mesma cantora incluiu em seu disco Nação, duas composições suas em parceria com Toninho Nascimento: Menino velho e Vapor de São Francisco, ambas com grande sucesso.

Em 1983, Jorginho do Império gravou Casa de cômodo (com Noca da Portela e Toninho Nascimento) no LP Viva meu Samba.

No ano posterior, foi lançado pela Coca-Cola um disco em homenagem ao natal. No LP Pagode de Natal - A noite feliz dos bambas, o cantor Joel de Castro interpretou Natal de fantasia, música de sua autoria em parceria com Ney Alberto e Edson Show.

Em parceria com Edson Show foi vencedor de um dos sambas-enredo mais cantados da Mocidade Independente de Padre Miguel, Tem muamba, cordão de ouro, chapéu, anel de bamba.... Agepê gravou de sua autoria Batuque de semba (com Alex e Paulinho Rezende).

Em 1986, Agepê voltaria a gravar mais uma de suas composições, desta vez A rainha Ginga (c/ Sérgio Fonseca), que fez razoável sucesso. No ano seguinte, o cantor gravou outra parceria da dupla Romildo/Sérgio Fonseca, São Jorge da Costa da Mina.

Ainda em 1987, Marquinhos Satã incluiu Um samba sem dó (c/ Paulinho Rezende), no LP lançado pela gravadora Ariola.

Em 1989, a gravadora EMI lançou o LP Clara Nunes -  O canto da guerreira, disco no qual foram compilados alguns sucessos da cantora, entre eles Conto de areia e A Deusa dos Orixás.

No ano seguinte, Noca da Portela e Mussum interpretaram Cabeça-de-porco (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento) no disco Brasilidade, de Noca da Portela e Roberto Serrão, pela gravadora Fama.

No ano de 1994, a gravadora EMI lançou série Dois em um - Clara Nunes, disco no  qual foram incluídas as músicas Menino velho e Vapor de São Francisco.

No ano seguinte, no disco Clara com vida, produzido por Paulo César Pinheiro em homenagem à cantora, foi acrescentada a voz de Milton Nascimento na música Conto de areia.

Em 1997, Mart'nália no disco Minha cara, regravou Conto de areia.

Em 2002, foi lançado o livro Velhas Histórias, memórias futuras (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor faz várias referências ao compositor.

No ano de 2003, Nilze Carvalho interpretou A deusa dos Orixás no CD Um ser de luz - saudação à Clara Nunes.

Em dezembro de 2004 o Cecip (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular) e o Museu da República, apresentaram o evento "Cheio de cantigas" dentro do  "Projeto puxando conversa". O evento exibiu o vídeo que retrata a vida e a obra do compositor Romildo. Na ocasião, vários amigos e parceiros fizeram a tradicional roda de samba que acompanha as edições do projeto. O evento, em homenagem a Romildo falecido na década de 1990, reuniu diversos sambistas.

Em 2008 a gravadora EMI, em parceria com a Globo Marcas, lançou o DVD Clara Nunes - Os musicais do Fantástico das década 70/80, no qual foram compilados os clipes produzidos pela emissora nas décadas de 1979 e 1980 para o programa Fantástico, trabalho no qual foram incluídos os clipes Conto de areia e A Deusa dos Orixás, sobre suas compisções em aprceria com Toninho Nascimento.


Obra

A rainha Ginga (c/ Sérgio Fonseca), Água de sereno (c/ Toninho Nascimento), Aroeira (c/ Toninho Nascimento), Batuque de semba (c/ Alex e Paulinho Rezende), Cabeça-de-porco (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento), Casa de cômodo (c/ Noca da Portela e Toninho Nascimento), Cipriana (c/ Paulo César Pinheiro), Congada (c/ Toninho Nascimento), Conto de areia (c/ Toninho Nascimento), Cuíca e viola (c/ Toninho Nascimento), Deusa dos Orixás (c/ Toninho Nascimento), Ela não vai gostar de mim (c/ Toninho Nascimento), Flor misteriosa (c/ Toninho Nascimento), Fuzuê (c/ Toninho Nascimento), Menino velho (c/ Toninho Nascimento), Meu improviso (c/ Sérgio Fonseca), Natal de fantasia (c/ Edson Show e Ney Alberto), Partilha (c/ Sérgio Fonseca), Primeiro eu (c/ Toninho Nascimento), Rio seco (c/ Toninho Nascimento),  São Jorge da Costa da Mina (c/ Sérgio Fonseca), Senhora das Candeias (c/ Toninho Nascimento), Tem muamba, cordão de ouro, chapéu, anel de bamba (c/ Edson Show), Um samba sem dó (c/ Paulinho Rezende), Vapor de São Francisco (c/ Toninho Nascimento)

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.
CAMPOS, Conceição. A letra brasileira de Paulo César Pinheiro: uma jornada musical. Rio de Janeiro: Editora Casa da Palavra, 2009.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira - erudita, folclórica e popular. 2 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira - erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
SEVERIANO, Jairo e MELO, Zuza Homem de. A canção no tempo. 2. v. São Paulo: Editora 34.


Fontes: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira; O NORDESTE - Enciclopédia Nordeste - Romildo.