domingo, julho 20, 2008

Conjunto Farroupilha


Conjunto vocal organizado na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre RS, em 1948, com Danilo Vidal de Castro (Porto Alegre 1927—), Tasso José Bangel (Taquara RS 1931—), Iná Bangel (Porto Alegre 1933—), Estrela d’Alva Lopes de Castro (Livramento RS 1934—) e Alfeu, depois substituído por Sidney Morais (Sidney do Espírito Santo, Sorocaba SP 1925—), que mais tarde integrou o conjunto Três Morais.

Começaram interpretando o repertório típico do Rio Grande do Sul, aderindo na década de 1960 à bossa nova, fazendo então vocalizações menos ortodoxas. Em 1952 gravaram o LP Gaúcho, na Copacabana, lançando ainda Gaúchos em hi-fi, em 1957, Gaúchos na cidade e Os Farroupílhas em hi-fi, pela Columbia, e Os Farroupilhas, pela Fermata, em 1963, com Bolinha de sabão (Orlandivo e Adílson de Azevedo), A menina da trança (Tasso Bangel), Azul contente (Walter Santos e Teresa Sousa) e Moça da chuva (Paulinho Nogueira e Rita Moreira), entre outras.

Excursionaram várias vezes ao exterior. Na década de 1960 tiveram programa exclusivo na TV Record, de São Paulo SP, e, depois que Sidney saiu do conjunto, por volta de 1963, Tasso e Danilo passaram a se dedicar à sua gravadora Farroupilha, depois extinta.

CD

Presença do Conjunto Farroupilha (CD duplo), 1991, Columbia 85007212.

Fonte: Enciclopédia da Música Popular -Art Editora e PubliFolha.

Luís Eça

Luís Eça (Luís Mainzi da Cunha Eça), instrumentista e arranjador, (Rio de Janeiro RJ 3/4/1936—id. 25/5/1992), começou a estudar piano com cinco anos de idade, e teoria musical com dez anos. A partir de 1953 passou a trabalhar como pianista na boate Plaza, no Rio de Janeiro.

Em 1958 foi a Viena, Áustria, com bolsa de estudos fornecida pelo governo brasileiro. Quatro anos depois organizou o Tamba Trio, com o baterista Hélcio Milito e o contrabaixista Otávio Bailly, depois substituído por Bebeto (Adalberto José de Castilho e Sousa). O trio realizou no Bottle’s Bar, no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, a primeira série de pocket-shows da época.

Ainda em 1962 excursionaram pelos EUA e Argentina. De volta ao Brasil, fizeram várias gravações e viagens. Em 1969, voltando ao Brasil depois de longa temporada nos EUA, passou a integrar o conjunto Sagrada Família, que excursionou pelo México.

Na década de 1970, destacou-se como um dos pianistas mais requisitados pelas casas noturnas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 1992 realizou uma série nacional de concertos para cordas, com orquestrações de sua autoria e regência de Marinho Boffa.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.