segunda-feira, junho 04, 2018

Benê Nunes - Biografia

Benê Nunes (Benedito Francisco José de Sousa da Penha Nunes da Silva), instrumentista e compositor nasceu no Rio de Janeiro RJ em 16/11/1920 e faleceu em 07/06/1997. Começou a tocar piano aos quatro anos de idade, mas estudou música apenas seis meses, continuando a aperfeiçoar-se de ouvido.

Aos sete anos apresentou-se no programa Hora Infantil, da Rádio Cajuti, executando Pé de anjo(Sinhô) e foi contratado pela emissora, onde permaneceu durante seis meses. Voltou a atuar profissionalmente aos 14 anos, tocando em gafieiras.

Em 1945 integrou o conjunto Milionários do Ritmo, de Djalma Ferreira, e estreou no cinema no ano seguinte, aparecendo na produção da Atlântida Mãe, de Teófilo de Barros. Participou de vários filmes, tendo ficado conhecido como o pianista-galã do cinema e do rádio brasileiros.

Sob a direção de Watson Macedo, apareceu em Carnaval no fogo, em 1949, e em Aí vem o barão, em 1951, ambos da Atlântida. Em 1952 participou de Barnabé, tu és meu, de José Carlos Burle, e foi o ator principal do filme O rei do samba, de Luís Santos, interpretando o papel do compositor Sinhô. Ainda em 1952, atuou ao lado de Adelaide Chiozzo no filme É fogo na roupa, de Watson Macedo.

Formou uma orquestra, considerada a maior da América do Sul, com 32 figuras. Um de seus grandes sucessos foi o choro-maxixe Gostosinho, gravado na Continental.

No início do movimento da bossa nova, promoveu em sua casa várias reuniões musicais. Em 1984 apresentou-se profissionalmente pela última vez, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, num recital em companhia da pianista Laís de Sousa Brasil. Depois tocou somente em espetáculos beneficientes.

Aposentado como delegado fiscal do governo, viveu seus últimos anos, com a família, em seu apartamento no bairro carioca de Botafogo.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Perinho Albuquerque - Biografia

Perinho Albuquerque - 1978
Perinho Albuquerque (Péricles de Albuquerque), instrumentista e arranjador, nasceu em Salvador BA em 25/04/1946. Aprendeu sozinho violão e guitarra, e no início da década de 1960 atuou no conjunto de Raul Seixas, Os Panteras, em Salvador.

De 1963 a 1967 tocou com Carlito e sua Orquestra, passando em 1972 a acompanhar Caetano Veloso em shows e gravações, ano em que estreou como arranjador e músico no LP Drama, da cantora Maria Bethânia, lançado pela Philips.

Em 1974, fez os arranjos para os LPs Cantar, de Gal Costa, Sinal fechado, de Chico Buarque, e Temporada de verão, de Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 1975, no LP Jóia, de Caetano Veloso, estreou como compositor, em parceria com o cantor, na música Guá, e foi diretor de produção desse disco e do LP Qualquer coisa, também de Caetano Veloso, ambos lançados na mesma época.

Também arquiteto, é armador de navios em ltapuã BA.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Alfredo Albuquerque - Biografia

Alfredo (Rev.Fon-Fon 1909)
Alfredo Albuquerque, ator, cantor e compositor, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 11/02/1884 e faleceu em 03/07/1934. Ator e humorista no início deste século, estudou na Universidade de Coimbra, em Portugal, adquirindo o sotaque português, que o caracterizou no palco.

Ingressou no teatro musicado do Rio de Janeiro na primeira década do século, lembrando-se o compositor Buci Moreira de tê-lo conhecido na casa de Tia Ciata, baiana da Cidade Nova, que promovia festas em que se reuniam os pioneiros do samba carioca.

Foi o autor da versão brasileira do one-step norte-americano Caraboo (Sam Marshall), trazido ao Brasil em 1913 pelo jamaicano Sam Lewis. Adaptada por Alfredo Albuquerque, a canção foi o maior sucesso do Carnaval de 1916. Gravada pelo cantor Roberto Roldán, na Odeon, tornou-se também um dos números de êxito da dupla Os Geraldos, cançonetistas que se apresentavam em casa de chope da Lapa e no teatrinho do Passeio Público.

Entre 1928 e 1930, gravou na Odeon diversos discos de cançonetas, paródias, monólogos e cenas cômicas, muitos de sua autoria. Gravou também na Parlophon em 1930, inclusive em parceria com o cômico Pinto Filho (por exemplo as cenas comicas Sou de circo, de Pinto Filho, e O barbeiro Ananias, de Bastos Tigre — Parlophon 13.164) e como intérprete lançou, em 1928, o samba Olha ele, cuidado (Heitor dos Prazeres), cuja letra se referia ao pianista e compositor Sinhô.

Autor da valsa Ave Maria, morou algum tempo em Belém PA, onde se apresentou em teatros como humorista e cantor, em dupla com Isabel Lopes. Na mesma cidade atuou como diretor artístico do Teatro Bar Paraense.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora - PubliFolha.

Morris Albert - Biografia


Morris Albert (Maurício Alberto Kaiserman), cantor, compositor e instrumentista nasceu em São Paulo SP em 07/09/1951. Após apresentações esporádicas como cantor, violonista e membro de diversos conjuntos, obteve seu primeiro grande sucesso em 1973 como compositor: sua canção Feelings popularizou-se como tema da novela Corrida do ouro, da TV Globo.


Por exigência da gravadora, Copacabana Beverly Discos, viu-se compelido a adotar nome inglês, que passou a ser seu nome profissional. Feelings vendeu mais de 300 mil exemplares no Brasil, na América Latina e nos EUA. Uma versão em castelhano, gravada pelo autor com o título Sentimientos, vendeu 25 mil exemplares de uma tiragem inicial no México e valeu ao autor um Disco de Ouro.

Feelings foi ainda a faixa-tftulo de um LP gravado pelo autor nos EUA, onde também lhe conferiram um Disco de Ouro; na Inglaterra obteve um Disco de Prata com a mesma produção. Entre os cantores que gravaram Feelings nos EUA estão Frank Sinatra, Johnny Mathis, Bobby Winton, Andy Williams, Dionne Warwick, e, entre as orquestras, Paul Mauriat, Ray Connif, e Percy Faith. Ao todo, Feelings vendeu cerca de 10 milhões de discos no mundo e rendeu ao autor cerca de 4 milhões de dólares.

Em julho de 1975, gravou nos EUA outro compacto, pela Charger Records Beverly, com novo sucesso de linha melódica semelhante a Feelings: Leave me. Também foram sucessos Conversation (1977), She's my girl (1978) e Gonna love you more, regravada pelo guitarrista norte-americano George Benson em 1979.

Radicado em Toronto, Canadá, continua compondo, gravando discos e se apresentando emshows, inclusive no Brasil; em 1977 lotou o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e em 1996 apresentou-se no Dinho’s Place em São Paulo SP.


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.

She's my girl - Morris Albert


She's My Girl (1976) - Morris Albert - Intérprete: Morris Albert

LP Morris Albert / Título da música: She's My Girl / Morris Albert (Compositor) / Morris Albert (Intérprete) / Gravadora: Beverly / Ano: 1976 / Nº Álbum: BLP 9102 / Lado B / Faixa 1.


INTRO : Dm7 G7 :C7+ Am7 :Dm7 G7 :C7+ Am7 
Dm7      G7
She's my girl
C7+      Am7
When the sun goes down
Dm7        G7
When the moon comes up
C7+      A   :
When the light is off.
Dm7      G7
She's my friend
C7+    Am7
When I need a friend
Dm7      G7
When I want her love
Gm      A A/G F#7/11+ :
I can have.__
F7+                               Em7
OOH!!____ We've got everything we need    [WE NEED]
Dm7
We share everything we have
F/G              C7+
We have sadness and happiness
A4/7     A7  :
Oh! Darling.
F7+                             Em7
OOH!!____ We cry and laugh everytime    [EVERYTIME]
Dm7
We love all the love we feel
F/G                  Bb/C  :
And we feel all the love we make.
C7+
NA NA NA NA NA NA
Dm7               :
NA NA NA NA NA NA NA NA
Em7                   Ebm7:
NA NA NA NA NA NA   NANA__
Dm7               :
NA NA NA NA NA NA
C7+
NA NA NA NA NA NA
Dm7       
NA NA NA NA NA NA NA NA
Em7
NA NA NA NA NA NA
A4/7              A7 :
NA NA NA NA NA NA NA NA.
Dm7      G7
She's my girl
C7+      Am7
When the sun goes down
Dm7        G7
When the moon comes up
C7+      A   :
When the light is off.
Dm7      G7
She's my woman
C7+    Am7
When I need a woman
Dm7       G7
When my body is asking
Gm     A A/G F#7/11+ :
We can love.__
F7+                              Em7
OOH!____ We've got everything we need    [WE NEED]
Dm7
We share everything we have
F/G              C7+
We have sadness and happiness
A4/7     A7  :
Oh! Darling.
F7+                            Em7
OOH!____ We cry and laugh everytime    [EVERYTIME]
Dm7
We love all the love we feel
F/G                  Bb/C  :
And we feel all the love we make.
C7+
NA NA NA NA NA NA
Dm7               :
NA NA NA NA NA NA NA NA
Em7                   Ebm7:
NA NA NA NA NA NA   NANA__
Dm7               :
NA NA NA NA NA NA

C7+              
NA NA NA NA NA NA               \
Dm7                       :
NA NA NA NA NA NA NA NA         :
C7+                             \  Repeat 2 Times
NA NA NA NA NA NA               /
Dm7               :       :  and FADE OUT.
NA NA NA NA NA NA NA NA         /