sexta-feira, março 11, 2011

Preto Rico

Preto Rico
Preto Rico (Jorge Henrique dos Santos), compositor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 4/2/1923, e faleceu na mesma cidade, em 20/9/2009. Fazia sambas nas esquinas, quando foi descoberto por Geraldo Maroim, que o levou para a escola de samba "Os Filhos do Deserto", do subúrbio de Lins.

Deixou a escola — que se fundira com a Flor de Lins, tornando-se Sociedade Esportiva Lins Imperial — e foi para o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, em 1957, e, no mesmo ano, compôs o samba A velha baiana (com Moacir da Silva).

Participou das rodas de samba de cordões e escolas de samba, e foi presidente da ala dos compositores da Mangueira em 1968 e 1969. Com Jajá e Manuel, compôs o samba-enredo Lendas do Abaeté, apresentado pela escola no Carnaval de 1973, seguido de Mangueira em tempo de folclore, com os mesmos parceiros, para o Carnaval de 1974.

Nesse ano, gravou para a Marcus Pereira seus sambas A velha baiana e Lendas do Abaeté, no LP História das escolas de samba: Mangueira.

Em 1981 participou deu m show da Funarte, com Xangô da Mangueira, Padeirinho, Nelson Sargento e Babaú, apresentado em diversas cidades — Rio de Janeiro, São Paulo SP, São Bernardo do Campo SP, e outras.

Obras 

Lendas do Abaeté (c/Jajá e Manuel), samba-enredo, 1973; Mangueira é uma só, 1996; Mangueira em tempo de folclore (c/Jajá e Manuel), samba-enredo, 1974; A velha baiana (c/Moacir da Silva), samba, 1957.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira.