sábado, outubro 15, 2011

Amante profissional

Amante profissional (1985) - Roberto Lly - Intérprete: Herva Doce

Compacto simples (vinyl, 7") Herva Doce ‎– Amante Profissional / Não Me Use / Título da música: Amante Profissional / Roberto Lly (Compositor) / Herva Doce (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1985 / Nº Álbum: 101.0996 / Lado A / Gênero musical: Rock.


Tom: D  

Intro: ║ D : G : A : G ║

D 
Alô? 
G         A 
Alô, quem é que tá falando? 
G          
É o amante profissional 
D              RIFF1 
Como é que você é, hein? 

RIFF1

e║------------------║
B║------------------║
G║------------------║
D║------------------║
A║----2--3----------║
E║----------2--3----║


G             A 
Moreno alto,    bonito e sensual 
D               G 
Talvez eu seja a solução do seu problema 
A            G       A     D  RIFF1
Carinhoso,    bom nível social 
G           A 
Inteligente    e à disposição 
D               G 
Para um relacionamento íntimo e discreto 
A         G      A      D 
Realize    seu sonho sexual 

Bm               G 
Pra qualquer tipo de transação 
Bm             A 
Sem compromisso emocional só financeiro 
Bm           G 
E o endereço pra comunicação 
F#m       G          A        D 
Prá caixa postal do amante profissional 

         : D 
Refrão:  : Amor sem preconceito 
 (2X)    : G            A 
         : Sigilo total, sexo total 
         : G      A          D 
         : Amante profissional

Marcelo Bonfá


Marcelo Bonfá ou Bonfá (Marcelo Augusto Bonfá), baterista, nasceu em Itapira, SP, em 30/01/1965. Filho de um funcionário do Banco do Brasil, Marcelo passou a infância no interior paulista até 1977 quando foi morar em Brasília.

Tocou em outras bandas como Blitz 64 e Dado e o Reino Animal antes de formar a Legião Urbana junto com Renato Russo em 1981.

No ano de 2000 Marcelo Bonfá lançou seu primeiro trabalho solo, O Barco Além do Sol, pela gravadora Trama, tendo vendagem superior a 30.000 cópias.

Em 2004 lançou o seu segundo trabalho solo intitulado Bonfá + Videotracks distribuído pela EMI.

O último álbum solo se chama Mobile e foi lançado em 2007 no formato digital. Em todos seus discos solos, Bonfá contou com a parceria do letrista Gian Fabra.

Tem um filho, João Pedro Bonfá (nascido em 1988), também músico, fruto de seu relacionamento com a atriz Isabela Garcia.

Discografia


Solo

2000 O Barco Além do Sol
2004 Bonfá + Videotracks
2007 Mobile (Marcelo Bonfá)

Com a Legião Urbana

1985 Legião Urbana
1986 Dois
1987 Que País é Este
1989 As Quatro Estações
1991 V
1992 Música Para Acampamentos
1993 O Descobrimento do Brasil
1996 A Tempestade ou O Livro dos Dias
1997 Uma Outra Estação
1998 Mais do Mesmo
1999 Acústico MTV
2001 Como é Que Se Diz Eu Te Amo
2004 As Quatro Estações Ao Vivo

Fonte: Wikipédia.

Renato Russo


Renato Russo (Renato Manfredini Júnior), cantor e compositor, nasceu no Rio de Janeiro em 27/03/1960, e faleceu na mesma cidade, em 11/10/1996. Adotou o nome artístico de "Renato Russo" como homenagem ao filósofo inflês Bertrand Russel, ao pintor francês Henri Rousseau e ao filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau.

Filho do economista Renato Manfredini, funcionário do Banco do Brasil e de Dona Maria do Carmo, professora de inglês, aprendeu esse idioma desde pequeno, quando morou, dos 7 aos 10 anos, em Nova York. Nova transferêcia do pai levou o menino, já com 13 anos, a Brasília que tanto marcou sua música. Renato teve uma infância e adolescência de classe média alta, típica do pessoal das bandas de Brasília. Entre os 15 e os 17 anos enfrentou várias operações e viveu entre a cama e a cadeira de rodas, combatendo uma doença óssea rara chamada epifisiólise.

Em 78, inspirado pelo Sex Pistols, Renato formou o Aborto Elétrico, que no vai e vem de integrantes, contou com participações de Fê e Flavio Lemos (depois do Capital Inicial), Ico Ouro Preto e André Pretorius. Em 82 abandonou o Aborto Elétrico e passou a fazer trabalhos solos. Neste período ficou conhecido como "O Trovador Solitário". Quando a lendária "cena de Brasília" já era uma força underground reconhecida, Renato Russo formou a Legião Urbana com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixavam a banda e entrava Dado Villa-Lobos.

Quando Renato Rocha se juntou a banda em 84, a Legião Urbana já havia se apresentado diversas vezes em Brasília, notadamente nos célebres shows no Circo Voador, no Rio de Janeiro e no Napalm, em São Paulo. O sucesso de seus shows levou rapidamente a um contrato com a EMI-Odeon. No primeiro dia do ano seguinte saiu o primeiro álbum, Legião Urbana, que emplacou os hits Geração Coca-ColaAinda é cedo e Será.

Com seus refrões poderosos e letras que falavam de inseguranças emocionais e do niilismo da geração crescida durante o regime militar, a Legião Urbana bateu fundo nos anseios dos jovens brasileiros. A receita foi aperfeiçoada no álbum seguinte, Dois, melhor tocado, melhor gravado e mais elaborado. Sucessos como Eduardo e Mônica e Quase sem querer falavam uma língua que qualquer jovem urbano brasileiro dos anos 80 podia entender e se identificar.

Dois consolidou Renato Russo como um dos maiores popstars do país. Já na turnê desse segundo disco, começou a aparecer o Renato Russo estrela: seus shows incluíam discursos pregadores (o adjetivo "messiânico" aparecia em nove entre dez matérias sobre o grupo) e um alto consumo de drogas e álcool.

Em 1987 sai terceiro álbum, Que País É Este, gerando hits como Faroeste caboclo, e mais uma turnê nacional abarrotada. Em 89, sai As Quatro Estações que inaugura a fase mais madura da banda, tanto no som, menos pop, como nas letras, abordando assuntos como AIDS e homossexualismo. Em Meninos e meninas, Renato sugere bissexualidade. Logo depois, numa história entrevista à revista Bizz, Renato confirmava o fato.

V, lançado em 91, veio carregado de uma tristeza que refletia a instabilidade emocional-psicológica vivida por Renato. A turnê que se seguiu teve que ser interrompida devido ao seu precário estado de saúde.

O Descobrimento do Brasil, de 93, acabou sendo o último disco da banda (A Tempestade, é um disco solo de Renato com participações de Dado e Bonfá). A partir de Descobrimento, Renato deu vazão a seus projetos solo e lançou The Stonewall Celebration Concert e Equilíbrio Distante.

O primeiro, cantado em inglês, foi homenagem ao grande amor de sua vida que morreu de overdose. Renato faz então seu disco mais militante ao som o orgulho de ser gay, ao som de covers da Broadway e Madonna. Stonewall é o nome de um bar nova-iorquino onde, num célebre acontecimento em 69, gays se rebelaram contra a ação política. Equilíbrio Distante traz Renato interpretando canções de música italiana, uma das manias recentes do cantor.

Renato era HIV positivo desde 1990, mas nunca assumiu publicamente a doença. Desde a época de Descobrimento do Brasil, Renato andava recluso e arredio e evitava a imprensa. As suspeitas se comprovaram em 11 de outubro de 1996 com sua morte por broncopneumopatia, septicemia e infecção urinária - consequências da AIDS -, pesando só 45 quilos.

Fontes: Casa do Bruxo; Pais e Filhos; Wikipedia.

Dado Villa-Lobos


Dado Villa-Lobos (Eduardo Dutra Villa-Lobos), instrumentista e compositor, nasceu em Bruxelas, Bélgica, no dia 29 de junho de 1965. É sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos. Assumiu a guitarra da Legião Urbana em 1983. Antes tocou na banda Dado e o Reino Animal até substituir Ico Ouro-Preto, às vésperas da gravação do primeiro LP da Legião.

É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: A tempestade (ou O Livro dos Dias) , Uma outra estação e Como é que se diz eu te amo.

Em 1993, lançou junto com André Mueller (Plebe Rude) a gravadora independente Rock it!, que trabalhou com Toni Platão, Humberto Effe, Dinho Ouro Preto, Los Hermanos e Fausto Fawcett.

É autor das trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca), Bufo & Spallanzani (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami - e Pro Dia Nascer Feliz (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006.

Em 2006, lançou seu primeiro disco solo, Jardim de Cactus ao Vivo, no projeto “MTV Apresenta”.

Fontes: Cliquemusic; Wikipedia