quinta-feira, setembro 27, 2012

Manoel Barenbein

Manoel Barenbein, produtor, nasceu em Ponta Grossa, Estado do Paraná, em 1942. Começou trabalhando na gravadora RGE, onde fez assistência de produção e, posteriormente, produção de discos. Ali, produziu grandes nomes, como Toquinho e Chico Buarque.

Em 1967, foi contratado pela Philips (mais tarde PolyGram e, hoje, Universal). Logo na chegada, produziu os LP’s com as canções selecionadas para o III Festival de MPB da TV Record, naquele ano.

Não demorou muito e se envolveu com os artistas baianos, encarregando-se da produção da maioria dos discos tropicalistas, a começar pelo álbum coletivo Tropicália ou Panis et Circensis.

Na seqüência, produziu Jair Rodrigues, Ronnie Von, Erasmo Carlos e Rita Lee. Persuasivo, Barenbein conseguiu convencer o relutante Chico Buarque a gravar as próprias músicas pela primeira vez. Fez ainda direção artística para Elis Regina.

Em 1971, foi para a Itália fazer assistência de produção. Dois anos depois voltou para a Philips e, posteriormente, para a RGE, onde produziu música romântica comercial cantada em inglês por cantores brasileiros: Harmony Cats, David Robinson (Dudu França), Tony Stevens (Jessé) e Mark Davis (Fábio Jr.).

Afastou-se do meio discográfico nos anos 80. Tentou ser produtor independente de música, e acabou criando uma produtora de vídeo. Atualmente, trabalha com sonorização de novelas da TV Record.

Fonte: http://tropicalia.com.br