domingo, fevereiro 02, 2014

Inauguração da Rádio Nacional: o evento

Fotos: Elisa Coelho, a magnífica intérprete de canções brasileiras, quando era apresentada por Celso Guimarães, um dos melhores "speakers" com que conta atualmente o Rio; Bidu Sayão, a maior cantora do Brasil e uma das melhores do mundo, emprestou brilho excepcional à inauguração da PRE-8, cantando duas lindas canções; Orlando Silva, o inconfundível cantor de nossa música sentimental e um dos grandes sucessos da noite de estreia da PRE-8.


Eis aqui, amigos, amantes da MPB e arqueólogos musicais, mais uma reportagem da revista CARIOCA intitulada "Do Rio para todo o Brasil", de 19/9/1936, sobre a festa da inauguração da PRE-8, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ocorrida em 12/9/1936, e, que bom: com fotos ...

"Teve um brilho excepcional a inauguração da Sociedade Rádio Nacional. No estúdio do edifício de "A Noite", além de vários membros do governo, representantes de altas autoridades, deputados, vereadores, delegações de instituições culturais, de sociedades difusoras, artistas e membros de letras, compareceram as mais representativas figuras da sociedade brasileira.

Fotos: Bob Lazy, o interessante intérprete de "foxes" gênero "hot", cantando acompanhado por Pereira Filho, "The music goes round and around"; a cantora paulista Roxane, interpretando canções francesas, foi, acompanhada pela orquestra, sob a direção de Romeu Ghipsman.
Entre os presentes se notavam o presidente do Senado Federal, embaixadores da França, Portugal e Japão; ministros de Estado, presidente da Academia Brasileira, da Câmara Municipal, da Associação Brasileira de Letras, diretor do Departamento Nacional de Propaganda e Difusão Cultural e várias outras personalidades de relevo.

A solenidade foi iniciada executando-se o Hino Nacional pela orquestra do Teatro Municipal. Em seguida, falou o Dr. Medeiros Netto, presidente do Senado. Seguindo com a palavra, abençoando a Rádio Nacional, o Cardeal Arcebispo, falou do Palácio de S. Joaquim, ao microfone da PRE-8. (À direita Nuno Roland - catarinense de Joinville -, grande intérprete de nossa música, que cantou pela 1a. vez no Rio).

Fotos: Sylvinha Mello, como intérprete do nosso folclore, é um dos mais destacados nomes do "cast" da PRE-8. Na inauguração da nova estação, Sylvinha foi um dos grandes sucessos; Amalia Diaz, a intérprete de tangos da PRE-8, apresentando uma interessante música argentina; o samba tem em Aracy de Almeida uma de suas maiores intérpretes. Inaugurando a PRE-8 e cantando um samba carioca, ela mais uma vez reafirmou a sua incomparável interpretação.


Falaram a seguir, proferindo expressivas orações, o embaixador de Portugal, na qualidade de sub-decano do corpo diplomático; o ministro da Educação, como orador oficial da cerimônia; os embaixadores da França e do Japão e o representante do embaixador argentino; presidente da Câmara Municipal o diretor do Departamento Nacional de Propaganda, o presidente da Confederação de Radiodifusão, o presidente da A. B. I., o Sr. Castellar de Carvalho, nosso companheiro de "A Noite", e o diretor-presidente da Sociedade Rádio Nacional, Dr. Cauby de Araújo.

Fotos: A inauguração da Rádio Nacional foi prestigiada pela presença de grande número de pessoas da nossa melhor sociedade, como se pode avaliar pela fotografia; Sônia Carvalho, a querida estrela de São Paulo, cantando um samba, acompanhada pelo Regional da PRE-8, com Pereira Filho e Dante Santoro.

 Os destacados cantores do elenco do Municipal, Bidu Sayão, Maria de Sá Earp, Giuseppe Danise, Bruno Landi, Aurélio Marcato, a ilustre pianista Dyla Joseti, o conhecido artista Mário de Azevedo e a orquestra do Teatro Municipal executaram a parte de honra do programa musical, a que se seguiram os demais números a cargo do "cast" da Rádio Nacional, que se inaugurou assim com um acontecimento mundano de raro brilho e grande repercussão."

Dolly Ennor cantando a música de câmera - "La Wally", que obteve um dos maiores sucessos da noite.


Eis a inauguração da famosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1936, cujo evento aqui é ilustrado pela revista CARIOCA, com fotos de alguns artistas, alguns esquecidos pelos brasileiros, que nem sequer possuem uma biografia digna aqui na NET. Boa Noite!


Fonte: CARIOCA, de 19/9/1936 (texto atualizado e fotos).