quarta-feira, outubro 05, 2011

Leoni

Leoni (Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior), instrumentista, cantor, compositor, baixista e escritor, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 08/04/1961. Começou a tocar baixo aos 16 anos, quando formou com amigos da escola o seu primeiro grupo de rock, chamado "Chrisma".

Em 1981 iniciou como baixista e principal compositor da banda Kid Abelha juntamente com George Israel, Paula Toller, e mais tarde Bruno Fortunato.

Em 1986, depois de quatro discos de ouro, com vontade de cantar suas próprias composições, saiu do Kid Abelha para fundar o Heróis da Resistência. Com os Heróis lançou três discos, conquistou um disco de ouro e estourou os hits Só Pro Meu Prazer e Double de Corpo. Conforme o tempo ia passando, e os objetivos dos integrantes foram se divergindo, a banda se desfez.

Em 1993 partiu para a carreira solo, lançando a canção Garotos II que se manteve seis meses nas paradas de sucesso em todo o país, o que já havia acontecido outras dezesseis vezes, como com Fixação, Só pro Meu Prazer, Como eu quero, Exagerado, Doublé de Corpo e A fórmula do amor. Ainda no mesmo ano fez sucesso com a música Carro e grana, que exaltava o ritmo pop reggae do momento. Teve alguns parceiros de renome como Cazuza, Herbert Vianna, Leo Jaime, Paula Toller, Roberto Frejat, Ney Matogrosso, Vinícius Cantuária, Paulinho Moska e Rodrigo Maranhão.

Em 1995 lançou o livro Letra, Música e Outras Conversas, onde entrevista e conversa com oito artistas consagrados de sua geração (Renato Russo, Herbert Vianna, Lobão, Frejat, Adriana Calcanhotto, Marina, Samuel Rosa e Nando Reis) sobre o processo de criação dos compositores.

Em 2002, depois de oito anos sem lançar um álbum completo, montou o selo Batuque Elegante por onde lançou "Você Sabe o que eu quero dizer", um CD com canções inéditas e ritmo brasileiro. Desse álbum se destacam Fotografia, Temporada das flores, As Cartas que eu não mando e Melhor pra mim.

Em 2003, percebendo que nem sempre o público reconhecia suas músicas como sendo de sua autoria, resolveu gravar um CD reunindo seu repertório. Foi um projeto visando informar ao público qual foi sua contribuição para a música brasileira. O disco foi batizado de Áudio-retrato por essa razão, sendo produzido pelo maestro Eduardo Souto Neto, e tendo participações de Leo Jaime em Lágrimas e chuva, Dinho Ouro Preto em Garotos II - O outro lado, Rodrigo Maranhão em Falando de amor e Herbert Vianna na inédita Canção pra quando você voltar, feita por Leoni para o amigo após o acidente de avião. Lançado pela Som Livre, logo o CD se tornou um sucesso de vendas e impulsionou a carreira de Leoni, ampliando muito seu público e sua agenda de shows.

Em 2005, devido ao sucesso do álbum anterior, lançou o CD e DVD Ao Vivo. Tanto o CD como o DVD alcançaram vendas que lhe conferiram disco de ouro. Contam estes com as mesmas participações do Áudio-retrato, além de Herbert Vianna reinterpretando sua primeira parceria com Leoni, Por que não eu?, que foi parar na trilha sonora na novela A Lua me Disse. Ao todo foram mais de 85 mil CD's e 50 mil DVD's vendidos.

Em 2006, Leoni gravou um disco de inéditas chamado "Outro Futuro", com um show de pré-estréia em Juiz de Fora, no Cine Theatro Central e um show de estreia no Rio de Janeiro, no Canecão.. A faixa título, é uma parceria com Daniel Lopes, seu guitarrista e parceiro de outras composições que estão por vir. Após o lançamento seguiu para Paris junto com seis índios Ashaninka (do Acre), para registrar um documentário e um show baseado no seu disco. O DVD "Outro Futuro", foi produzido pela TV Zero de Roberto Berliner, e teve uma boa aceitação entre os fãs.

Em 2007, Leoni resolveu usar a internet para se aproximar dos seus fãs. Sua primeira ferramenta foi uma comunidade no site de relacionamentos Orkut, onde passou a fazer parte e interagir com quem ali estava. Logo após veio a vontade de transportar a sistema usado no Orkut para seu site oficial. Lá, além de divulgar seu trabalho, conseguia ter um contato maior com os fãs.

Na metade de 2008, Leoni resolveu transformar seu site também em sua gravadora e distribuidora, disponibilizando para quem estivesse cadastrado em seu site uma música por mês, gratuitamente. Cada música vem com o áudio (em qualidade normal e superior), letra, cifra e um pequeno histórico de como foi composta e gravada.

Até agosto de 2009 já foram lançadas dez músicas, sendo uma delas composta em parceria com um fã, ganhador de um concurso proposto por Leoni. Aliás, é com concursos e promoções que o cantor movimenta o site, hoje com mais de 30 mil cadastrados. O último concurso aconteceu em parceria com a MPB FM, onde um fã, eleito pelo público, cantou junto com Leoni a canção Um herói que mata, na gravação do programa Palco MPB, exibido no dia 25 de agosto de 2009.

Discografia

Solo: A Noite Perfeita - Ao Vivo - 2010; Outro Futuro - 2006; Leoni ao Vivo - 2005; 2+1 - 2005; Áudio-Retrato - 2003; Você Sabe O Que Eu Quero Dizer - 2002; Tudo Sobre Amor E Perda (single) - 1996; Falando de Amor - 1994; Garotos II (single) 1994; Carro e Grana -1993; Leoni - 1993

Heróis da Resistência: e-collection - raridades - 2001; e-collection - sucessos - 2001; Heróis Três - 1990; Religio - 1988; Heróis da Resistência - 1986.

Kid Abelha: Greatest Hits 80's - 1990; Educação Sentimental - 1985; Seu Espião - 1984

Participação em coletâneas: Anos 80 - Multishow ao Vivo - 2005; Super Fantástico - 2002; Memê e Eles - 1999; Tributo a Cazuza - 1999; Eles Cantam Rita Lee - 1996; Rock Voador - 1982.

Fonte: Wikipedia.

Waldir Machado

Waldir Machado, compositor, cantor, radialista, advogado e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 26/10/1923. Considerado um compositor essencialmente carnavalesco embora tenha transitado pelo chamado repertório romântico.

Em 1943, iniciou a carreira artística cantando em cinemas, igrejas e clubes imitando Orlando Silva. Sua primeira apresentação radiofõnica foi no "Programa Acadêmico", na Rádio Philips do Brasil. Apresentou-se também nas rádios Nacional, Tamoio, Tupi e Transmissora.

Apresentou por 16 anos o "Programa Waldir Machado" na Rádio Mauá. Como compositor, fez principalmente marchas e boleros. Teve composições gravadas entre outros por J. B. de Carvalho, Linda Batista, Bill Farr, Orlando Dias e Osvaldo Borba.

Em 1952 Dircinha Batista gravou na Odeon o samba Fugindo de mim parceria com Arnaldo Passos e Geraldo Pereira. Em 1953, J. B. de Carvalho gravou na Todamérica o ponto de macumba São Benedito, parceria com J. B. de Carvalho e Rossini Pacheco.

Em 1954, Diamantino Gomes gravou na Odeon o samba Não sabe o que diz, parceria com José Gonçalves. No mesmo ano a dupla Zé da Zilda e Zilda do Zé gravou a rancheira São João do Rancho Fundo, parceria com José Gonçalves. No mesmo ano, fez grande sucesso com a marcha Saca rolha, parceria com Zé da Zilda e Zilda do Zé e gravada na Odeon pelo casal Zé e Zilda, que se tornou um clássico do repertório carnavalesco.

Em 1957, Afrânio Rodrigues gravou na Polydor a marcha Sou o maior e Heleninha Costa na Copacabana o samba Revelarei, com Claudionor Santos. No mesmo ano, obteve sucesso com a marcha Dinheiro de borracha, parceria com Djalma Machado e Antônio Nunes.

Em 1958, Diana Montez gravou na Polydor o bolero Espera um pouco mais. No mesmo ano, Bill Farr gravou a marcha Cara bonita, pela Continental. No início dos anos 1960 teve diversas de suas composições gravadas por Orlando Dias na Odeon, a quem dedicou mais de 40 composições.

Em 1960 foram os boleros Quem ama perdoa, Perdoa-me pelo bem que te quero e Que me importa, gravada também no mesmo ano pelas Primas Miranda, Lusinho, Zezinha e Limeira. Em 1961 foram os boleros Eu te quero tanto, O maior amor do mundo e Se tu soubesses, este último em parceria com David Montenegro. Ainda em 1961, teve as músicas Perdoa-me pelo bem que te quero, Espera um pouco mais, Que me importa, Eu te quero tanto, Se eu pudesse e Quem ama perdoa gravadas pela pianista  Carolina Cardoso de Meneses no LP "Caroilina e o sucesso" da Odeon.

Em 1962 o samba-canção Será que tu não entendes os meus olhos e o bolero Se a vida fosse um sonho bom. No mesmo ano gravou pela Philips os boleros Feliz contigo e Em teus braços minha cruz, ambos de sua autoria. Em 1963 o bolero Quisera envolver-me em teus braços foi gravado por Orlando Dias. Seu maior sucesso foi a marcha carnavalesca Saca rolha, parceria com Zé da Zilda e Zilda do Zé.

Em seu programa de rádio foi responsável pelo lançamento do cantor Anísio Silva e da cantora Diana Montez. Teve composições gravadas também por Chitãozinho e Xororó, Elimar Santos e Bruno e Marrone. Em 2003, lançou o CD "Waldir Machado revive seus sucessos através dos tempos", no qual interpretou sucessos como Tenho ciúmes de tudo, Tu hás de pensar em mim e Nunca mais, além da inédita Quem ama não trai

Obras

A chama do amor, Agonia de amor (c/ Adelino Moreira), Anágua (c/ Benê Guimarães), Até eu, Beija-me pela última vez, Canjira (c/ Paulo Rodrigues), Cara linda, Dinheiro de borracha (c/ Djalma Machado e Antônio Nunes), Em teus braços minha cruz, Espera um pouco mais, Eu sempre te amei, Eu sou de mola (c/ Antônio Nunes), Eu te quero tanto, Feliz contigo, Fruta madura (c/ Rubens Machado), Fugindo de mim (c/ Arnaldo Passos e Geraldo Pereira), Lembranças tantas de ti, Não posso conter meu pranto, Não sabe o que diz (c/ José Gonçalves), Nasci para te amar, Nos braços dela (c/ Osvaldo Lira), Nunca mais, O maior amor do mundo, Perdoa-me pelo bem que te quero, Play-boy Valdemar (c/ Rubens Machado), Que me importa, Quem ama não trai, Quem ama perdoa, Quisera envolver-me em teus braços, Revelarei (c/ Claudionor Santos), Saca-rolha (c/ José Gonçalves e Zilda Gonçalves), São Benedito (c/ J. B. de Carvalho e Rossini Pacheco), São João do Rancho fundo (c/ José Gonçalves), Se a vida fosse um sonho bom, Se eu pudesse, Se tu soubesses, Será que tu não entendes os meus olhos, Só eu sei (c/ Rubens Machado), Sou camarada, Sou eu (c/ Rubens Machado), Sou o maior, Tenho ciúmes de tudo, Tu hás de pensar em mim, Vem com titio.

Discografia

(2003) Waldir Machado revive seus sucessos através dos tempos • Independente • CD; (1962) Feliz contigo / Em teus braços minha cruz • Philips • 78.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB