terça-feira, outubro 26, 2010

Nestor Brandão

Nestor Brandão, compositor (circa séc. XIX - anos 1930 ?), marca sua presença na história da Música Popular Brasileira com a composição Braço de cera.

Lançada como marcha em dezembro de 1926, pela Orquestra Pan American do Cassino Copacabana, foi regravada no mesmo período, em forma de samba pelo barítono Frederico Rocha, em disco Odeon, da Casa Edison, número 123.224, tornando-se um grande sucesso no Carnaval do ano seguinte.

Ainda em 1927, Braço de cera foi gravada como samba por Francisco Alves na gravadora Odeonette.

Em 1989, Braço de cera foi relançada pela Collector´s no LP Almirante - Os ídolos do Rádio - Volume XX.

De carreira bastante desconhecida, não se tem notícias de outras composições de sua autoria que tenham sido gravadas.

J. Rui

J. Rui (Jaime Rui Costa Abollo Martinez), compositor, nasceu em 09/07/1909 na cidade do Porto, Portugal. Filho de Manuel Abollo Martinez, espanhol de Santiago de Compostela e Amélia Costa Martinez, portuguesa de Chaves, Trás-os-Montes, chegou ao Brasil com a família em 1913, estabelecendo-se no Rio de Janeiro.

Após terminar o curso secundário, matriculou-se no curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes. Na época, já escrevia poesias. Participou do grupo chamado "Turma da Emba", do qual faziam parte Nássara e Luís Barbosa. Rui tocava reco-reco, chocalho e era o letrista oficial do grupo.

Em 1931, teve seu primeiro samba composto Para o samba entrar no céu, parceria com Nássara gravado por Almirante na Victor. Em 1933, compôs com o mesmo Nássara a célebre marcha Formosa, gravada por Francisco Alves em dupla com Mário Reis na Odeon, constitundo-se um dos grandes sucessos do carnaval daquele ano.

Em 1937, Francisco Alves gravou na Odeon a valsa Porque você voltou, também uma parceria com Nássara. Com fragmentos dessa melodia, Nássara faria mais tarde a marchinha Periquitinho verde, com letra de Sá Róris. Acredita-se que o compositor tenha colaborado em muitas composições conhecidas sem que nelas apareça seu nome. Um, exemplo deste fato, seria a composição A-M-E-I, Amei, gravada por Francisco Alves, onde uma quadra inteira foi por ele composta.

Atuou ainda no cinema, teatro - O v da vitória e rádio, tendo dedicado-se ainda à TV, onde assinou os scripts de vários programas humorísticos. Em 1963, em parceria com João Roberto Kelly, escreveu várias composições para a TV, dentre as quais Samba de branco, Cha-cha-cha de Cabo Frio, entre outras. 

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.