segunda-feira, janeiro 29, 2018

Conversa fiada - Jorge Veiga

Desde que sua canção "Mocinho da Vila" fora ignorada por Noel Rosa, Wilson Batista estava fora de cena. Ainda fiel ao sonho de ser famoso e sabedor de que nenhum compositor popular brasileiro estava tão em evidência quanto Noel, Wilson não perdeu tempo e escreveu "Conversa Fiada".

Noel não podia ignorar a nova canção. O ajustamento de ritmo e a bela melodia já continham elementos que permitiam antever o grande sambista que Wilson Batista seria. A música era indiscutivelmente bem-feita, e o bairro de Vila Isabel tinha sido debochadamente atacado. O contra-ataque tinha que ser definitivo, mortal e em grande estilo. Veio na forma de um samba intitulado "Palpite Infeliz" - um dos mais populares e bem elaborados de toda a obra de Noel (Fonte: Portal Vermelho).

Conversa Fiada (samba, 1934) - Wilson Batista - Intérprete: Jorge Veiga (Noel Rosa x Wilson Batista - Série Temas e Figuras da Música Popular Brasileira - Volume 1 - Roberto Paiva e Jorge Veiga - Studio Hara - 1974)



É conversa fiada
Dizerem que os sambas
Na Vila têm feitiço,
Eu fui ver para crer
E não vi nada disso.

A Vila é tranqüila 
Porém é preciso cuidado:
Antes de irem dormir
Dêem duas voltas no cadeado.

Eu fui lá na Vila ver o arvoredo se mexer
E conhecer o berço dos folgados...
A luz nessa noite demorou tanto,
Me assassinaram uma samba,
Veio daí o meu pranto.

Rapaz folgado - Araci de Almeida

Wilson Batista, um jovem compositor de 20 anos de idade, lançou um samba chamado Lenço no pescoço, gravado por Sílvio Caldas (''Meu chapéu de lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço / Navalha no bolso (...) / Eu tenho orgulho de ser vadio''.

Orestes Barbosa espinafrou o samba em sua coluna no jornal A hora: ''Causou má impressão o novo samba de Sílvio Caldas 'Lenço no pescoço, navalha no bolso'. O malandro, hoje, não usa mais lenço no pescoço, como nos tempos dos Nagoas e Guaximi. Além disso, no momento em que se faz a higiene do samba, a nova produção de Sílvio Caldas, pregando o crime por música, não tem perdão.''

Noel Rosa, provavelmente, influenciado por Orestes Barbosa, compôs Rapaz folgado, como uma resposta a Wilson Batista. Este, por sua vez, replicou e estabeleceu-se a famosa polêmica entre os dois compositores.

Rapaz folgado (samba, 1933) - Noel Rosa - Interpretação: Araci de Almeida

Disco 78 rpm / Título da música: Rapaz folgado / Autoria: Rosa, Noel, 1910-1937 (Compositor) / Araci de Almeida, 1914-1988 (Intérprete) / Conjunto Regional RCA Victor (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1938 / Nº Álbum 34368 / Lado B / Gênero musical: Samba.


Intr.:(F Fm/Ab C/G A7 D7 G7 C C/Bb
F/A Fm/Ab C/G A7 D7 G7 C)
C               D7    G7  C
Deixa de arrastar o teu tamanco
G7           E7
Pois tamanco nunca foi sandália
A7                           Dm
E tira do pescoço o lenço branco
D7
Compra sapato e gravata
G7               Fm6/Ab  G7
Joga fora essa navalha que te atrapa......lha
C                D7   G7    C
Com chapéu do lado deste rata
G7          E7
Da polícia quero que escapes
A7                  Dm         F     F#°    C/G
Fazendo samba-canção, já te dei papel e lápis
A7        D7    G7     C    C/Bb
Arranja um amor e um violão
F/A       Fm/Ab        C/G
Malandro é palavra derrotista
Dm7           G7       Gm6/Bb  A7
Que só serve pra tirar todo o valor do sambis.....ta
Dm/F           D7/F#  C/G
Proponho ao povo civili..zado
A7       D7
Não te chamar de malandro
G7     C
E sim de rapaz folgado


Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Lenço no pescoço - Sílvio Caldas

Wilson Batista
Lenço no Pescoço (samba, 1933) - Wilson Batista - Intérprete: Sílvio Caldas

Disco 78 rpm / Título da música: Lenço no Pescoço / Batista, Wilson, 1913-1968 (Compositor) / Sílvio Caldas (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor, 1933 / Nº Álbum 33712 / Gênero musical: Samba


Tom: D  

A7          D 
Meu chapéu do lado 
A7           D 
tamanco arrastando 
            Gm6 
lenço no pescoço 
                D 
uma navalha no bolso 
            B7                 Em 
eu passo gingando provoco e desafio 
 
     Gm6    D        A7       D 
Eu tenho orgulho em ser tão vadio 
      F#7                           Bm7 
    sei que eles falam deste meu proceder 
                                  F#7         B7 
                eu vejo quem  trabalha andar no "miserê" 
                          Em          F#7      Bm7 
                eu sou vadio porque tive inclinaçao 
                                   C#7      F#7     Bm7 
                no meu tempo de criança tirava samba-cançao 
 
                 A#7   A7   ... 
                        meu chapéu 

A valsa de Maria - Nelson Gonçalves

Nelson Gonçalves
A Valsa de Maria (1943) - Custódio Mesquita e David Nasser - Intérprete: Nelson Gonçalves

Disco 78 rpm / Título: A Valsa de Maria / Autoria: Mesquita, Custódio, 1910-1945 (Compositor) / Nasser, David, 1917-1980 (Compositor) / Nelson Gonçalves, 1919-1998 (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: RCA Victor, 1943 / Nº Álbum 800066 / Lado A / Gênero: Valsa



Eu encontrei,
Em teu olhar Maria,
Tanta ternura,
Que eu nem sabia,
Se falava, se cantava, se sorria,
Ou se no beijo deste olhar.


Eu dava,
A própria luz,
Que a lua derramava,
A própria luz,
Que a lua refletia,
E agora que partiste,
Que estas longe.


Ouço minh'alma dizer: Maria,
Maria, Maria, Maria,
Volte e me traz alegria,
Maria, Maria, Maria,
E o eco ao longe,
Repetia: Maria....

Dick Farney - Principais interpretações

O cantor, pianista e compositor Dick Farney, em foto de 1969.














Herivelto Martins - Letras e cifras






















A Lapa - Francisco Alves

Herivelto Martins
A Lapa (samba, 1949) - Herivelto Martins e Benedito Lacerda - Intérprete: Francisco Alves

Disco 78 rpm / Título: A lapa / Autoria: Lacerda, Benedito, 1903-1958 (Compositor) / Martins, Herivelto (Compositor) / Francisco Alves (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1949 / Nº Álbum 12969 / Gênero: Samba.


A Lapa
Está voltando a ser
A Lapa
A Lapa
Confirmando a tradição
A Lapa
É o ponto maior do mapa
Do Distrito Federal
Salve a Lapa!

O bairro das quatro letras
Até um rei conheceu
Onde tanto malandro viveu
Onde tanto valente morreu

Enquanto a cidade dorme
A Lapa fica acordada
Acalentando quem vive
De madrugada

Uma loura - Dick Farney


Uma Loura (samba-canção 1951) - Hervé Cordovil - Interpretação: Dick Farney

LP Dick Farney Show / Título da música: Uma Loura / Hervé Cordovil (Compositor) / Dick Farney (Intérprete) / Gravadora: RGE / Ano: 1961 / Nº Álbum: XRLP 5101 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba-canção.


Tom: Am7

Intro: A7M D7M Dm Bm5-/7 E7 E7/13  

A7M                     C#m5-/7  F#7  
Todos nós temos na vida  
      F#m7          B7  
Um caso, uma loura  
   Bm7  E7  
Você   
               A   G#m5-/7  C#7  
Você também tem 

       Ebm5-/7     G#7/13-         C#m7  
Uma loura é um frasco de perfume  
         C#m5-/7  F#7 F#7/13-  
Que evapora ...  
           Bm7 Dm                           Bm7  E7  
É o aroma ...               de uma pétala de flor  
    A7M                           Dm7  E7/9  
Espuma fervilhante de champanhe  
           A7M          F#m7          B7/13  
Numa taça muito branca de cristal  
       D7M         Dm   E7/9  
É um sonho, um poema!  

     A7M  G7     F#7  
Você já teve na vida  
     F#m7          B7  
Um, caso, uma loura  
      Bm7  E7  
Pois eu  
                  A  
Pois eu, tive também! .... 

Bigorrilho - Jorge Veiga

Jorge Veiga
O carnaval de 64 foi marcado pelo surpreendente sucesso do samba-coco “Bigorrilho”. Muito mais coco do que samba, a composição é baseada em em tema folclórico, aproveitando também o verso “trepa Antônio, siri tá no pau”, do samba O malhador, de Pixinguinha, Donga e Mauro de Almeida, gravado por Bahiano em 1918.

No antigo samba a expressão “siri tá no pau” era entoada por um corinho, em resposta a cada verso cantado pelo Bahiano. Além do ritmo, que enseja aos dançarinos uma coreografia original, concorreu para a o sucesso de “Bigorrilho” uma boa dose de malícia disfarçada na aparente ingenuidade da letra: “Lá em casa tinha um bigorrilho / bigorrilho fazia mingau / bigorrilho foi quem me ensinou / a tirar o cavaco do pau / trepa Antônio, siri tá no pau...”

O êxito de “Bigorrilho” ultrapassou o período carnavalesco, tornando-se por algum tempo número obrigatório nos shows de seu lançador, Jorge Veiga (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Bigorrilho (samba-coco, 1964) - Sebastião Gomes, Paquito e Romeu Gentil - Intérprete: Jorge Veiga

LP Samba e Ginga / Título da música: Bigorrilho / Paquito (Compositor) / Romeu Gentil (Compositor) / Sebastião Gomes (Compositor) / Jorge Veiga (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1963 / Álbum: BBL 1261 / Gênero musical: Samba-coco.


Lá em casa tinha um bigorrilho
Bigorrilho fazia mingau
Bigorrilho foi quem me ensinou
A tirar o cavaco do pau
Trepa Antônio
O siri tá no pau
Eu também sei tirar
O cavaco do pau

Dona Dadá, Dona Didi
Seu marido entrou aí
Ele tem que sair
Ele tem que sair
Ele tem que sair

Lúcio Alves - Letras e cifras












Luiz Gonzaga - Letras, cifras e músicas




































































Veja também:












Nem se despediu de mim - Luiz Gonzaga


Nem Se Despediu de Mim (1987) - Luiz Gonzaga e João Silva - Intérprete: Luiz Gonzaga

LP Luiz Gonzaga - De Fiá Pavi / Título da música: Nem Se Despediu de Mim / João Silva (Compositor) / Luiz Gonzaga (Compositor) / Luiz Gonzaga (Intérprete) / Gravadora: RCA Vik / Ano: 1987 / Nº Álbum: 109.0159 / Lado A / Faixa 3.


Tom: C  

                    C  F  C
Nem se despediu de mim
                   Em  F
Nem se despediu de mim
                        Em
Já chegou contando as horas
      A7              Dm
Bebeu água e foi-se embora
       G7          Gm  C7
Nem se despediu de mim
F                     Em
Já chegou contando as horas
      A7              Dm
Bebeu água e foi-se embora
       G7           C
Nem se despediu de mim

        Am       Em
Te assossega coração
       F     G   C
Esse amor renascerá
          Bm7(b5) E7   Am    Am/G
Vai-se um dia mais vem outro
   F#m7(5b) B7          Em  C7
Aí então, quando ele voltar
F                     Em
Quebre o pote e a quartinha
      A7         Dm
Bote fogo na camarinha
        G7           Gm C7
Que ele vai se declarar
F                     Em
Quebre o pote e a quartinha
      A7         Dm
Bote fogo na camarinha
        G7           C
Que ele vai se declarar