domingo, maio 23, 2010

Codó

Codó (Clodoaldo Brito), instrumentista e compositor, nasceu em Cairu BA em 18/09/1913, e faleceu em Niterói RJ em 26/11/1984. Pescador quando criança, seu primeiro violão foi construído com tábuas de caixotes, tendo aprendido a tocar pelo método prático de Canhoto.

Em 1930 estreou como compositor com Minha primeira valsa. Trinta e três anos depois, gravou seu primeiro LP, incluindo 12 músicas suas, pela etiqueta Polydor. Lançou outros cinco LPs com solos de violão e canções, algumas vezes acompanhado por conjuntos rítmicos.

O jovem Clodoaldo era pescador, como seu pai, no arraial do Cairu, lugar de nome lindo perto de Salvador: Cairu de salinas das Margaridas.Com tábuas de caixote construiu seu primeiro violão. E conseguiu mais dinheiro tocando para turistas do que manejando redes e remos. Largou o mar, ficou com o violão.

Parece sina: morreu como se tivesse tocando, mas para turistas, gente que ouve, da um dinheiro, esquece e vai embora para sempre. Porque nós, brasileiros, nunca aplaudimos Codó o tanto que ele merecia, com aquele seu jeito diferente e “errado” de mexer nas cordas do violão” (depoimento de Maurício Kubrusly, 1983).

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha; Codó - Clodoaldo Brito.

Walter Alfaiate

Walter Alfaiate (Walter Nunes de Abreu), compositor e cantor, nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 07/06/1930, falecendo na mesma cidade em 27/02/2010. Foi ritmista desde os 14 anos e alfaiate desde os 13, quando passou a trabalhar numa alfaiataria do bairro de Botafogo. Estabeleceu-se como alfaiate há mais de 20 anos na Galeria Ritz, em Copacabana.

Começou a compor aos 14 anos para os blocos de bairro, como o Foliões de Botafogo e o São Clemente, passando a pertencer à linhagem do “samba de Botafogo”, como Mauro Duarte, Micau, Miúdo, Adélcio Carvalho e Vavá.

Nos anos de 1960, participou de rodas de samba no Teatro Opinião, e de vários grupos de samba, com o nome de Walter Nunes — Os Autênticos (1966-1968), Reais do Samba (1968) e Samba Fofo (1971) —, nos quais cantava e tocava tamborim.

Na década de 1970, foi descoberto por Paulinho da Viola, que gravou três músicas suas: Coração oprimido (com Zorba), em 1971, A.M.O.R. amor (com Mauro Duarte), no LP Zumbido, de 1979, e Cuidado, teu orgulho te mata (com Mauro Duarte), em 1981, e com quem dividiu um show no Teatro Clara Nunes, em 1993, sob o título de Paulinho da Viola, Walter Alfaiate e os sambas de Botafogo.

Foi crooner da boate Bolero, na Avenida Atlântica, quando se tornou conhecido como Walter Sacode, porque seu grande êxito como cantor era o samba Sacode Carola (Hélio Nascimento e Alfredo Marques).

Em 1982 foi para o G.R.E.S. da Portela, levado por Mauro Duarte. Em 1994 participou do CD Resgate, de Cristina, e em 1996 dos CDs Flamengo — 100 anos de Estácio e Aldir Blanc —50 anos, este lançado em 1997.

Suas músicas foram gravadas por outros cantores, como João Nogueira e Elza Soares.

Obras

A.M.O.R. amor (c/Mauro Duarte), 1981; Bate-boca (c/Mauro Duarte), s.d.; Coração oprimido (c/Zorba), s.d.; Cuidado, teu orgulho te mata (c/Mauro Duarte), s.d.; Sorri de mim (c/Mauro Duarte), s.d.

CD

Aldir Blanc — 50 anos, 1997, Alma Produções 001.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.