segunda-feira, novembro 08, 2010

Canuto

Canuto (Deocleciano da Silva Paranhos), cantor e instrumentista falecido em 27/11/1932, morou no morro do Salgueiro, Rio de Janeiro, RJ, e foi lutador de boxe. Trabalhou como lustrador de móveis.

Frequentou importantes meios musicais como o Ponto Cém Réis em Vila Isabel onde conviveu com Noel Rosa, Braguinha e outros. Embora de discreta popularidade, atuou ativamente nos anos 1910 e 1920.

Em 1930, seu samba Não quero amor nem carinho foi gravado na Parlophon por João Gabriel de Faria.

Em 1927, teve a canção Canção antiga gravada por Francisco Alves na Odeon. Em 1929, tocou tamborim na gravação do samba Na Pavuna, de Almirante e Homero Dornelas feita por Almirante e o Bando de Tangarás, a primeira em que se utilizou instrumentos de percussão em gravações.

Em 1930, seu samba Não quero amor nem carinho foi gravado na Parlophon por João Gabriel de Faria. Em 1931, os sambas Tu juraste...eu jurei e Vou à Penha rasgado, parcerias com Braguinha foram gravados na Parlophon pelo Bando de Tangarás com vocais de João de Barro. Nesse ano, gravou os sambas Não quero e O amor é um buraco, de sua autoria. No mesmo ano, gravou os sambas Eu agora fiquei mal, de Noel Rosa e Antenor Gargalhada e Esquecer e perdoar, de sua autoria e Noel Rosa.

Teve ainda o samba Já não posso mais, com Almirante, Puruca e Noel Rosa gravado pelo Bando de Tangarás com vocal de Almirante. Em 1932, gravou na Columbia o samba Não julgues que é dor, de sua autoria e Elói do Amparo.

Obra

Esquecer e perdoar (c/ Noel Rosa). Já não posso mais (c/ Almirante, Puruca e Noel Rosa). Não julgues que é dor (c/ Elói do Amparo), Não quero, Não quero amor nem carinho, O amor é um buraco, Tu juraste...eu jurei (c/ Braguinha), Vou à Penha rasgado (c/ Braguinha).

Discografia

(1932) Não julgues que é dor - Columbia - 78; (1931) Não quero / O amor é um buraco - Parlophon - 78; (1931) Eu agora fiquei mal / Esquecer e perdoar - Parlophon - 78

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - In: AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982; MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora / Publifolha, 1999; VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo: Martins, 1965.