sexta-feira, outubro 14, 2011

Ismael Neto

Ismael e seu irmão Severino.
Ismael Neto (Ismael de Araújo Silva Netto), cantor, instrumentista, arranjador e compositor, nasceu em Belém, PA, em 07/12/1925, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 31/01/1956. Era irmão de Severino Filho e Hortênsia Silva.

Foi o criador do conjunto Os Cariocas, grupo vocal de grande popularidade e que teve intensa atuação na época da bossa nova. Seus arranjos vocais, a quatro e cinco vozes, fizeram o diferencial do conjunto em relação a seus antecessores, que cantavam a três vozes.

Segundo Ruy Castro, em seu livro "Chega de Saudade", "a importância de Ismael para a música popular brasileira, como harmonizador, ainda está por ser conhecida, mas, em seu tempo, ele era um prodígio" (p. 91).

Destacou-se como compositor de clássicos do repertório da MPB, como Valsa de uma cidade (com Antônio Maria), de 1954, em homenagem à cidade do Rio de Janeiro, e O último beijo (com Nestor de Holanda).

Faleceu aos 30 anos de idade, em 31 de janeiro de 1956, sendo substituído no grupo Os Cariocas por sua irmã, Hortênsia Silva.

A primeira formação de Os Cariocas, era um quinteto. Contava com Ismael, seu irmão, Severino Filho, Emmanoel Furtado, mais conhecido por Badeco, Waldir Viviani e Jorge Quartarone, mais conhecido por Quartera.

Com o inesperado e precoce desaparecimento de Ismael, tiveram que se reorganizar: Severino Filho, seu irmão, assumiu a condição de arranjador e líder musical, e, aproveitando o fato de que Ismael fazia a primeira voz em falsete, que é a imitação da voz feminina, convocou Hortênsia Silva, irmã de ambos, que também era dotada de grande talento. Mas, Hortênsia resolveu deixar o grupo em fins de 1959.

Obras

Afinal (c/ Luís Bittencourt), Baile na roça, Canção da volta (c/ Antônio Maria), Marca na parede (c/ Mário Facini), O último beijo (c/ Nestor de Holanda), Valsa de uma cidade (c/ Antônio Maria)

Bibliografia Crítica

CASTRO, Ruy. Chega de saudade. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELLO, Zuza. A canção no tempo vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1998.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB; Rádio USP - FM 93,7 - Olhar Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário