sábado, maio 12, 2012

Badeco

Badeco (Emmanoel Barbosa Furtado), instrumentista e cantor, integrava em 1944 o conjunto Os Irapurus. Entusiasta do violão, assistia sempre aos programas em que o famoso compositor e instrumentista Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) participava na Rádio Nacional, surgindo assim uma grande amizade que se consolidou no ano seguinte.

Depois disso, Badeco integrou o conjunto Os Tupiniquins e finalmente participou da primeira formação oficial do conjunto Os Cariocas, no qual atuou como terceira voz e violonista. Com este grupo, gravou diversos discos e participou de inúmeros shows no Brasil e no exterior.

Em 1987, foi o responsável pela volta do conjunto - que teve sua atividade suspensa por 21 anos -, quando levou seus integrantes para ouvir a harmonia criada pelo pianista Alberto Chimeli para a música "Da cor do pecado", de Bororó. O pianista insistiu em ver a harmonia na voz do grupo e, com isso, deu o impulso que faltava para a volta do conjunto.

Um de seus últimos trabalhos com o grupo foi a gravação da faixa Chansong, no CD em homenagem a Tom Jobim, lançado pela Lumiar, da qual participou também no arranjo ao lado de Severino Filho.

Fontes: Sovaco de Cobra; Dicionário Cravo Albin da MPB.