Acácio de Araújo, músico e trombonista, nasceu em Campos, RJ, em 1911. Neto de escravos da região açucareira do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou na lavoura e na indústria açucareira de Campos.
Aos 15 anos já tocava trombone em uma banda de sua cidade natal e, aos 22 anos, em 1933, transferiu-se para a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, onde foi morar na casa de sua irmã e seu cunhado. Por essa época, começou a trabalhar em uma empresa americana de telefonia, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 1957, junto a outras 18 pessoas, a Sociedade Artística e Musical Lira de Outro, na rua Sebastião Oliveira, no centro de Duque de Caxias, da qual foi diretor musical por vários anos.
No ano de 2011, na comemoração de seu centenário, o músico, único fundador ainda vivo da Lira de Ouro, recebeu diversas homenagens no evento que contou com a participação de políticos, produtors culturais, poetas, músicos e atores da cidade.
Em 2012 o músico compareceu à festa do Dia da Baixada, em abril do mesmo ano, na mesma associação, na ocasião regida pelo maestro Vanderley Fernandes.
_______________________________________________________
Fontes: Wikipédia; Dicionário da MPB; www.baixadafacil.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário