sexta-feira, outubro 25, 2013

Torei o pau

Jamelão
O baião "Torei o pau", de Luiz Bandeira, foi gravado na Odeon pelo cantor Jamelão, em 02/04/1951 e lançado em maio seguinte, disco 13125-A, matriz 8930. Foi também gravado por Manezinho Araújo, no selo Nacional, vinculado à rádio carioca de mesmo nome.

Essa melodia tem a sua história, conforme nos informa o Jornal Estado de Goiás: é a confissão de um namorado anapolino, que fugiu com a filha de importante coronel nos idos de 1950.

Quando o sogro “carinhosamente armado” perguntou aonde ele havia escondido a sua filha, acabou confessando: “Torei o Pau, / Eu mesmo fiz a gamela (antiga embarcação pluvial), / eu mesmo roubei a moça, / eu mesmo casei com ela!” (alusão ao sucesso desse baião naquela época).

O "Romeu" quase baleado acabou confessando para o importante sogro, que desatou a rir, concluindo, que o mesmo havia navegado com a sua filha, pelo mais belo rio daquela época, o Rialma, no município de mesmo nome, na BR-153, a Belém-Brasília. (Fontes: Samuel Machado Filho - Youtube; Jornal Estado de Goiás - Observatório).

Torei o pau (baião, 1951) - Luiz Bandeira - Interpretação: Jamelão

Disco 78 rpm / Título da música: Torei o pau / Luiz Bandeira (Compositor) / Jamelão (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: 13125-A / Nº Matriz: 8930 / Data da gravação: 02/04/1951 / Data de lançamento: Maio/1951 / Gênero musical: Baião.



Torei o pau
Eu mesmo fiz a gamela
Eu mesmo roubei a moça
Eu mesmo casei com ela.
(bis)

Pra toda parte aonde eu vou Maria vai
Ela sem eu, ela se veste, mas não sai
Já faz dez ano que nós temo esse xodó
Só podemos viver junto
Que nós dois num corpo só...
(torei o pau)

Torei o pau
Eu mesmo fiz a gamela
Eu mesmo roubei a moça
Eu mesmo casei com ela.
(bis)

Um comentário:

  1. Anônimo18:50

    I Adorei a resposta. Havia anos que me perguntava sobre o sentido do delicioso baião

    ResponderExcluir