sexta-feira, outubro 27, 2006

Mágoas

Paraguassu
"Essa canção, quando gravei, fez um sucesso de arromba, vendeu milhares e milhares de discos. Acontece que o sucesso foi tão grande que até ao suicídio chegou. Ouvindo essa música, suicidaram-se cinco apaixonados. Escrito por jornais e dito por cartas que esses apaixonados tocaram esse disco e depois liquidaram com a vida.

O nome dessa gente eu não sei, não, mas tem um que chama-se Ramiro e a pequena (tratamento dado às mocinhas, na primeira metade do século) chamava-se Lídia, mais ou menos isso, eu não me lembro bem, o nome certo não me lembro. Um foi em Campinas, outro foi em Limeira, outro foi em Curitiba, outro foi em Rio Bonito.

O ano foi de 1929, 1930, os suicídios foram em diversas épocas diferentes de um e de outro. Tanto é que a Carioca (revista que já não existe), do Rio, dá essa nota que está no meu álbum. E de Limeira estão até os dois, tem a fotografia, uma reportagem da Gazeta, os dois mortos na cama, ele com o revólver no peito".

(Paraguassu entrevistado pela TV Cultura, de São Paulo, para o programa MPB Especial, em 1974).

Mágoas (1925) - A. Pontes - Intérprete: Paraguassu

Disco 76 rpm / Título da música: Mágoas / Pontes, A (Compositor) / Paraguassu, 1894-1976 (Intérprete) / Canhoto (Jacomino, Americo), 1889-1928 (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, Dezembro/1925-Julho/1927 / Nº Álbum: 123195 / Gênero musical: Modinha nortista.



...........

Maldita hora
Partirei saudoso
De ti choroso
Ao pensar em ti ...

Maldita hora
Partirei saudoso
De ti choroso
Ao pensar em ti ...

Malditos olhos
Que abraçou meu peito
Maldito afeto
É paixão de amor ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário