segunda-feira, julho 05, 2010

Rossini Pinto

Rossini Pinto, compositor, produtor musical e cantor, nasceu em Ponte do Itabapuana, Espírito Santo, em 24/01/1937, e faleceu no Rio em 25/06/1985. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou, e, em 1955, trabalhou como repórter no Jornal dos Sports e Correio da Manhã.

Introduzido no meio artístico por parente de Jânio Quadros em 1960, musicou Convite de amor, versos do político publicados na Revista Acadêmica, o que provocou impacto na imprensa e convite de várias gravadoras, optando pela Copacabana. No ano seguinte, surgiu como cantor em Vamos brincar de amor (Vadico e Herberto Sales) e Rock presidencial (de sua autoria).

Em 1962 foi para a CBS, na qual lançou Dançando twist, música de Ray Coniff e letra sua, além de Maninha, maninha (Moacir Bastos e Darci Silva). Compôs Malena, interpretada por Roberto Carlos, e Me leva pro céu (com Fernando Costa), gravada por Emilinha Borba.

Um ano depois, ao lado de sua atividade como jornalista de O Jornal, gravou pela CBS o primeiro sucesso, Voa, passarinho e Viu no que deu? (ambos com Fernando Costa), enquanto Roberto Carlos registrava em disco Relembrando Malena. Como cantor, teve sucesso em 1964 com Por causa de você chalalalalu e Amor e desprezo.

Roberto Carlos interpretou muitas de suas canções: Um leão está solto nas ruas, em 1964; Eu te adoro, meu amor, em 1965; e, em 1966, Parei olhei, e Só vou gostar de quem gosta de mim, esta grande êxito com mais de 100 gravações, inclusive no exterior.

No mesmo ano, os Golden Boys lançaram pela Odeon Alguém na multidão, Pensando nela, (A. Xavier e Salomão José, versão de sua autoria); e, em 1970, Fumacê (com Solange Correia), a versão de Michelle e Ontem, versão de Yesterday (ambas de John Lennon e Paul McCartney), esta cantada também por Agostinho dos Santos.

Em 1967 saiu da CBS e foi para a Odeon, gravando, como cantor, Montanha do amor, versão de sua autoria, e trabalhando como produtor de discos até 1970. A partir desse ano, de volta à CBS, atuou como cantor e produtor responsável por Odair José, Luís Carlos Magno, Os Selvagens, Núbia Lafayette e Ari Cordovil.

Em 1973, Núbia Lafayette gravou seu samba Casa e comida, e, no ano seguinte, José Augusto lançou pela Odeon sua composição Na rua em que você morava.

Obras

Alguém na multidão, 1966; Casa e comida, 1973; Fumacê (c/Solange Correia), 1970; Malena, 1962; O leão está solto nas ruas, 1964; Parei, olhei, 1966; Só vou gostar de quem gosta de mim, 1966; Voa, passarinho (c/Fernando Costa), 1963.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário