sábado, abril 15, 2006

Erasmo Carlos



Ao lado do parceiro Roberto Carlos, Erasmo é um dos maiores nomes da Jovem Guarda, responsável pela vertente mais radical e roqueira do movimento que marcou a música brasileira nos anos sessenta.


Erasmo Carlos (Erasmo Esteves) nasceu no dia 05 de junho de 1941 no Rio de Janeiro. Criado no bairro carioca da Tijuca, estudou nos tradicionais colégios Batista e Lafayette. Começou a se interessar por música em 1957, quando o rock começou a penetrar no Brasil. Na Rua do Matoso, conheceu Roberto Carlos, Jorge Ben e Tim Maia, que lhe ensinou os primeiros acordes de violão.

Iniciou sua carreira cantando com o grupo The Snakes, com quem gravou o lp Twist, contendo clássicos do rock and roll americano, e alguns originais como Namorando, de Carlos Imperial.

Em 1962, passou a integrar o grupo Renato e seus Blue Caps, cantando no lp Renato e Seus Blue Caps, que trouxe Lobo Mau, Estrelinha e What'd I Say, em inglês.

Em 1964, abriu o caminho para o sucesso com a gravação de Festa de arromba, composta em parceria com Roberto Carlos.

Junto com Roberto Carlos e a cantora Wanderléa passou a comandar o programa Jovem Guarda, na TV Record, o mais importante programa de auditório dos anos sessenta.

Entre seus maiores sucessos destacam-se ainda Você Me Acende, O Homem da Motocicleta, Minha fama de mau, Vem quente que eu estou fervendo, Terror dos Namorados e Sentado à beira do caminho.

Em meados dos anos setenta, gravou dois excelentes álbuns - Erasmo e Projeto Salva-Terra, acompanhado dos principais músicos da época, como o baixista Liminha, os guitarristas Sérgio Dias (Mutantes) e Gabriel O'Meara (Peso) e o baterista Dinho (também Mutantes).

Com o fim da Jovem Guarda, prosseguiu gravando e incentivando as novas gerações de músicos, com participação em discos e shows, destacando-se os discos Erasmo Convida ..., com Rita Lee e A Cor do Som, entre outros, e Sou uma criança, não entendo nada, com João Penca e Os Miquinhos Amestrados, Paulo Ricardo, Paula Toller e Léo Jaime.

Seus quatro primeiros lp's - A Pescaria, Você Acende, Erasmo Carlos e Os Tremendões e O Tremendão, foram relançados recentemente. No final dos anos oitenta, regravou o hit A Carta em dueto com Renato Russo, cantor e compositor do grupo brasiliense Legião Urbana.

Algumas músicas que compôs ou interpretou:










































































Veja também:




Fontes: Wikipédia; Dicionário Cravo Albin da MPB; EdmilsonMendes.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário