quinta-feira, setembro 14, 2006

Ellen de Lima

Ellen de Lima (Helenice Teresinha de Lima), cantora, nasceu em Salvador/BA em 24/03/1938. Seguiu para o Rio de Janeiro RJ com dois anos de idade. Começou a carreira no programa de César de Alencar, destinado à descoberta de novos cantores, aparecendo ainda no programa Alvorada dos Novos, da Rádio Mayrink Veiga.

Interpretou os sucessos de Ângela Maria no programa Aí Vem o Sucesso, e em 1954 foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga para apresentar-se no Rio de Janeiro e em São Paulo SP, onde residiu por dois anos.

Tornou-se artista da Columbia e lançou ainda em 1954 seu primeiro disco a convite do maestro Renato de Oliveira, com o samba-canção Até você (Armando Nunes) e o slow-fox Melancolia (Allain Romans, versão do Capitão Furtado).

Em 1957 trocou a Mayrink Veiga pela Nacional, do Rio de Janeiro, onde alcançou o auge de sua carreira, fazendo sucesso com o bolero Vício (Fernando César), gravado pela Columbia no seu primeiro LP, Só Ellen, que incluía também o bolero Mente, do mesmo compositor.

Fez várias aparições em programas de televisão, passando depois a atuar quase exclusivamente em boates. Em 1963, gravou o LP Ellen de Lima, selo Chantecler, com Nós (Malgoni e Pallesi, versão de Júlio Nagib) e Leva-me contigo (Dolores Duran).

Três anos depois, pela mesma gravadora, lançou Ellen... canta!, destacando-se Na paz do seu olhar (João Melo) e Você é todo mal que me faz bem (Umberto Silva e Paulo Aguiar). Seu LP Ellen de Lima, lançado pela Odeon em 1969, incluía Cante, cante (Tito Madi) e Somente porque te amo (Leci Brandão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário