quarta-feira, outubro 25, 2006

Neide Fraga

Neide Fraga (Neide Hor-Meyll Fraga), cantora, nasceu no Rio de Janeiro em 17/12/1925 e faleceu na mesma cidade em 14/12/1987. Iniciou carreira em 1942 no programa de calouros "Hora da Peneira", da Rádio Cultura de São Paulo, trabalhando também nos programas matinais da Rádio Cruzeiro do Sul.

Dois anos mais tarde, foi para a Bandeirantes e depois para a Record. Em 1950 gravou seu primeiro disco na etiqueta Elite Especial, a toada Triste adeus (Rômulo Pais) e o baião Eh! Boi!... ( Hervé Cordovil).

Lançou em seguida o samba Meu romance, de Sereno; o samba canção Quando alguém vai embora, de Ciro Monteiro e Dias da Cruz e com o conjunto vocal paulista Demônios da Garoa a marcha Quando chega o Natal, de Sereno. Neste mesmo ano, recebeu o prêmio Roquete Pinto pela primeira vez, repetindo o feito quatro anos depois, logo após uma viagem pela Argentina.

Em 1951 gravou o baião Tá moiado, tá, de Rômulo Paes, Adoniran Barbosa e Delê. No ano seguinte, gravou a toada baião Esta noite serenou, de Hervê Cordovil, o samba Perdão amor e o samba-canção Revelação, os dois, de Ivon Curi.

Lançou grandes sucessos pela gravadora Odeon. Seu primeiro registro nesse selo foi a música Baião de Ana, de R. Vatro e J. C. Rocha, realizado em 1953, incluída no filme italiano do mesmo nome e que obteve repercussão internacional. No mesmo ano, gravou o fox-trot Jambalaya, de Williams, com versão de Edair Badaró.

Até 1958 gravou na Odeon seus maiores sucessos: Quando alguém vai embora (Ciro Monteiro e Dias da Cruz), em 1950, Bangalô de chocolate (Macedo Guedes e Miranda Alves) e Minha infância (Hervé Cordovil e Marisa Pinto Coelho).

Em 1954, voltando de uma excursão à Argentina, foi mais uma vez agraciada com o Prêmio Roquette Pinto. No mesmo ano, gravou o baião Xodó, xodó, de Humberto Teixeira.

Em 1956 gravou o baião Pé de jambo, de Mário Vieira e Luiz Alexandre.

Em 1959, passou a gravar na Continental, onde realizou quatro discos. Sua primeira gravação na nova gravadora incluiu o rock balada Estúpido cupido, de Greenfield e Neil Sedaka, com versão de Fred Jorge e o samba Dorme, neném!, de Sereno.

Em 1960, gravou o samba canção Leva-me contigo, de Dolores Duran.

Em 1963, gravou um disco na Philips, sem maior repercussão. A partir de então, praticamente não aparecia na mídia, apresentando-se esporadicamente, em ocasiões especiais.


Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário