quarta-feira, dezembro 13, 2006

Zé Pretinho

O compositor Zé Pretinho (Manuel do Espírito Santo) nasceu na cidade de Capela, SE, em 15/11/1909. Filho de um lavrador fez os primeiros estudos com professora particular e mais tarde na Escola de Aprendizes Marinheiros.

Aos 16 anos foi para o Rio de Janeiro RJ, ingressou na Marinha e começou a compor, entrando em contato com o meio musical, onde foi auxiliado por Kid Pepe, Noel Rosa e Manuel Ferreira.

Sua primeira composição gravada foi Tenho raiva de quem sabe (com Kid Pepe e Noel Rosa), lançada na voz de Mano Reis, pela Victor, em 1934. Três anos depois compôs para o Carnaval Amar é muito bom (com Manuel Ferreira), gravada por Jaime Vogeler, na Odeon.

Em 1938 fez com Reis Saint-Clair, Uma dor e uma saudade, tida como sua principal música, gravada na Victor por Orlando Silva, em 1939. Um ano depois, Carmen Barbosa gravou pela Odeon, Quem é que não chora.

Dividia suas atividades musicais com o emprego na Marinha, de onde mais tarde deu baixa, passando a trabalhar em casas comerciais

Obras:

Uma dor e uma saudade (c/Reis Saint-Clair), samba 1939; Eu não sou Deus (c/Murilo Caldas), samba, 1941 Tenho raiva de quem sabe (c/Kid Pepe e Noel Rosa,, samba, 1934.


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário