sábado, fevereiro 16, 2008

Bambino

Ernesto Nazareth - 1908

Bambino (tango, 1913) - Ernesto Nazareth

Dedicado ao bom amigo Cezar d’Araújo. Depois de mais de uma década sem ter obras publicadas pela Casa Arthur Napoleão (a última fora a valsa Genial, em 1900), Nazareth teve editado seu vigésimo sexto tango, Bambino, dedicado a um dos então proprietários desse tradicional estabelecimento.

Quanto ao título, trata-se do nome artístico do afamado caricaturista Arthur Lucas, responsável, inclusive, pelo desenho de algumas capas de partituras do compositor.

Disco selo: Columbia Record / Título da música: Bambino / Ernesto Nazareth (Compositor) / Grupo Bahianinho / Bandolim e violão (Acomp.) / Nº do Álbum: B-202 / Nº da matriz: 12095-1-1 / Lançamento: 1912 / Gênero musical: Tango / Coleção de Origem: Nirez, José Ramos Tinhorão



A seguir uma gravação de Bambino por Custódio Mesquita e orquestra em 1943:

Disco 78 rpm / Título da música: Bambino / Ernesto Nazareth, 1863-1934 (Compositor) / Custódio Mesquita e Sua Orquestra (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Victor / Nº Álbum: 80-0097-b / Nº da matriz: 052767-1 / Gravação: 6/Maio/1943 / Lançamento: Julho/1943 / Gênero musical: Choro



Entusiasmado com o grande êxito alcançado por Bambino, Catulo da Paixão Cearense, assim como fizera com Nenê, Bicyclette-club e Brejeiro, também resolveu dedicar-lhe versos e um novo título, Você não me dá!...:

Como tão linda está / Como tão linda está / Mas se um beijo eu pedir / Você não me dá / Você não me dá

Quem lhe implora é o amor / A inocência, o candor / Mas você é tão má / Que eu sei que você / não dá, não dá

Não tem pena de ver / Um poeta sofrer / Quem lhe implora é o amor / É a doida aflição
do meu coração

Se me promete dar / Eis-me aqui,a chorar / Mas você é tão má / Que eu sei que você / não dá, não dá

Sua boca é um primor / Uma abelha do amor / Sou capaz de jurar / Que o seu beijo / Há de Ter o sabor do luar

Sua boca é um altar / Onde eu quero rezar / E após confissão / Nos seus lábios rismar / Os meus lábios então

Sua boca cheirosa / é a essência da rosa / Mais bela e mais langue / É uma estrela , uma estrela de sangue / Um luar de sangrento rubor

Quem me dera um carinho / Deixar oscilando num terno cantinho / Desse mau pedacinho do inferno, do averno / Do céu mais azul

A minha alma voando do palmo da terra / Tão cheia de horrores / Nesse berço feliz dos amores / As minhas glórias pudera cantar

E se acaso duvida do que hora lhe diga / Venha, experimente / Que minh'alma ardente / Na sua boquinha deseja sonhar

Como tão linda está / Ai meu Deus, como está / Pra uma santa ficar / Devia um beijinho agora me dar

O seu beijo é o licor / Dos travores da dor / Há de ter o sabor da antera da flor / Do seu amor



Fontes: Choromusic; Agenda do Samba & Choro; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário