sexta-feira, janeiro 28, 2011

José Randolpho Lorena

José Randolpho Lorena
José Randolpho Lorena, compositor e regente, nasceu em Lorena, SP, em 4/2/1876, e falceu na cidade de Cachoeira Paulista, SP, em 8/8/1961. Desde os seis anos de idade tocava toadas nas flautinhas de bambu que ele próprio construía, e aos sete teve primeiras aulas de música com o pai, o maestro Randolfo José de Lorena, aprendendo solfejo e piano.

No ano seguinte passou a tocar sax na banda do pai, e mais tarde cantava nas festas sacras, inicialmente como soprano e depois como contralto e tenor. Aos dez anos entrou para o Conservatório de Música, do Rio de Janeiro RJ, mas logo foi obrigado a abandonar os estudos, por dificuldades financeiras.

Como músico do interior, atividade pouco lucrativa, teve que arranjar um emprego de telegrafista para sustentar a família.

Nunca registrou suas composições, que chegam a mais de 60 e incluem dobrados e a música ligeira que tocava em sua banda, além de peças inéditas. 

Obra

Música orquestral: Avançada de Joffre, s.d.; Carmen, s.d.; As duas santas, só.; Elza, s.d.; Os exilados, s.d.; Geni, s.d.; lnaiá, s.d.; Prece da meia-noite, s.d. 

Música sacra: Missa meditação, s.d.; Missa primeira, só. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - São Paulo - 2a. Edição - 1998.