Gabriel Migliori, regente, arranjador, instrumentista e compositor, nasceu em São Paulo, SP, em 9/11/1909, e faleceu na mesma cidade, em 2/1/1975. Estudou música com Savino de Benedictis, Armando Pugliesi e Agostino Cantú.
Iniciou a carreira profissional tocando piano na Rádio Record, de São Paulo, instrumento que abandonou para dedicar-se ao arranjo, regência e composição de música erudita e popular, adotando inicialmente, para esta, o pseudônimo de Guito Itiperê.
Compôs várias peças eruditas, como Variações sinfônicas sobre um tema popular, Concerto para violino, Impressões brasileiras, Pirapora e Berceuse, obras em sua maioria premiadas pelo Departamento de Cultura da prefeitura de São Paulo.
Escreveu ainda as trilhas sonoras para os filmes O cangaceiro (Lima Barreto, 1953), Cidade ameaçada (Roberto Farias, 1960), O pagador de promessas (Anselmo Duarte, 1962), entre outros.
Em sua carreira obteve vários prêmios Roquete Pinto, quatro Saci, dois Governador do Estado e dois Cidade de São Paulo por suas composições para cinema, no que se tornou muito conhecido.
Foi o principal maestro e arranjador da Rádio e TV Record, acompanhando os maiores cantores brasileiros, por mais de 30 anos.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário