quinta-feira, maio 30, 2013

Ismênia dos Santos


Ismênia dos Santos, cantora e radioatriz, nasceu na cidade de Campos, RJ, em 19/03/1910, onde seus pais, os artistas Armando Duval, filho da velha Ismênia, e sua esposa, Julia Santos, excursionavam com uma companhia dramática. Com quinze anos de idade se apresentou em público, pela primeira vez, no Teatro Municipal, numa festa em homenagem a Apolonia Pinto.

Mais tarde, tomou parte numa récita no Teatro Municipal de Niterói, na peça de Quaresma Júnior, Raio de sol, representando depois, seguidamente, no Núcleo Dramático Ismênia dos Santos, homenagem de Armando Duval à memoria de sua mãe.

Considerada uma das mais belas vozes do radioteatro do Brasil, fez história na radiofonia (Rádio Nacional) interpretando algumas das novelas mais famosas já irradiadas no país. Sua participação na MPB contudo é restrita e limitada ao empréstimo da voz como radioatriz.

Ismênia dos Santos
Em 1931 gravou com Olga Louro os cômicos Meu amor brigou comigo, de Freire Júnior. Em 1935, gravou com Barbosa Júnior os humorismos Da discussão nasce a luz, de Barbosa Jr. e Maria Célia, e Uma bebedeira, de Barbosa Jr.

Em 1936, gravou novamente com Barbosa Júnior os humorismos Professora na roça, com arranjo de Barbosa Júnior, e Festa de São João, de Maria Célia. Em 1940, gravou com Orlando Silva a valsa Voz do dever, de Benedito Lacerda e Aldo Cabral.

Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28/08/1963.

Discografia

(1931) Meu amor brigou comigo I/Meu amor brigou comigo II • Odeon • 78
(1935) Da discussão nasce a luz/Uma bebedeira • Odeon • 78
(1936) Professora na roça/Festa de São João • Odeon • 78
(1940) Voz do dever • Victor • 78

______________________________________________________ 
Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB; A Noite Illustrada.

3 comentários:

  1. A mãe de Armando Duval chamava-se Severianna. A velha Ismênia era tia de Armando e mãe de Murilo que casou-se com Conchita de Moraes, irmão de Júlia Moran, sua esposa. Mrilo e Conchita são pais da famosa Dulcina de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Favor ignorar o post anterior a partir da menção a Murilo.
    Ainda estou montando a árvore da família e cometi um erro.
    Sou bisneto de Armando e Julia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:54

    Sempre valorizo as pessoas que vem a público acrescentar ou esclarecer fatos já ocorridos. Parabenizando-o,prezado Victor Bandeira.

    ResponderExcluir