sábado, março 10, 2018

Começar de novo - Simone

Cantora Simone
Convidados a criar um tema musical para a série “Malu Mulher”, estrelada por Regina Duarte, na TV Globo, Ivan Lins e Vítor Martins compuseram “Começar de Novo”, uma grande canção. O assunto liberação, vida nova de uma mulher recém-separada que tenta sair de uma condição de dependência, foi habilmente desenvolvido por Vitor, podendo ser aplicado a qualquer pessoa, independendo de sexo: “Começar de novo e contar comigo / vai valer a pena ter amanhecido / ter me rebelado, ter me debatido / ter me machucado, ter sobrevivido / ter virado o barco, ter me conhecido...”

Ivan completou a música em menos de duas horas, sobre uma letra que o parceiro ainda pretendia alongar, mas teve que deixar como estava, em virtude da data de estréia da série. Faltava então escolher a cantora: Nana Caymmi acabara de gravar “Velas Içadas”, Elis pretendia gravar “Moças” (o que acabou não acontecendo) e Simone gravara “Saindo de Mim”, num disco praticamente concluído, sendo todas essas músicas de Ivan e Vitor.

Ao ser procurada, Maria Bethânia não quis nem ouvir “Começar de Novo”, pois, estando com o repertório de seu novo disco definido, “não podia se arriscar à tentação de ter que mudá-lo”. O jeito foi retornar a Simone e convencê-la a gravar às vésperas da estréia de “Malu Mulher”. Graças à mencionada sutileza do tratamento dado por Vitor Martins, a canção teve êxito tanto na interpretação de Simone (disco Pedaços), como na do próprio Ivan Lins, gravadas quase que simultaneamente, com arranjos diferentes de um mesmo músico, o tecladista Gilson Peranzzetta.

Foi também gravada no exterior por Patti Austin e Sarah Vaughan, com o título de “Island”. Ao ouvir “Começar de Novo” na voz de Simone, Maria Bethânia confessou aos autores que, a partir de então, “jurava jamais considerar fechado o repertório de um disco seu” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Começar de novo (1979) - Ivan Lins e Vítor Martins - Interpretação: Simone

LP Pedaços / Título da música: Começar De Novo / Ivan Lins (Compositor) / Vítor Martins (Compositor) / Simone (Intérprete) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1979 / Nº Álbum: 064 422848 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção.


   Em7/9
Começar de novo
 G/A        A7/13
E contar comigo
C/D           Cm/D
Vai valer a pena
G7+/9      C7+/9 
Ter amanhecido
F#7/9/11+     Bb7/9/11+ 
 Ter me rebelado
Fm7/9        Bb7/9/11+
Ter me debatido
Eb7+        Dm7/9 G5+/7
Ter me machucado
Cm7+/9 Cm7/9 Eb/F F7/9
 Ter sobrevivido
G#/Bb         C#/Eb   Eb7/9-
Ter virado a mesa
G#7+/9 C7/9+ Fm7/9 C#m7/9
Ter me conhecido
Dm7/9        G5+/7
 Ter virado o barco
C7+/9          E/F# B7/9-
 Ter me socorrido
Em7/9
Começar de novo
 G/A        A7/13
E contar comigo
C/D           Cm/D
Vai valer a pena
G7+/9      C7+/9
Ter amanhecido
F#7/9/11+     B6/9-
 Sem as tuas garras
Fm7/9        Bb7/9/11+
Sempre tão seguras
 Eb7+      Dm7/9 G5+/7
Sem o teu fantasma
Cm7+/9 Cm7/9 Eb/F F7/9
Sem tua moldura
 G#/Bb      C#/Eb Eb7/9-
Sem tuas escoras
 G#7+/9 C7/9+ Fm7/9 C#m7/9
Sem o teu domínio
Dm7/9      G5+/7
Sem tuas esporas
C#7+/9        F/G C7/9-
Sem o teu fascínio
 Fm7/9
Começar de novo
 G#/Bb        Bb7/13
E contar comigo
 C#/Eb         C#m/Eb
Vai valer a pena
G#7+/9       C#7+/9
Ter amanhecido
 G7/9/11+     C6/9-
Sem as tuas garras
F#m7/9        B7/9/11+
Sempre tão seguras
E7+        Ebm7/9 G#5+/7
Sem o teu fantasma
C#m7+/9 C#m7/9 E/F# F#7/9
Sem tua moldura
A/B    D/E E7/9-
Sem tuas escoras
A7+/9 C#7/9+ F#m7/9 Dm7/9
Sem o teu domínio
Ebm7/9       G#5+/7
Sem tuas esporas
D7+/9        F#/G# C#7/9-
Sem o teu fascínio
 F#m7/9
Começar de novo
 A/B     B7/13
E contar comigo
 D/E      Dm/E
Vai valer a pena
A7+/9          D6/9 Dm6/9
Já ter te esquecido
A/E C#/F   F#m7/9
Começar de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário