sexta-feira, março 23, 2018

Quantas lágrimas - Cristina Buarque

Em setembro de 1970, a RGE lançou o antológico elepê Portela, passado de glória, produzido por Paulinho da Viola, no qual a Velha Guarda de Portela registrou uma seleção de composições de seus mais ilustres integrantes. Uma das faixas do disco era o samba “Quantas Lágrimas”, de Manacéia (Manacéia José de Andrade), que com os irmãos Aniceto e Mijinha, também sambistas históricos, pertenceu ao núcleo que fundou o Grêmio Recreativo Escola de Samba da Portela.

Quatro anos depois, incluído pela cantora Cristina, irmã de Chico Buarque, em seu elepê de estréia, “Quantas Lágrimas” tornou-se o grande sucesso do disco. Com sua letra romântico-ingênua (“Ai, quantas lágrimas eu tenho derramado / só em saber que não posso mais / reviver o meu passado...”) e uma melodia bem ao estilo da dupla Alcebíades Barcelos-Armando Marçal, que representa o que de melhor se fez em matéria de samba na década de trinta, a composição ficou conhecida do público “uns vinte anos depois de pronta”, segundo o autor.

A boa gravação de Cristina tem no acompanhamento músicos como César Faria e trio de percussionistas Elizeu, Luna e Marçal. Manacéia morreu em 10 de novembro de 1995 (A Canção no Tempo – Vol .2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Quantas lágrimas (samba, 1974) - Manacéia - Intérprete: Cristina Buarque

LP Cristina / Título da música: Quantas Lágrimas / Manacéa (ou Manacéia) (Compositor) / Cristina Buarque (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1974 / Nº Álbum: 103.0088 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / MPB.


G                                 E7 
Ah!...Quantas lágrimas eu tenho derramado 
        Am                    D7 
Só em saber, que eu não posso mais 
                   G 
Reviver...o meu passado 
E7                   Am 
Eu vivi cheio de esperança 
        G             Am7          G 
E de alegria....eu cantava...eu sorria ** 
            G7               C 
Mas hoje em dia eu não tenho mais 
Am        D7            G 
A alegria....de tempos atrás 
       Am7      D7               G 
A melancolia...que os meus olhos trazem 
               Am       C7         B7 
Ai!...quantas saudades, a lembrança tras 
     E7                   Am 
Se houvesse retrocesso na idade 
                A7                 D7 
Eu não teria saudade...da minha mocidade 
REPETE ATÉ ** E SEGUE 
            G7               C 
Mas hoje em dia eu não tenho mais 
Am        D7             G 
A alegria....dos tempos atrás 
            G7               C 
Mas hoje em dia eu não tenho mais 
Am        D7            C 
A alegria....dos tempos atrás 
            G7               C 
Mas hoje em dia eu não tenho mais 
Am        D7             C 
A alegria....dos tempos atrás... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário