domingo, dezembro 19, 2010

Pereira da Costa

Pereira da Costa
Pereira da Costa (Francisco Augusto Pereira da Costa), folclorista, nasceu em Recife, PE, em 16/12/1851, e faleceu na mesma cidade, em 21/11/1923.

Como funcionário público, chegou a diretor da secretaria da câmara dos deputados do seu Estado. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.

Grande pesquisador da história de Pernambuco, reuniu numerosa documentação folclórica, pesquisando nos arquivos, jornais antigos e da época.

Sobre folclore publicou Mosaico pernambucano (coleção de excertos históricos, poesias populares, anedotas, curiosidades, lendas, antigualhas, usanças, ditos célebres, inéditos etc., tudo relativo à Província de Pernambuco), Recife, 1884; Pernambuco ao Ceará, Recife, 1884; Folclore pernambucano, separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo LXX, parte 2, Rio de Janeiro, 1907; Vocabulário pernambucano, separata da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, vol. 34, Recife, 1937.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998.