quarta-feira, dezembro 29, 2010

Arlindo Ferreira

Arlindo Ferreira - Circa 1970
Arlindo Ferreira, instrumentista, nasceu em Sete Lagoas, MG, em 22/1/1916. Desde menino tocava violão, iniciando a carreira profissional em Belo Horizonte MG, na década de 1930, quando se apresentou na inauguração da Rádio Guarani.

Em 1938 foi para o Rio de Janeiro RJ, atuando na Rádio Transmissora (depois Globo) como integrante do regional de Claudionor Cruz, no qual permaneceu por dez anos. Por idêntico período de tempo, atuou com Rogério Guimarães na Rádio Tupi, transferindo-se depois para a Nacional.

Acompanhou vários cantores brasileiros da época, como Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Moreira da Silva, Ademilde Fonseca, tendo também sido acompanhante de Emilinha Borba por 15 anos, além de Gilberto Alves. Atuou no Cassino da Urca (Rio de Janeiro), no Quitandinha (Petrópolis RJ) e no Icaraí (Niterói RJ).

Sempre tocando violão, só gravou uma vez como solista, com Bola Sete, na música Bola Sete no choro, pela etiqueta Star (atual Copacabana). Como acompanhante, participou de diversas gravações. Aposentou-se em 1974.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira – Art Editora e PubliFolha – 2ª. Edição – 1998; Foto: samba & choro (www.samba-choro.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário